Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

VIADUTO DOM MOACYR JOSE VITTI

VIADUTO DOM MOACYR JOSE VITTI
Texto parcial apresentado no facebook  enobrecendo o sr. JOÃO DUARTE, excluido  pela titular da página (linha do tempo)
25.09.14
            Houve, à certa altura de um comentário, alusão ao nome de  Dom Moacyr Jose Vitti, Arcebispo de  Curitiba falecido recentemente, com emprego do pronome indefinido UM que dependendo da co dução do assunto pode significar elogio ou menosprezo. No caso houve menosprezo.
            Usarei somente as iniciais dos inquisitores porque o que interessa são os conteúdos dos meus comentários, pois não quero deixar que retirem o reconhecimento que expressei dos valores do sr. João Duarte, também falecido
            Meus comentários foram excluídos sem razão de ser, pois que não eram ofensivos. Pela , indelicadeza, reproduzo na minha linha de tempo e no meu blog para que não paire dúvidas aos que tiveram oportunidade de ler, o meu apreço pelo sr. João Duarte e a defesa  da dignidade de Dom Moacyr (falecido).
Assim estava escrito:
L.T. “ ... que “um”  DOM MOACYR JOSÉ VITTI, que nunca fez parte da nossa História (dos morretenses) seja mais merecedor dessa homenagem...Isso é pra acabar!!!! Indignação TOTAL!!!!!!!”.
Diac Narelvi Carlos Malucelli Reconhecidamente João Duarte foi um homem exemplar e querido por todos nós. Um amigo meu. Entretanto, dar um nome para um viaduto numa rodovia federal, no porte como este, tem destaque no Brasil todo. Sem questionar os méritos que a família reclama, estudos foram feitos pelos merecimentos para tamanha homenagem e obra, e a conclusão chegou ao nome de Dom Moacyr Jose Vitti, arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, já falecido recentemente.
O que estranhei é uma FAMILIA CATOLICA tratar dom Moacyr como “UM DOM MOACYR JOSE VITTI, (como se fosse qualquer um) QUE NUNCA FEZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA (DOS MORRETENSES) SEJA MERECEDOR DESSA HOMENAGEM...”
Dom Moacy foi personagem ilustre no Brasil e no mundo como excelente religioso (arcebispo) e preocupado com a Igreja e com as situações sociais que os estudiosos conhecem bem. Não achei justo o destrato a tão ilustre arcebispo partindo de católicos que praticam a religião. João Duarte como tantos outros morretenses merecem dignas homenagens, mas não cheguemos a tal ponto de menosprezar uma das mais ilustres pessoas e religiosos que dirigem nossa Igreja, por algo que ele não pediu e agora falecido está com Deus e continua sendo uma das maiores referências na Igreja, no mundo e na sociedade.
A SEQUENCIA:
Marcos A.C.Silva:  “A estimulação para esse assunto não é o Arcebispo... e sim a memoria de um cidadão Morretense que merece a homenagem ! Infeliz colocação Prof, Narelvi!”
I.M. – “ Eu sou catolico e adimirador do trabalho prestato pelo arcebispo mas eu gostaria que esse viaduto se chamasse viaduto Joao Duarte morretense nato e homem do Bem”.
L.T. – “Diac Narelvi Carlos Malucelli, sou católica criada na igreja e quem sempre cuidou da minha vida religiosa foram meus avós...todas as quartas indo até o Pitinga a pé para as novenas de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (a noite), todo sábado desde os 12 anos indo a mesma igreja para dar catequese e aos domingos pela manhã novamente indo a igreja do Pitinga para os Cultos (como chamávamos)...meus avós sempre estiveram presentes na minha e em muitas vidas dando exemplo e trabalhando para uma comunidade melhor. Se o senhor conversasse com meus avós enquanto eram vivos seria conhecedor de relatos maravilhosos referentes a nossa cidade e comunidade...fora que mesmo os dois não tendo graduações, ou mesmo títulos...foram as pessoas que conheço que mais leram a bíblia e rezaram o terço em seus dias de vida, pois eles não se descobriram cristãos, eles nasceram cristãos e dentro de uma igreja....”
L.T¨. “O que postei....Oras, esses não foram motivos suficientes para sabe Deus quem aceitar uma solicitação de uma cidade para o nome do viaduto, e assim, esse mesmo SABE DEUS QUEM determina que um DOM MOARCYR JOSÉ VITTI, que nunca fez parte da nossa História (dos morretenses) seja mais merecedor dessa homenagem...Isso é pra acabar!!!! Indignação TOTAL!!!!!!!....Foi pq realmente se fizermos uma pesquisa perguntarmos aos moradores quem foi Dom Moacyr José Vitti...ninguém o conhece...e na ordem do dia não há maior nem melhor título entre meu vô e ele...ambos eram seres humanos, ambos lutaram pelos seus ideais e suas causas, ambos são filhos do mesmo Deus que determina todos como seres iguais...”
W.S.K. D. “Então agora vc tem que ter um cargo de alguma coisa pra ser homenageado, ñ estamos menos prezando Dom Moarcyr José Vitti só achamos que uma pessoa comum, mas com uma grande história como meu avô tinha todo o direito de ser homenageado ,  criou seus filhos e morreu em Morretes . E a maioria dos moradores nem sabe quem é Dom Moacyr”

MEUS COMENTÁRIOS  QUE FORAM EXCLUIDOS:
Para L.T.
1º. Em nenhum momento duvidei dos méritos do sr. João Duarte. Apenas achei que foi desrespeitosa a maneira de se dirigir ao Revmo. Dom Moacyr (falecido recentemente para quem não sabe), nosso líder católico, como se ele fosse “qualquer um”.
2º lamento saber que dos entrevistados (certamente católicos) “ninguém conhece” Dom Moacyr, Arcebispo de Curitiba. Que feio para os católicos!
3º. Ambos como bons filhos de Deus devem estar abraçados agora no Céu.
4º Conversei muito sim com seus avós e eramos muito amigos (como sempre fui de seus filhos) e sempre nos demos bem, embora não tenha precisado dele para conhecer relatos da minha cidade e das comunidades. Você deve saber porque.
Para I., parabéns pela sua colocação.
Para M.A.C.S.:  Minha colocação não foi infeliz porque não censurei o amigo João Duarte apenas entendi que havia uma maneira mais correta de se dirigir ao Dom Moacyr. Isso não retira o direito de apoiarem o nome do sr. João Duarte.
Fui bem claro, honesto e educado nas minhas colocações. Não entendeu quem não quis.
Para I.M: Irineu, parabéns pela sua colocação.
Para W.:  compreendo que você preferiria o nome do avô. Mostra que você o amava e respeitava.
Concluindo, só não entendi o porque da teimosia.

Um abraço a todos. Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário