Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 25 de agosto de 2013

SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM?



 
REFLEXÃO DOMINICAL
21 DTC – Ano C – 23.12.2013
Is 66,18-21; Hb 12,5-7.11-13; Lc 13,22-30

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.



Para entender a mensagem de Isaias, precisamos nos situar com os israelitas que se julgavam os únicos bons, justos e fiéis a Deus. Os outros eram os estrangeiros olhados como diferentes,  inferiores no relacionamento com Deus.

Entretanto, os israelitas foram exilados em Babilônia e no exílio puderam refletir sobre seus valores questionando se realmente eram pessoas dotadas das virtudes que imaginavam ter. E a oportunidade do exílio permitiu que conhecessem outras pessoas, outras culturas, os estrangeiros e puderam perceber que eles também tinham seus valores morais e justos, e até muitas vezes melhores do que os seus.  

Nessa época começa a surgir a ideia de que o Senhor não é Deus apenas de Israel, mas de todos os povos, o que se reconhece pelo v. 18: Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória”.

O Senhor disse que colocaria no meio dos estrangeiros um sinal e enviaria mensageiros para dar a boa noticia de um único Deus, alguns até escolhidos dentro dos próprios estrangeiros, para anunciar aos que  conheciam e aos que não conheciam Deus a fim de reunir povos e línguas diferentes num só povo de Deus partindo de Israel “Para terras distantes de além-mar, aos que nunca ouviram falar de mim” porque para a salvação precisa crer num único Deus.  

Observe irmãos, que Isaias escreveu o texto numa época em que o conceito de deus dependia de cada grupo de civilização que pelas suas índoles adotavam  um deus segundo suas tendências e faziam suas adorações ou praticas religiosas com idolatria.

Prezados irmãos e irmãs. Aqui ainda não se trata das religiões cristãs que obviamente não existiam, pois que nem mesmo Jesus havia se revelado. Mas havia um propósito de ensinar ao mundo que existe UM SÓ DEUS a quem deveriam prestar culto.   

Sem ensinamentos é aceitável compreender o porquê de tantos deuses na antiguidade. Por isso que Isaias registrou a vontade do Senhor, “para aquelas que ainda não ouviram falar em mim”. Daí o importante papel dos profetas na apresentação de um único e verdadeiro Deus. A lição principal desses profetas era ensinar que a ninguém é permitido criar para si deuses particulares, diferentes, segundo suas imaginações como se Deus fosse um ser amoldável à vontade, critério e ansiedade de cada um

2ª PARTE

            De uma forma ou de outra, acredito que todos os seres humanos sentem dentro de si a presença de um deus. Até mesmo aqueles que por circunstâncias como os indígenas, por exemplo, ou povos habitantes de pontos longínquos de nossa terra aonde a evangelização não chegou, e que sem culpa não conhecem o Deus verdadeiro.

            Mas agora vamos falar dos cristãos.    Deixamos de lado o antigo testamento para adentrarmos no novo testamento com a presença de Jesus.

            Se no passado somente DEUS PAI era revelado, com a vinda de JESUS como segunda pessoa da Santíssima Trindade, passamos a conhecer mais profundamente Deus.

            São Paulo sem deixar de lado DEUS PAI vai a fundo levando a doutrina cristã anunciando o mesmo Deus agora encarnado na pessoa de Jesus que veio a este mundo justamente para fazer a vontade do PAI.

            Se antes invisível, agora com Jesus Deus tornou-se visível e mais fácil de ser compreendido. O Novo Testamento nos traz uma nova aliança, um novo tempo de conversão convidando os pecadores a renunciarem o pecado para uma vida de graças seguindo os passos de Jesus cujo desejo é de colocar a humanidade no mesmo Plano da vontade de Deus Pai.

            Para isso ensinou e escolheu seus representantes, os apóstolos que ensinaram e converteram pecadores em bons   cristãos.   

            Mas São Paulo inicia na carta de hoje já chamando a atenção dos cristãos desanimados lembrando-lhes das palavras de encorajamento que lhes foram ditas. São Paulo na sua admoestação pede para que tudo o que Deus ensinou seja no AT ou no NT por Jesus seja aproveitado para uma vida santa e feliz, e que aceitem dos legítimos ministros ordenados bispos, presbíteros e diáconos sob a orientação do Papa, a educação na Palavra, encorajamentos, ânimos para alcançar os objetivos  cristãos, e sem revolta ouçam desses Ministros de Deus também as advertências e conselhos quando necessários para a correção fraterna conforme diz Paulo: “O Senhor corrige a quem ele ama e castiga alguns de seus filhos  para que sejam fortalecidos na fé e não sofram mais, assim como os pais fazem com os filhos cuja correção verbal severa e forte mesmo que doa no momento depois transformar-se-á em premio, paz, justiça e gratidão”.

            No versículo 13 Jesus manda que acertemos nossos passos não apenas para nós, mas também para que possamos interagir com outros não com o espírito de disputa ou condenação, sem rejeitar o que é manco, mas para que seja curado.

3ª PARTE

O Evangelho nos leva a refletir sobre a SALVAÇÃO. Seremos todos salvos?

            Não podemos fechar os olhos para relativismo entre os cristãos, sobre o que nos espera depois da morte. A pratica religiosa vem sendo banalizada com muitos cristãos católicos desapegando-se dos seus princípios religiosos abandonando seus compromissos de Igreja e até a fé, fazendo da religião um ponto qualquer no roteiro da sua vida preferindo viver mais o mau exemplo de tantos segmentos  da sociedade mal intencionada ou maculada pelo pecado ouvindo palpites de pessoas que aproveitando-se de seus microfones divulgam pelo radio e televisão suas opiniões descredenciadas contaminadas pelo pecado, expondo suas opiniões mundanas  estimulando aborto, a bebida, o homossexualismo, a riqueza acima de tudo, o sexo prematuro entre heterossexuais, as separações de casais, o “ficar” como modelo de relacionamento entre adolescentes e jovens, o deboche das convicções religiosas, suas opiniões religiosas sem o mínimo de instrução a respeito, enfim, pervertendo as mentes dos fracos cristãos que acabam por aderir a essas brutais perversões da moral e dos bons costumes a exemplo do que faz a novela da Globo (des)Amor à Vida.

             Estamos vivendo um tempo de iniquidade.

            O Evangelho mostra o que acontecerá a esses desviados do caminho do Senhor.

            Diz o Evangelho que alguém perguntou a Jesus: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” e Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”.
            A esses que além de não praticarem com lealdade a religião ainda deturpam as Leis de Deus, a Igreja e Bíblia,  com suas manifestações comprometidas com o pecado, se baterem à porta do Céu sem arrependimento e perdão dos pecados,  Jesus responderá: Não sei de onde sois.” E ainda dirá: “Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!” E aponta o lugar reservado aos malfeitores: Ali haverá choro e ranger de dentes”.

            Irmãos, Deus é bondade, é misericordioso, e por Jesus quer que todos sejam salvos. Aliás, é para isso que a Igreja Católica e todas as demais religiões cristãs pregam.

Foi para a salvação da humanidade que Jesus morreu na cruz. É pela salvação que muitas freiras e religiosos oram diariamente, e que Missas são celebradas a cada minuto em todo o mundo, e que Jesus escolheu o Papa para ser o dirigente maior da cristandade.

            Mas nada, nem Deus poderá interferir na salvação de você, se você não quiser, pois a escolha é sua.

            Por isso meu irmão, não facilitemos as coisas para o demônio. Sejamos prudentes e cautelosos, sempre prontos para o nosso momento final, pois a condenação ao inferno é uma possibilidade real anunciada por Jesus e nas Sagradas Escrituras.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário