Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O REINO DOS CÉUS É OFERECIDO A TODOS.- 2ª leitura e Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
1º Domingo da Quaresma
2ª leitura: 1Pd 3,18-22
Evangelho: Mc 1,12-15
O REINO DOS CÉUS É OFERECIDO A TODOS

Amados irmãos em Jesus Cristo.
            Se Deus fez nova aliança com seu povo conforme a primeira leitura, e somos chamados a colaborar com o Plano de Deus, precisamos compreender os motivos da morte de Cristo. O cristão está repleto de conhecimento de que Jesus morreu para remir os pecados do mundo. Pela sua morte física podemos alcançar a salvação eterna.
A carta de Pedro traz uma das partes mais difíceis da bíblia que é entender o significado do texto que diz ter Jesus, nos seus três dias morto fisicamente, em espírito pregado aos espíritos na prisão. Prefiro, assim, aceitar o magistério da Igreja Católica pela sua incontestável filiação direta a Jesus Cristo, de que Jesus trouxe a salvação não apenas aos que morreram depois Dele, mas também aos que morreram antes.
Diz São Paulo e também o Credo Apostólico e o Catecismo da Igreja Católica (§§ 624-634) que existe a “mansão dos mortos” (Xeol hebraico, o Hades grego, os Infernos em latim). Estar no Céu ou no Inferno é um estado de alma, não necessariamente um lugar territorial, um espaço físico.
Portanto, a lição da carta de Pedro interpretada pela Igreja, é que Jesus quer a salvação de todos os que O aceitam, e considerando que os que morreram antes não O conheceram e nem poderiam estar selecionados, digamos assim, para o Céu, aguardavam no Xeol, Hades ou Inferno (estado de alma) até que Jesus, antes da ressurreição, pregou a eles, e os que se arrependeram foram acolhidos no Céu.
            Se é importante conhecer a Historia Sagrada e as narrativas do AT, na Carta de Pedro a principal mensagem é tranquilizar os crentes cristãos de que Jesus se esforça ao máximo para que Deus Pai acolha a todos no reino dos Céus, porém, sob a condição da conversão, pois para aqueles que não anseiam o Céu, nem desejam qualquer oportunidade de salvação, a eles nada restara a não ser permanecer eternamente no inferno.

            Mas nos encontramos sob a égide do Novo Testamento. Jesus já veio. Já deixou sua mensagem, foi tentado no deserto segundo o Evangelho de hoje e depois continuou pregando e disse: “convertei-vos e crede no Evangelho”; morreu na Cruz por nós e ressuscitou, escolheu seus Apóstolos e dentre eles um chefe, criou uma Igreja sob a direção dos apóstolos e seus sucessores. Por isso hoje convivemos com a Igreja Católica, seus bispos, presbíteros e diáconos chefiados por um Papa.
            Portanto irmãos, Deus tudo faz para que todos sejam contemplados com a moradia celeste. O convite “Convertei-vos e crede no Evangelho” depende de você, da sua escolha para que possa fazer parte dos justos.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.


Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário