Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 23 de junho de 2013

JESUS QUER SER CONHECIDO




 REFLEXÃO DOMINICAL
12º DTC - ANO C - 23.06;2013
Zc 12,10-11;13,1;Gl 3,26-29; Lc 9,18-24
 
Prezados amigos e irmãos em  Jesus Cristo.

1ª PARTE

Descobrimos nas Sagradas Escrituras o quanto que os homens decaíram depois do pecado original. E quantos trabalhos deram a Deus e até hoje. Uma batalha que parece não terminar nunca entre o bem e o mal. Entre Deus e as potestades demoníacas.
Por mais que este mundo galgue para o progresso material e espiritual, por mais que neste mundo uma multidão incontável de homens justos, tementes a Deus, honrados, cheios de fé e decência ocupe espaços na sociedade humana, o pecado continua provocando o que podemos chamar de conduta desonrosa nas pessoas que voluntariamente optaram pelo mal. E o pecado caminha mais longe para atingir aos que vivem a prática do bem, cidadãos deste mundo íntegros, bem intencionados, dedicados à família, à Igreja, ao trabalho, à sociedade, à educação, procurando muitas vezes atingi-los com a inveja e prepotência como lobos escondidos em peles de ovelhas para que os bens que praticam sejam ofuscados.

Vejam o que fizeram com Jesus. A sua vida toda foi moldada no bem e sua missão era doar-se a si mesmo pela humanidade, amar a cada um dos homens para que todos tivessem vida em abundância, principalmente procurando os doentes espirituais para movê-los à conversão. Apesar disso, o mataram!

O profeta Zacarias fala nos versículos de hoje em nome do Senhor anunciando que Deus traria aos habitantes de toda a terra um novo propósito de vida em espírito de graça e de oração e todos voltariam seus olhares a esse profetizado. Referia-se a Jesus.

Este Cristo, filho de Nossa Senhora, já fazia parte dos Planos de Deus para a Salvação dos homens e mulheres

O profeta cita até aqueles que no futuro iriam tirar-lhe a vida, mas os previne de que haveriam de ser tomados de tamanha tristeza  e sofrimentos.

Nessa mensagem não vemos na pessoa do profetizado uma pessoa vingativa, mas alguém que superara todos os sofrimentos e perseguições para perdoar e acolher seus algozes, referindo-se a Jesus como fonte de vida acessível a todos. As tristezas e dores não são sentimentos implantados por Deus, mas próprios daqueles que erram ao que nós chamamos de “peso de consciência” experiência que certamente todos nós já passamos por isso.

2ª PARTE

São Paulo dirigindo-se aos gálatas fala exatamente sobre as pessoas que renunciaram o mal para unirem-se a Cristo, não como um conhecido ocasional, mas como amigo que tornou possível a todos tornarem-se Filhos de Deus mostrando que o caminho inicial para essa filiação é o batismo através do qual o pecado original deixa de existir e une todos como membros de uma mesma comunidade, sem ódios, sem rancores, sem inimizades, sem perseguições, num clima de amizade, de convivência fraternal aonde já não importarão as diferenças de outrora tornando-nos um só em Cristo Jesus.

3ª PARTE

São Lucas mostra no Evangelho que Jesus interessava-se em saber como ele era conhecido pelos outros. Afinal, durante o seu tempo missionário falou a todos, defendeu os humildes, repreendeu os opressores, aproximou-se dos pobres, revelou-se como Deus e principalmente apontou o caminho para o Céu ensinando que ele era o caminho que levaria à Salvação e que nada sem ele seria possível.

Num de seus momentos de oração, reunido com os apóstolos para ouvir o relato de seus discípulos e certamente para tratar das diretrizes evangelizadoras, quis saber sobre o que o povo dizia sobre ele. “Quem eu sou na opinião do povo?” E as respostas que ouviu foram: “João Batista, Elias, algum dos antigos profetas...” e foi a Pedro que Jesus enfaticamente perguntou “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: O Cristo de Deus.”

Irmãos e irmãs. Saber simplesmente que existiu um homem chamado Jesus não basta. É preciso, para ser de fato cristão, que os congregados reconheçam em Jesus o próprio Deus e Nele seja depositada toda a fé e sua doutrina seja luz a iluminar nossos caminhos.

Como é lamentável encontrarmos pessoas em nossas igrejas, participando de Missas, movimentos, dizendo-se católicos e até comungando, ter a ignorante coragem de dizer que não acredita que Jesus seja Deus. Muitos até dividem suas devoções com seitas, doutrinas filosóficas e espíritas onde Jesus não é professado como Deus. A esses, Deus vomita! Deus não convive com hipócritas.

Seguir a Jesus exige uma aceitação incondicional. Ninguém pode ser meio cristão, meio católico, nem meio padre ou meio diácono. Ou se adere a Cristo e sua Igreja inteiramente e incondicionalmente, ou não faz parte do rebanho de Cristo.

Quando Jesus afirmou: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome
sua cruz cada dia, e siga-me”, estava justamente condicionando a uma adesão total. E quando complementou Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”, deixou muito claro que aqueles que preferirem viver uma vida separada de Jesus, preocupado com seus afazeres materiais, com seu dinheiro, com suas despudoradas condutas, sem preocupação com a religião, com as coisas de Deus, preferindo dedicar seu tempo somente com as coisas deste mundo, com toda a certeza perdera sua VIDA. Ao contrário, àquele que mesmo vivendo tudo o que este mundo oferece, porém, com honestidade e princípios, SALVARÁ SUA VIDA e terá a recompensa dos justos no céu.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário