Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de fevereiro de 2015

NÃO PERMITA QUE O DILUVIO ATINJA VOCÊ. - 1ª leitura

REFLEXÃO DOMINICAL

1º Domingo da Quaresma
1ª leitura: Gn 9,8-15
Não permita que o diluvio atinja você
 Amigos e irmãos na fé.
             O diluvio sempre foi assunto que levou os homens a refletirem sobre o fenômeno. Teria realmente acontecido? Pode ser que sim, mas não como um dilúvio que tenha coberto o mundo todo como um castigo universal.
            Devemos considerar o diluvio e a primeira leitura leva a isso, que Deus, por sua iniciativa, jamais seria capaz de uma eliminação em massa dos justos e injustos por um fenômeno natural[1] mas serviu a história para ilustrar que o Senhor protege os justos representados no dilúvio por Noé e sua família.
            Portanto, transmitir uma mensagem religiosa foi o sentido da descrição do dilúvio para demonstrar que Deus não está de braços cruzados, alheio às maldades dos homens. 
            Estive pensando nesses dias sobre a presença do mal no mundo atual, aqui no Brasil com a vergonhosa corrupção politica e social, crimes, banditismos, representantes do país mergulhados no roubo e no faz de conta que nada está acontecendo, delinquências, badernas, falta de respeito em todos os níveis, além de outros rituais de barbáries que se assemelham aos dos brutos e fanáticos islâmicos quando decapitam seus semelhantes por mero prazer da maldade, e me questionei: Por que Deus não age em defesa das vítimas? Por que não elimina esses pecadores repugnantes?
            Como simples vivente continuo desejando que a intervenção de Deus aconteça de uma maneira mais contundente contra os perversos. Mas curvo-me à mensagem de que Deus quer sim, acabar com tudo isso encerrando o que passou de errado no AT para oferecer aos homens nova vida plena. Para isto firmou a Nova Aliança que o arco íris representa para uma ação incondicional de paz.
            Sem duvida a humanidade de hoje já vem usufruindo pela graça de Deus e por Jesus Cristo um novo tempo. Foi para isso que Cristo veio e que vivemos o NT onde Jesus se faz presente na bíblia, na sucessão apostólica e na sua Santa Igreja.
            Não compreendemos bem as maldades, mas sabemos que elas existem porque o Evangelho de Cristo ainda não alcançou o coração de todos, e porque muitos dos que já foram alcançados ainda não entendem o desejo de Deus e falham nas suas responsabilidades como religiosos e cidadãos deste mundo.
            Algo precisa acontecer para frear os impulsos violentos dos fanáticos criminosos, seja pela conversão, seja pela ira do Senhor. Mas também está em nossas mãos colaborar com nossas atitudes e formação cristã para que o projeto de Cristo seja uma realidade.
Que Deus, Senhor do mundo, esteja com vocês.
Dc Narelvi




[1] Deus pode usar dos fenômenos naturais para seus milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário