Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de setembro de 2013

A OVELHA PERDIDA



Reflexão dominical
24º DTC – Ano C – 15.09.2013
Ex 32,7-11.13-14 ; 1Tm 1,12-17; Lc 15,1-10

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
                                           1ª PARTE

Um povo escapava da escravidão do Egito caminhando de volta para sua terra guiado por Moisés. O caminho era longo e o cansaço, aflições, dificuldades, desanimam os caminhantes. Alguns suportam enquanto que outros querem desistir e reclamam contra a situação em que se encontram. Mas o desespero toma conta e já não confiavam mais no Senhor e nas promessas, e se deixam levar pela indignação. Talvez lembrando a figura do touro usada pelos povos do antigo Oriente em suas cerimônias como propiciador de soluções mágicas, reúnem as jóias, entregam-nas para Aarão e fazem um bezerro de ouro para ser adorado.
Naquele momento Moises encontrava-se na montanha falando com o Senhor. E o próprio Senhor observa a movimentação dos israelitas em torno do bezerro de outro e se aborrece chamando-os de “cabeças duras” manifestando o propósito de castigá-los e até de exterminá-los.  Mas reserva a Moisés a promessa de através dele formar uma nova e grande nação.
Moisés, mesmo submisso ao Senhor por amor, reage em favor de seu povo como que a lembrá-Lo de que fora o próprio Senhor quem quis a libertação dos israelitas do Egito. E no esforço para tentar salvar seus irmãos sensibiliza o Senhor lembrando-O das promessas feitas a Abraão, Isaac e Israel de que faria de sua descendente herança para sempre.  E o Senhor retrocede desistindo da ameaça.
Irmãos e irmãs. Quantas vezes talvez não tenhamos nos sentindo escravos, não conforme aquela escravidão do Egito, mas numa escravidão local, sem sair da sua terra, e até mesmo uma escravidão interior? E como todas as dificuldades nos aborrecem nos deixamos levar pelo desânimo, pelo descrédito, e até duvidamos do próprio Deus. E a partir daí somos tomados por desejos quase que incontroláveis de procurar alternativas dentre elas até outros deuses. E porque não reconhecermos, de que mesmo mantendo o mesmo Deus, fraquejamos procurando mudanças em outros estilos de vida e de religião?
Muitas vezes somos desafiados a responder pelas maldades humanas, pelos desmandos de nossas lideranças  civis e até mesmo religiosas. Não faltam por ai homens investidos da ordem sacramental trabalharem mais com a capacidade intelectual do que com o coração, dificultando o crescimento de tanta gente justa e de boa vontade. As vezes dá até vontade de chutar o balde, como se diz.
Mas sempre teremos alguém como Moisés em nossa vida que na sua intimidade com Deus intercede por nós, sejam eles os intercessores vivos ou falecidos. O importante é que devemos confiar, pois Deus não nos colocou aqui para desistirmos de nossos ideais, das nossas conquistas, e acima de tudo de nossas esperanças. Pode ser que em alguns casos demore um pouco, mas com Deus sempre venceremos sem precisar de idolatrias, de outras crenças, exercitando nossa fé com orações e bons propósitos de vida, olhando para Jesus e sua Igreja e neles nos apegarmos com todas as forças para continuarmos a nossa caminhada.
2ª PARTE
Vejam, irmãos, o testemunho de São Paulo reconhecendo a sua vida cheia de ignorância e pecado, mas que pela misericórdia de Deus e por Jesus Cristo tornou-se um homem de fé a serviço do cristianismo. E sua afirmação é segura no sentido de que em Jesus Cristo é que encontramos a graça de Nosso Senhor. Que é por Jesus Cristo que encontramos a Salvação. São Paulo chega a colocar-se como o primeiro dos pecadores como que a dizer, se eu pude vocês todos poderão. São Paulo é um modelo de vida que nos leva a acreditar, a ter esperanças, a lutar pelas boas causas materiais e espirituais.
3ª PARTE
        Como vocês vêem irmãos, o homem sempre está em conflito com sua consciência, com sua fé, com suas metas. Sempre buscando um ideal o homem luta contra as barreiras e as lições bíblicas demonstram que o encontro da paz e da perfeição são possíveis porque contamos com a força do Espírito Santo e com Jesus que na sua missão salvÍfica não colocou barreiras, ao contrário, apontou os melhores caminhos a serem seguidos sem jamais dividir ou excluir pessoas. Todos, todos são chamados à santidade, ao Céu. E Jesus não quer que nenhum daqueles que o Pai o confiou, se perca.
        Os fariseus e os mestres da lei observaram que Jesus fazia refeição com os publicanos e pecadores, pessoas menosprezadas por eles. Jesus mostra que não faz distinção entre pessoas, não é preconceituoso, e quer conduzir a todas as pessoas para o Reino. Por isso conta-lhes duas parábolas: da ovelha perdida e da mulher que perde uma moeda.
        A perda é a parte triste das histórias. Nenhum pastor de ovelhas aceitaria perder uma de seu rebanho, assim como a mulher não aceitaria perder uma das suas moedas de prata. Todas eram importantes e faziam parte das suas propriedades.
        O da ovelha era proprietário de cem e a mulher de dez moedas. Comercialmente falando, talvez uma ovelha ou uma moeda não fizessem nenhuma diferença. Porém eles queriam manter a totalidade.
        Por isso o pastor de ovelhas foi procurar até encontrar a ovelha perdida, e a mulher ilumina a casa, varre o chão e ambos não param e conseguem encontrar o que haviam procuravam. Aquela festa!
        Jesus quis com as parábolas mostrar que todos somos importantes para Deus. Que todos formamos um só corpo, um só rebanho, e que todos temos um só pastor.
        Lembram que o Papa Francisco convidou os padres e bispos (ou esqueceu dos diáconos ou os diáconos não precisavam ser lembrados)  para que saíssem do recinto fechado de suas casas, de suas igrejas, para saírem em busca do povo, das suas ovelhas?
        Jesus foi bem claro. Os que dirigem a Igreja de Cristo, devem se preocupar com a unidade dos povos em Cristo. Cada bispo, cada pároco, tem sob sua responsabilidade um rebanho. Jesus tem o rebanho do mundo entregue ao Papa, o Bispo, da sua diocese,  e os párocos, de suas paróquias.
        E quem não sabe ou não está percebendo que o rebanho paroquial católico está diminuindo? O que estarão fazendo os pastores de ovelhas para recuperá-las?  Talvez a parábola da moeda perdida surtisse mais efeito pelo resultado.
        Mas a mensagem de Jesus é claríssima e serve também para orientar nossas vidas pessoais, familiares, sociais. Em todos os segmentos da sociedade em que vivemos precisamos marcar a unidade norteada pelo bem, pela moral, pelo respeito humano, e, sobretudo, pelas coisas de Deus.
        Questiono: os nossos pastores bispos e presbíteros serão suficientes para tamanha missão? Respondo: Não! Todos são chamados para a missão de Cristo. Cada um com seu carisma, sua vocação, mas todos somos responsáveis juntamente com os bispos e padres pela divulgação do cristianismo, pela doutrina de Cristo e da Igreja Católica, pelo exercício da Fé.
Estamos quase terminando o Ano da Fé. O que foi feito?
No rebanho de Cristo a humanidade está incluída, até mesmo de outras crenças e religiões. Mas como católicos nos compete aproveitar das parábolas para que nossos padres e bispos abram espaços para os leigos, religiosos consagrados, e especialmente para os diáconos (permanentes) que como ministros ordenados ainda estão sendo excluídos em muitas paróquias contrariando a vontade de Cristo e da própria Igreja.  
Como se vê, irmãos e irmãs, apesar de todas as dificuldades, Jesus deixou nas mãos dos pastores da Igreja o dever e até obrigação de acolher a todos, e de não se contentar com o numero que tem, mas fazer todo o esforço para que a comunidade não diminua que não se perca mais nenhuma ovelha, e principalmente, revestirem-se de humildade para trazer de volta os retirantes, ou ao menos oferecê-los as portas abertas da Igreja. Sejamos todos, bons pastores, a exemplo de Jesus Cristo.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário