Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MEUS 13 ANOS DE DIACONO

Santuário Nossa Senhora da Salette, Curitiba
           Estou completando hoje,  13 anos da minha ordenação diaconal.   
No ano de 1997 passei a participar como paroquiano da Paróquia de Nossa Senhora da Salette, de Curitiba, onde fui acolhido pelos Saletinos na pessoa do Pe. Anacleto Ortigara e uma comunidade maravilhosa.
            Naquela época, com autorização de Dom Alfredo Novack, então bispo de Paranaguá,  passei a frequentar a Escola Diaconal São Filipe, de Curitiba, até que no dia 28/11/1999 recebi das mãos de Dom Moacyr José Vitti, com a concordância de Dom Alfredo, a minha ordenação no grau do diaconato (permanente), incardinado na Arquidiocese de Curitiba e provisionado na Paróquia da Salette onde oficialmente permaneço.
            Entretanto, por circunstâncias, quando a diocese de Paranaguá recebeu novo bispo o Dom João Alves dos Santos, e colocando nele esperança para a realidade do diaconato permanente,  tomei a iniciativa de retornar à paróquia de Morretes e diocese de Paranaguá, não como diácono, mas na expectativa de ser aceito e incardinado com vista à Paróquia de Nossa Senhora do Porto de Morretes onde resido, fui batizado, casei, e batizamos nossos filhos e netos e ainda como leigo, participei intensamente das atividades religiosas, pastorais e como MESCE - Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucaristica,  além do fato de que nessa paróquia existe muito trabalho pastoral a ser desempenhado especialmente por diáconos.
Apresentei pedido de incardinação no ano de 2007 e ainda  aguardo.
Apesar de estar colaborando esporadicamente desde 2007 com o pároco da paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões, em Guaraqueçaba, da diocese de Paranaguá, com a anuência do Revmo. bispo da diocese, encontro-me na maior ociosidade ministerial olhando o tempo passar, sofrendo pelo desejo de servir e da própria necessidade da Igreja que vê o enorme numero de católicos que se afastam buscando outras religiões, pelos jovens ausentes, pela urgencia de se ampliar a formação religiosa,  e com o impacto de uma desnecessária espera como um lutador idealista por Jesus Cristo e sua Igreja que mesmo consciente de que sozinho sou insuficiente, apesar dos meus já 71 anos de idade, poderei somar e alguma coisa ainda oferecer pelo Reino, embora não com tanto vigor como antes.
Agradeço a Deus pelo chamado. Agradeço quando o Pe. Anacleto, em nome da comunidade, afirmou ao bispo ordenante que eu fui considerado digno. Agradeço a minha família e a todos os que participaram e estimularam a minha  vocação e estiveram presentes na minha ordenação. Agradeço aos meus amigos e irmãos que acompanham o meu blog.
Confio em Dom João que já manifestou o sua intenção de me incardinar logo na diocese e que essa é a vontade de Deus, um anseio meu e dos católicos morretenses.  
Obrigado, Senhor.
Diac. Narelvi. 

Um comentário:

  1. Diac. Narelvi
    Acabo de ler a postagem sobre os seus 13 anos de diaconato. Quero felicitá-lo pelo que tem realizado e dizer que também desejo vê-lo na Paróquia de Morretes. É justo e merecido!
    Deus o abençoe, siga em frente
    Abraços
    Lurdes

    ResponderExcluir