Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 7 de setembro de 2014

SENTINELA DO SENHOR!


REFLEXÃO DOMINICAL
23º dtc - 1ª LEITURA - Ano A - 07.09.14
Ez 33,7-9

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Exequiel fala sobre um assunto interessante. ADVERTIR OS OUTROS.
Narra que o Senhor colocou uma sentinela para vigiar a casa de Israel que nos lembra Jerusalém, que nos lembra nossa Igreja nos dias de hoje.

A sentinela não age por seus próprios impulsos, mas levadas pelas orientações superiores.  Sentinelas são homens que se colocam à disposição do Senhor para a guarda dos seus valores.  Ouve as orientações do Senhor e deve obedece-la e transmiti-la aos outros no exercício das suas funções de guardião.

Ora, diz Ezequiel, se o Senhor  o confia para transmitir suas ordens e ensinamentos sobre a conduta certa, mas silenciar, o destinatário da palavra morrerá por culpa da sentinela.  Mas, se advertir e  o ímpio não quiser ouvi-lo, então morrerá por sua própria culpa.

Como fazem os homens de hoje? Não seremos todos sentinelas?  Acaso não temos um Ser Superior a quem reconhecemos como Deus que nos atribui funções educativas? Ou Deus por acaso estaria mudo, esperando que cada um descobrisse por si mesmo sobre o que dizer?

Evidentemente que não!  Deus nos fala por diversos modos, mas em especial pela Igreja. Não qualquer igreja, mas pela Igreja que seu Filho Jesus Cristo fundou e confiou a sentinelas como o papa, bispos, presbíteros, diáconos, leigos engajados e fieis, norteando sua doutrina no Magistério da Igreja, na Biblia, na Tradição, nas Missas e outras devoções celebrativas da nossa fé, e como fortalecimento espiritual, os Sacramentos.  

E aqui o questionamento: Todos estrarão cumprindo suas tarefas de sentinelas? Evidentemente que não. Os políticos estarão? Os professores? Os amigos? Os pais? Os Filhos? Os padres? Os Católicos? As lideranças da Igreja? Os namorados? ...
Lamentavelmente muitos desses receberam do Senhor a Missão de Evangelizar, de repassar aos seus seguidores as lições ouvidas.  Deus ensinou tudo. Mandou seu Filho Jesus que tudo repetiu e confiou aos homens, suas sentinelas, a obrigação de repassar a doutrina cristã.

Malditos e errados estão aqueles que conhecendo a vontade do Senhor omitem-se por covardia, inveja, egocentrismo ou dominadores, não se abrem para a verdade, para o Evangelho, não partilham os dons de Deus porque querem esses dons somente para si, e poderão causar a morte dos necessitados da Palavra e dos Conselhos, mas, nesses casos, Deus pedirá conta das sonegações ou desinformações e os castigará terrivelmente até a morte, ou psicologicamente tão conhecida como “dor de consciência”.

Porém, em contraposição, aquelas sentinelas que dóceis à vocação e ao amor de Deus dividem os dons, compartilham com os irmãos as virtudes e os bens materiais e espirituais; aqueles que despojam suas bondades e riquezas culturais permitindo que seus iguais também trabalhem pelo Reino, ministrem a Palavra de Deus, eduquem politicamente, eticamente, socialmente, familiarmente, como sentinelas jamais se arrependerão e receberão do Senhor as recompensas reservadas aos justos, e nenhuma culpa terá por eventuais recusas ou impertinências daqueles que fecharam os ouvidos aos seus ensinamentos e esses pagarão, por sua própria culpa e responsabilidade por negarem ouvir os recados de Deus.

Irmãos e irmãos. É fácil querer bem. É fácil ensinar e praticar o bem. É só querer!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário