Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de julho de 2015

SER PROFETA -1ª leitura

REFLEXÃO DOMINICAL
1ª Leitura - Am 7,12-15
15 DTC – Ano B – 12.7.15
SER PROFETA
Amigos e irmãos em Jesus Cristo
O que significa ser profeta nos dias de hoje?

Segundo o dicionário bíblico Ave Maria, Profeta É alguém que fala aos outros em nome de Deus (Dt 18,18). É um porta-voz escolhido, enviado e inspirado por Deus para fazer em seu nome pronunciamentos (Jr 7,25; 25,4; 2Rs 17,13), chamados oráculos, e para fazer ver a vontade divina (Am 3,7). Por causa do conhecimento dos segredos divinos é chamado também "visionário” ou "vidente" (1Sm 9,11; Am 7,12; Is 30,10). Mas o essencial de um profeta é falar em nome de Deus e não prever o futuro ou estar sujeito a transes proféticos (cf. Nm 11,25s e nota).”.
Hoje, em muitas igrejas protestantes, e alguns movimentos católicos também, a palavra “profeta” está sendo um tanto banalizada. Portanto, existe diferença entre ser profeta e profetizar.
Antigamente o profeta era chamado de “vidente” porque dele se esperava avisos e previsões para o futuro.
Porém, vemos que ser profeta é falar em nome de Deus, alguém que Deus chama para fazer ver a sua vontade.
Profetizar não significa advertir sobre fatos que se evidenciam pelas circunstâncias como se vai ou não chover, doenças, fenômenos naturais, etc. assim como não é ser profeta nem profecia o que certos pastores pregam prometendo riquezas, empregos, sucessos a quem oferece boa contribuição financeira.
Ser profeta, irmãos, é ser como Amós que tinha por missão proclamar ao povo o pensamento e vontade de Deus no sentido de fazê-lo conhecido e principalmente anunciar a paz que Deus nos deseja.
Para ser profeta é preciso coragem e descomprometimento com poderosos e lideranças que procuram defender seus próprios interesses monopolizando até sua paróquia ou templos.
Amasias era um sacerdote de Betel, submisso ao rei e sua corte e de quem recebia as compensações materiais e privilégios como se fosse um funcionário e por isso não permitia que profetas realmente porta vozes de Deus agissem em seu reduto a base do “aqui quem manda sou eu”. Foi por isso que sugeriu a Amós procurar outro lugar como Judá para exercer seu trabalho e profetizar.
Entretanto, Amós resiste e responde que sua missão é profetizar em nome do Senhor aonde quer que seja.
Hoje vejo como está em Nm 11,25s e nota citado no dicionário: “o essencial de um profeta é falar em nome de Deus e não prever o futuro ou estar sujeito a transes proféticos”.
Deixemos por conta de Deus a escolha e a determinação da missão que somente será descoberta pelo crente que ora e sabe discernir, pois que nada do que se anuncie poderá conflitar com as Sagradas Escrituras nem com o magistério da Igreja.
O profeta precisa ser corajoso para enfrentar as barreiras que muitas vezes encontra na sua própria paróquia assim como os crentes de um modo geral devem tomar cuidado para não seguirem às cegas os falsos profetas que “profetizam” mais em prol das suas ganâncias mercenárias segurando a bíblia, mas pregando-a segundo sua livre vontade.
De certa forma somos chamados a ser profeta, mas no sentido de levar a todos os santos ensinamentos de Jesus e sua Igreja sempre com o reforço da oração e do Espírito Santo.
Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de divino amor!

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário