Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de fevereiro de 2015

ONTEM, "IMPURO! IMPURO!", HOJE, "PECADOR!" PECADOR!"

REFLEXÃO DOMINICAL

6º DTC – ANO B – 15.02.2015
1ª Leitura - Lv 13,1-2.44-46
2ª Leitura - 1Cor 10,31-11,1
Evangelho - Mc 1,40-45

ONTEM, “IMPURO! IMPURO”, 
HOJE, “PECADOR!  PECADOR”
Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
A Liturgia da Palavra deste domingo destaca a doença gravíssima da época – lepra -,  o pavor da doença,  e a cura milagrosa por Jesus.
Causa-nos espanto como que os leprosos eram tratados, verdadeiros seres repugnantes!   O levítico trata do assunto assim como o Evangelho e podemos considerar nos textos de hoje, verdadeiras normas de conduta para a defesa da saúde pública, compreensível considerando o óbvio da precariedade médica e cientifica que pudesse dar tratamento a tal enfermidade então incurável e contagiosa.
Daí o conselho registrado no livro para que as pessoas, quando deparassem com alguém com “inflamação na pele, mancha branca, aparência da lepra” deviam leva-los ao sacerdote e então declarados impuros. E os infelizes enfermos deviam usar “vestes rasgadas, cabelos em desordem, barba coberta” e humilhantemente gritarem em sinal de advertência: “Impuro! Impuro!”, e ainda viverem isolados, fora da comunidade. Era a maneira de isolamento hospitalar da época.  Assim era no Antigo Testamento.
Já no tempo de Jesus a lepra continuava como doença perversa, sem recursos medicinais, e como o momento era de presença de Jesus que jamais abandonou ou repudiou os sofredores, e já despontando como o Messias, usava da sua divindade e compaixão para a cura por milagre.
Narra o Evangelho que um dos leprosos, vendo Jesus, e com toda a fé toca Nele e pede a cura não como exigência, mas com piedade antes condicionando: Se quiser, podes me curar! E Jesus responde “Quero”, toca no leproso e ele é curado. Jesus pede para ele ficar calado, mas não resiste e conta para todos sobre como ficou curado. Isso atraiu enorme numero daqueles que precisavam curar suas enfermidades.
Hoje a lepra é plenamente curável e os portadores são carinhosamente aceitos.  A passagem bíblica pode muito bem ser aproveitada para que consideremos outro tipo de enfermidade muito maior do que todas as doenças físicas do passado ou do presente: A DOENÇA DO PECADO que é contagiante e mata para sempre se não for extirpada.
Em que pese muitas condutas pecaminosas acontecerem no anonimato, salta aos olhos pecados públicos manifestados pelas condutas desonrosas praticadas ao vivo nas ruas, nas televisões, cinemas, revistas, nos setores políticos e administrativos, pela pratica do sexo promiscuo, corrupção, vícios,  e tantos outros,  a tal ponto estampados nas pessoas que nem precisam das “vestes rasgadas, cabelos em desordem, barba coberta”, nem precisam gritar “pecador! pecador!”.
Assim como naquele tempo fugiam dos leprosos, hoje as pessoas justas também querem fugir das pessoas maldosas sem que isso represente ódio aos pecadores, mas ao pecado, e o propósito cristão é de que todos esses se convertam e curem-se das tentações demoníacas.
Essa cura da alma Jesus ofereceu na cruz e para que sua presença salvífica perpetuasse na humanidade, instituiu a Eucaristia que se revela na Santa Missa e também nas orações e devoções religiosas como dom gratuito do Pai pelas mãos dos seus escolhidos bispos, padres e diáconos sob o báculo episcopal do Papa simbolizando o bom pastor conduzindo suas ovelhas, e colaboração do fiel povo de Deus que se congrega em verdadeira comum união em nome do Senhor Jesus.
Aliás, Paulo fala justamente sobre nossas ações, sejam elas quais forem, que se faça em nome de Jesus de quem devemos ser imitadores.
São Paulo afirma: SEDE MEUS IMITADORES, COMO TRAMBÉM EU O SOU DE CRISTO.
 Está aí, irmãos, o remédio de cura das almas. O desejo de se livrar do mal do pecado, a vontade de perseverar integro para Deus e levar uma vida sincera religiosamente falando dentro dos princípios cristãos católicos segundo o desejo de Jesus, entregando-se inteiramente nas mãos de Deus, e você terá a recompensa já e uma vida toda de paz e esperança sem precisar esconder-se por culpa dos erros passados.
Que Jesus seja a sua força.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário