Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de novembro de 2012

UM FIM DO MUNDO SEM MEDO



REFLEXÃO DOMINICAL
33º DTC – Ano B - 18.11.12
Dn 12, 1-3; Hb 10, 11-14; Mc 13, 24-32

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

         As leituras de Daniel e do Evangelho nos levam a uma visão apocalíptica, profética, isto é, ao futuro, e até tenebroso.
         Falam-nos de angustias, tribulações, escurecimento do sol,  numa lua sem brilho, pensamos até, no “fim do mundo”, levando alguns a pregarem o desespero, a derrota, quando, na verdade, somos chamados para uma vida sã  que leva à santidade.
         Sim, e o próprio Daniel fala numa esperança gloriosa na ressurreição da carne, isto é, daqueles “que dormem no pó da terra” despertando para a vida eterna. Refere-se, evidentemente, ao corpo e não a alma uma vez que a alma não dorme em razão da sua imortalidade e do julgamento particular imediato à morte corpórea.
         A moral das narrações bíblicas é no sentido de que o homem não deve se deixar levar pelo medo do “fim do mundo”, pelas fatalidades e desgraças como se fossem caminhos traçados para o homem percorrer até o final dos tempos.
         A certeza é de que “uns brilharão como o firmamento por toda a eternidade”  e “outros para o opróbrio”. Portanto, a questão é opcional do homem!
         O importante segundo Daniel, é que ensinemos aos homens o caminho da virtude. Os nossos sofrimentos devem nos conduzir a uma esperança num mundo melhor, a mantermos otimismo e confiança em Jesus de que “todos os males chegarão ao fim e um reino de justiça e paz está para surgir” já neste mundo.
         Viver bem o presente é a melhor sugestão. Fazer deste tempo de vida em que vivemos momentos de ternura, de respeito a Deus e ao próximo. Procurar converterem-se diariamente buscando na nossa religiosidade cristã a força necessária para uma vida santa aqui, agora, cuidando-se para o fim do mundo que um dia chegará para cada um com a morte quando, então, a nossa alma viverá em continuação, lá no Céu, aguardando a ressurreição do corpo.
         “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”, diz Jesus. Busquemos ouvi-las e fazer delas nosso método de vida.
         Ninguém sabe quando o fim do mundo acontecerá, mas como somos mortais podemos prever que a nossa presença nesta vida humana é temporária e curta o que nos convida para a busca do Sagrado e a alcançar a santidade por Jesus Cristo enquanto é tempo.
         São Paulo nos ajuda a concluir a reflexão lembrando que Cristo é o sumo sacerdote que com um único sacrifício apagou os nossos pecados passados e nos fortaleceu  contra os pecados futuros oferecendo perdão aos que se arrependem.
         Irmãos e irmãs. Deixem-se levar pela espiritualidade cristã que está em vocês desde o batismo, aproveitando a força do Espírito Santo, e todo o terror de um fim inglorioso desaparecerá. Confie em Jesus.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi       

Nenhum comentário:

Postar um comentário