Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 11 de agosto de 2013

FICAI PREPARADOS!



REFLEXÃO DOMINICAL
19 D.T.C – Ano C – 11.08.2013
Sb 18,6-9; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE
         O Antigo Testamento quase sempre nos traz narrações de difícil interpretação ao pé da letra, como a de hoje, fazendo-nos recorrer a trabalho de teólogos que nos ajudam na reflexão[1].
         Assim podemos situar a passagem com o povo de Israel que lembrava dos momentos difíceis que passaram pela exploração e opressão, mas que sempre tiveram Deus por protetor e libertador da escravidão. Isso era lembrado e servia de estimulo para o que viesse pela frente conforme diz o versículo 6.
         No v. 3, revela que enquanto os egípcios se encontravam envoltos pelas trevas, os israelitas eram acompanhados por uma coluna de fogo guiando o caminho desconhecido, conduzindo-os seguramente.
         Fatos como esse de tão importante na vida dos israelenses eram lembrados e festejados todos os anos numa celebração de comemoração lembrando a historia dos antepassados para fazer dela animo, encorajamento para enfrentar as dificuldades futuras sempre acreditando no poder de Deus.
         O v. 9 revela gestos de agradecimentos e de louvor manifestando a mesma confiança que tiveram seus antepassados. 
         A lição para nós cristãos está no acontecimento que comemoramos todos os domingos nas Santas Missas. Também tivemos um consolador, salvador, guia para sempre que é Jesus Cristo que por nós se entregou para  dar uma vida nova cheia de esperanças e certezas, um rumo certo a seguir.        
         O momento de Jesus presente como homem e Deus entre nós trouxe um novo alento cujas graças se estenderam aos antepassados e perpetua-se até o final dos tempos.
         Então, por Deus nos ter dado seu próprio Filho revelando quão grande é o seu amor, e ressuscitando, nos garantiu que igualmente seremos ressuscitados, razão pela qual comemoramos esse acontecimento nas Missas onde o próprio Jesus é o sacerdote celebrante que se oferece ao Pai, e nós com Ele também nos apresentamos como oferenda.
         Por isso que Missa não é um passa tempo, ou celebração que o católico deve comparecer somente quando tem vontade, mas um ato celebrativo divino de agradecimento e comunhão com o Senhor que deve ser levado em consideração como um ato de livre vontade e também de reunião com os irmãos em Cristo ao redor do Altar do Senhor e justamente no DIA DO SENHOR que é o DOMINGO.
2ª PARTE
         A  comemoração que refletimos na primeira leitura implica no exercício da fé.
         O v. 1 nos fornece um conceito de fé simples de ser entendido: A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem”.
         Você já imaginou como seria a nossa vida sem fé?
         Embora possamos usar de sinônimos como esperança, certeza, expectativa, é  algo maior porque implica em confiança não nas coisas materiais, mas espirituais.
         Quando se trata de esperar por algum acontecimento religioso ou espiritual que interfira em nossa espiritualidade, nosso relacionamento com o Sagrado, é a FÉ que entra em AÇÃO.
         Essa fé meus irmãos, é um dom de Deus que penetra em nossa alma no batismo como um sinal impresso que não se remove mais.
         Contudo, apesar disso, a fé pode enfraquecer ou adormecer se ela não for mantida, exercida pelos nossos atos e ações cristãs.
         Obtida a pela graça de Deus, exige um compromisso dos pais e padrinhos com relação à criança batizada até que chegue ao uso da razão e possa caminhar com seus próprios pés, a partir de quando o exercício da crença deve ser mantida pelos estudos bíblicos, catequéticos, formações, e principalmente pela SANTA MISSA E DEMAIS SACRAMENTOS.
         A fé meus irmãos, DEVE SER DESPERTADA DIARIAMENTE sob pena de morrermos na fé e corrermos o risco de perder a salvação.
         Por Jesus e pela fé, chegaremos a PÁTRIA CELESTE.
3ª PARTE
         São Lucas em nome do Senhor Jesus passa o recado: NÃO TENHAIS MEDO.
         Pertencemos ao rebanho de Cristo que como bom pastos zela por todos nós a ponto de reservar a cada um, um lugar no Reino.
         A grande lição está na dedicação pelas coisas de Deus, muito mais do que pelas coisas terrenas. Juntar tesouro para o céu aonde o ladrão não chega nem será corroído.
         Jesus fala em parábola apresentando uma relação entre patrão e empregado.
         O bom empregado, quando o patrão sai, fica atento ao seu retorno, pronto para recebê-lo. Mas se estiver dormindo e o patrão bater à porta e não for atendido demonstrará desleixo e causará aborrecimentos e desagradará o patrão.
         Portanto, comporta-se mais adequadamente aquele que está sempre pronto para acolher a qualquer hora, seja à meia noite ou às três da madrugada diz o Evangelho.
         Na parábola Jesus se refere a uma relação entre o homem e Deus, e principalmente o ultimo momento de nossa vida, A MORTE.
         A morte é o limite que separa a nossa vida terrena da celeste. É o momento mais decisivo pelo qual passamos porque é nesse instante que nos apresentaremos diante do Tribunal do Senhor para seguirmos o caminho ou no CEU ou no INFERNO.
         E quando será esse momento, ninguém sabe. Daí a advertência de Jesus: ESTAI PREPARADOS, sempre de prontidão para responder ao chamado final de Deus.
         Por isso o v. 37: Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar”. Assim como o ladrão não avisa quando irá chegar, a morte também.
         E para que ninguém duvide da possibilidade real de perder sua alma para o inferno o v. 48 é esclarecedor: Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”, isto é, será chicoteado muito mais.
         E desse destino ninguém escapara, e todos, religiosos, ministros ordenados, comprometidos com movimentos e pastorais, leigos, cada um tem uma medida de compromisso com a vida religiosa, familiar, social, e acima de tudo com DEUS que saberá julgar cada um segundo seus merecimentos.
         Sabemos que Deus é misericordioso. Mas o católico deve levar mais a sério o compromisso que assumiu já no batismo.
         Podemos ver pela experiência quantos cristãos católicos chegam ao final do seu tempo sem uma participação efetiva na vida da Igreja, dos Sacramentos, e até mesmo no seu leito de enfermidade sem que ninguém da família ou por si mesmo lembre de chamar o sacerdote para o Sacramento da Unção dos Enfermos.
         Como disse, Deus é misericordioso e tudo fará, por Jesus, para que ninguém se perca e todos estejam juntos no Céu. Contudo, mesmo assim não estamos dispensados de fazer a nossa parte.
         Irmãos: Viver a religiosidade com responsabilidade cristã e participando das Missas, manter a fé, estar sempre pronto para o final do tempo terreno atento para o momento em que o Senhor virá bater à nossa porta, isto tudo é o que Jesus quer dizer com FICAI PREPARADOS.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi


[1] Celebrando a Palavra – Ano C – Fernando Armellini, pág; 348

Nenhum comentário:

Postar um comentário