Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de setembro de 2013

NOME DA IGREJA e ALMA MORRE?



Caro DIACONO NARELVI gostaria que respondesse pra mim o porque da mudança do nome da igreja e se tem algum respaldo bíblico. Outra duvida minha o que é alma e se ela morre,é certo comunicar-se com ela. (ANONIMO)

Irmão ou irmã anônimo(a).
1.    Nome da Igreja. Afirmamos que Jesus é o fundador da Igreja Católica porque ela tem sua origem nos Apóstolos.
Como você sabe, Jesus iniciou a sua missão escolhendo doze apóstolos e neles confiou a continuidade, sob a chefia de Pedro que mais tarde foi chamado de Papa (o primeiro).
Assim, a Igreja de Cristo no inicio não tinha nenhuma denominação especial e os seguidores eram conhecidos e chamados simplesmente de CRISTÃOS. Então havia somente um grupo de cristãos que seguia as orientações dos bispos auxiliados pelos presbíteros (padres) e diáconos. Isso continuou até o ano de 1517 (século XVI) quando um padre (ou monge) chamado Martinho Lutero revoltou-se contra o Papa e provocou o chamado movimento REFORMA PROTESTANTE  causando uma ruptura na Igreja.
Os que seguiram LUTERO passaram a se chamar de PROTESTANTES, enquanto que a Igreja primitiva, cristã, passou a se chamar de IGREJA CATÓLICA, APOSTÓLICA ROMANA.
Católica porque o alcance na igreja é universal. Apostólica porque é sucessora dos Apóstolos, e Romana porque sua sede era Roma.
Por isso dizemos que a Igreja Católica foi fundada por Jesus, e é a  verdadeira, enquanto que a Protestante que deu origem a diversas denominações que no Brasil passaram a ser conhecidas pelos substantivos “Evangélicos” ou “Crentes”,  foi fundada na origem por Martinho Lutero, um padre, e as posteriores por diversos homens (leigos). Nós católicos também somos evangélicos e crentes (adjetivos) em razão do seguimento do evangelho e porque cremos em Deus e no que a Igreja ensina.
Portanto, na Bíblia não se encontra nada que diga como deve ser o nome de uma religião cristã principalmente porque não se esperava que houvesse a divisão.
2.    ALMA. Não encontrei uma definição exata sobre “o que é alma”, mas explicações que nos fazem compreender.
O homem é dotado de CORPO e ALMA. O corpo é material e a alma é espiritual e juntos formam uma única matéria, o corpo. O corpo é resultado da matéria por isso facilmente o reconhecemos, pois é um ser visível, palpável, enxergamos seu contorno,  seu cheiro, sua forma, sua dimensão ...
Alma é algo que existe, tem vida, principalmente inteligência e vontade, mas que não vemos, não sentimos,  e ultrapassa o limite da matéria.
 A alma é o principio vital que anima os seres vivos, a essência imaterial da vida humana. É a alma (espírito) imortal e inteligente em nosso corpo que nos faz participar da dignidade de imagem de Deus que é Espírito[1].
O corpo material surge na fecundação (homem/mulher) e se desenvolve até morrer. Com a morte o corpo deixa de existir. Antes da morte a alma não se separa do corpo.
A alma não morre por isso ela é IMORTAL. Ensina o Catecismo da Igreja Católica que A alma espiritual não vem dos pais, mas é criada diretamente por Deus e é imortal. Separando-se do corpo no momento da morte, ela não perece; voltará a unir-se novamente ao corpo, no momento da ressurreição final”.
“Alma é o motor que anima o ser vivente”, por isso que corpo e alma coexistem. A morte do corpo registra o momento em que a alma imortal se separa. O corpo vai para a sepultura e alma retorna para Deus e assim permanecerá até quando ocorrer a ressurreição dos corpos (ou dos mortos) quando o mesmo corpo (glorificado) se reunirá à mesma alma.
Portanto, o homem e a mulher geram o ser humano filho, e no mesmo instante da fecundação Deus cria para essa pessoa uma alma personalíssima e dentro da alma está abrigado o espírito. Por isso se diz que alma e espírito é a mesma coisa, uma esta integrada ao outro.
Dentro do corpo visível está a alma invisível, e dentro da alma invisível está o espírito invisível.
Irmão anônimo. O importante é você estar convencido de que tem dentro de si uma alma que é imortal. E que essa alma se desprenderá do corpo no instante da morte e se apresentará diante de Deus para receber a sua recompensa.
 3. COMUNICAÇÃO COM AS ALMAS. Podemos sim, nos comunicar com as almas. Chamamos a isso de comunhão dos santos. A nossa comunicação com as almas se dá pela oração. Nós não a vemos, mas elas (santos) nos veem, mas não aparecem a não ser que Deus por alguma razão sua queira.

Irmão anônimo. Ficou longo, mas espero que você tenha tido paciência para ler. Continuo à sua disposição.
Fique com Deus.
Diac. Narelvi.


[1] Não confundir com Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário