Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de julho de 2015

TEMOS UM PROJETO DE VIDA - 2ª leitura e Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
2ª Leitura – Ef 1,3-14
Evangelho: Mc 6,7-13
15 DTC – Ano B – 12.7.15
TEMOS UM PROJETO DE VIDA
Queridos amigos e irmãos em Cristo Jesus.
São Paulo nos faz ver que temos um projeto de vida, pois não foi em vão que nascemos neste mundo. Naturalmente na visão divina.
Não somos frutos do acaso, embora possamos ter sido gerados por acaso.
A saudação Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” é complementada com a segurança de que fomos abençoados em virtude de Cristo no Céu.
Ensina Paulo que fomos escolhidos antes da criação do mundo “para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o olhar, no amor”.
Logo, antes de todos os tempos, Deus tinha um propósito com relação a nós, suas criaturas. Desde todo o tempo fomos predestinados a sermos filhos adotivos de Deus por Jesus Cristo.

Portanto, nossa afinidade com Deus Pai resulta do amor de Cristo e é pelo seu sangue que fomos libertados pela remissão dos pecados.
Esse projeto de vida exige dos crentes uma posição de atitude cristã. Somos criaturas e filhos de Deus. Somos predestinados à santidade. Para isso ganhamos de presente uma vida aqui na terra. Logo, Deus espera de cada um uma resposta. Essa resposta deve ser um SIM para uma conduta que nos identifique como cristãos verdadeiros.
A convivência com Jesus não pode ser relativizada a comportamentos descomprometidos, sem oração, sem religiosidade, sem compromisso com a Igreja, pois que, na verdade, nada sobrevive sem o magistério da Igreja, nem a Bíblia que surgiu depois. Dizer que “rezo em casa”, “acompanho Missa na televisão”, “não mato nem roubo”, são muito pouco para quem reconhece que pertence a Deus e a Ele deve sua vida.
Vejam irmãos, segundo Marcos, o esforço de Deus e seus apóstolos que em numero de doze, dois a dois foram enviados para a evangelização.
E Jesus recomendou que levassem o necessário: um cajado, sandálias, e uma túnica. Entenda-se a época!
E parece severo demais, mas Jesus não quer que percamos tempo. Falamos dias atrás nos “cabeças duras”, aquelas pessoas difíceis de dialogar. A sugestão de Jesus é que todos sejam procurados e que os missionários permaneçam com os visitados o tempo necessário para os ensinamentos. Aqui faço uma critica aos irmãos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística que ao visitarem doentes para dar-lhes a comunhão não se preocupam com a televisão ligada, nem com a indiferença dos familiares, e na maioria não sabem transmitir o Evangelho.
Diz Jesus que se “ao entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”.
No caso, Jesus observa que existem pessoas que rejeitam a Boa Nova do Evangelho. Lembro-me, por oportuno, de quando tentei conversar com irmãos que deixaram a Igreja Católica para aderirem ao protestantismo, e recusaram o dialogo. É o típico pecado contra o Espírito Santo, que não será perdoado pela rejeição.
Isto irmãos, não significa desistir, mas não perder tempo porque a messe é grande. O julgamento desses fica como em tudo, a critério de Deus.
Outra coisa, dois em dois. Jesus ensina como é importante que nas missões sempre os mensageiros estejam em grupos. É muito mais confortante e proveitoso que nas visitas estejam acompanhados. A evangelização solitária as vezes é necessária, mas a formação de grupos evangelizadores demonstra muito mais a força e a união e apesar da salvação depender da aceitação de cada um, todos estão engajados e a todos a redenção de Jesus é oferecida.
Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois nossa Redenção; sois toda a nossa ventura, nosso amparo e nossa consolação.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário