Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de setembro de 2013

SER HUMILDE!



 REFLEXÃO DOMINICAL

22º DTC - Ano C – 01.09.2013

Eclo 3,19-21.30-31; Hb 12,18-19.22-24ª; Lc 14,1.7-14



Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.



        As leituras bíblicas deste domingo levam a um tema que tem enorme influencia no comportamento humano de um modo geral. A humildade!

        Mas de inicio coloquemos dois pontos importantes: Ser humilde é uma coisa e ser humilhado é outra.

        O Eclesiástico aconselha a quem desempenha cargo ou função, ou de qualquer forma exerça alguma liderança,  atuar com mansidão para que possa seja estimado e respeitado pelo que faz. O principio, então, é de que somos todos iguais perante Deus e que nossos irmãos merecem o mesmo nível de respeito e tratamento. Entretanto, essa regra nem sempre é observada com o poder subindo a cabeça pelo orgulho, um mal que planta o pecado.

        O Evangelho segundo Lucas cita uma parábola de Jesus em que convidados de uma festa que se julgavam superiores ocuparam os primeiros e melhores lugares na frente, enquanto que aos mais simples restaram as cadeiras dos fundos.

Chama a atenção para o risco do dono da festa reconhecer nos últimos lugares alguém da sua estima e preferência e o convidar para vir à frente e mandar ao que se encontrava na primeira fila desocupar o assento para ceder-lhe o lugar.  

        O sentido da parábola é também mostrar que fazer gentilezas e favores aos amigos e mais próximos não é tão importante quanto ser gentil e justo com os mais pobres e desfavorecidos visto que a estes o gesto torna-se grandioso porque desses não se espera recompensa.

        Certamente que o propósito da história é mais do que ensinar conduta protocolar para encontros festivos ou comunitários, mas ensinar que a nossa convivência aqui deve ser uma preparação para alcançar algo melhor e maior na vida eterna. E o Céu embora aberto a todos, acolhe aos que sem perder sua dignidade comportam-se com humildade perante seus irmãos e não se impõe como soberano.

        São Paulo ensina que não fomos feitos para uma vida de sofrimentos, trevas, angustias, mas para uma vida feliz, alegre, que ele chama de cidade do Deus vivo que é oferecida a todos os que humildemente procuram uma vida justa e perfeita que é encontrada na pessoa de Jesus Cristo.

        Irmãos, Deus quer vocês humildes, mas não quer vê-los humilhados, daí porque não é errado nem falta de humildade reagir contra os que oprimem, perseguem e pecaminosamente sufocam com suas atitudes orgulhosas e prepotentes.
             Reflitam, irmãos, sobre a vida de Jesus. As Sagradas Escrituras ensinam que sua missão foi cumprida nesta terra sem jamais aproveitar-se da sua divindade mas sim, sempre como homem simples valorizando a humildade. Tudo o que fez foi por amor ao próximo colocando-se na posição de SERVIDOR. Lavou os pés dos apóstolos, ouvia as pessoas e as consolavam, curava os enfermos, ensinou a amar o próximo, acolhia os pobres e humildes e deu a sua vida por nós sem nada reclamar. Mas por justiça admoestou os maldosos e soube usar da sua autoridade sem se deixar levar pelas ambições humanas.

        Ser humilde não é despir-se da sua cultura, inteligência, capacidade, liderança, mas usar de todas as suas qualidades para a prática do bem sem desclassificar os menos favorecidos a quem dever ser oferecido um projeto de vida que coloque-os num mesmo nível de justiça e paz.  

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Diac. Narelvi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário