Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 4 de setembro de 2011

VIGILÂNCIA E CORREÇÃO FRATERNA


Reflexão dominical – 23 DTC – Ano A - 04.09.2011
Ez 33,7-9; Rm 13,8-10; Mt 18,15-20

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Ezequiel nos situa num tempo em que os vigias colocavam-se a postos nas torres para proteger as pessoas ou o patrimônio, certamente que sob um comandante que impunha as regras. Exigia-se então, do vigia, atenção, habilidade e capacidade de discernimento, enfim, responsabilidade.
Portanto, dele dependia a segurança. Se falhasse, todos seriam atingidos e, certamente, ele castigado.
Aproveita-nos a leitura também e principalmente, para a nossa vida religiosa.
Todos devemos ser vigias ou profetas. Todos temos um comandante que nos dita  regras as quais devemos não apenas obedecer individualmente como também a levarmos adiante aos nossos irmãos. Esse comandante é DEUS!
Recebemos de Deus os Mandamentos e através das Sagradas Escrituras ouvimos a Sua voz. E por Jesus veio a Igreja que também nos ensina.
Portanto, temos a obrigação de saber o que Deus espera de cada um de nós.
Essa missão de vigia ou profeta nos encaminha a uma ação evangelizadora. Logo, não apenas para ser praticada por mim ou por você, mas por todos, motivo pelo qual somos igualmente responsáveis pela formação da conduta dos outros, afinal, pertencemos ao mesmo Corpo da Igreja.
Significa, meu irmão, que se soubermos que alguém (ímpio) se encontra com sua conduta desviada dos princípios morais ou religiosos, cumpre-nos adverti-lo. É o que o Senhor quer que o profeta faça inclusive expondo a leitura que se o pecador morrer sem que tenha sido advertido, a culpa será dele mesmo mas Deus cobrará de quem foi omisso. Por outro lado, se o pecador for advertido da sua conduta e não se arrepender, morrerá por sua própria culpa mas quem procurou orienta-lo terá a vida, isto é, será recompensado.

 São Paulo, em sua carta aos Romanos, está se referindo, em principio, às leis humanas da época de Nero, ou seja, dos direitos e obrigações entre o povo e o império. Devia ou não cumprir-se a lei diante das insatisfações?
Que resposta você daria?
Para formar uma convicção, o Apóstolo Paulo apresenta como parâmetro alguns mandamentos da Lei de Deus para resumi-las no maior dos mandamentos: “Amaras o teu próximo como a ti mesmo”, pois quem ama o próximo já esta cumprindo a lei porque não terá como errar.
         Portanto, até para as leis humanas o principio deve ser o mesmo: Essa lei trará benefício aos homens? Respeita a dignidade humana? É justa?
         Se a lei humana não corresponder, portanto, aos princípios morais, éticos ou de consciência a desobediência à lei passa a ser um direito. Cito como exemplo uma lei que permita o aborto para o cristão não deve ser obedecida, ou de cobranças de taxas extorsivas, no mínimo deve ser combatida.
         Conclui São Paulo afirmando: “o amor é o cumprimento da lei”. 

      Mas voltando a correção fraterna, São Mateus passa os ensinamentos de Jesus sobre a necessidade  de se corrigir o irmão quando peca contra você, apresentando um roteiro: primeiro conversar em particular, depois perante testemunhas, e por ultimo junto à Igreja.
A interpretação do texto manda que se compreenda como um esforço para que entre as pessoas exista harmonia e paz, e que as desavenças sejam superadas não somente pelo ânimo das partes na reconciliação, mas também com a ajuda dos irmãos em plena caridade fraterna, e intervenção da própria Igreja, sem escândalos, ultrajes ou exclusão.
Exprime ainda o Evangelho da importância do convívio entre as pessoas que quando reunidas em nome da amizade, do amor fraterno, e em nome de Jesus, Jesus estará presente no meio delas como Igreja.
 Assim, meus irmãos, o que Jesus espera de todos nós é uma convivência de amor e de paz. Não foi à toa que Ele, ao encontrar-se com os discípulos, no domingo, a sua primeira mensagem foi:
A paz esteja convosco!

Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi
  

Um comentário:

  1. Paz e Benção à você diácono e toda família.
    O teu Blog é uma verdadeira evangelização. Continue assim com esse espírito dinâmico e altruista de querer colaborar no crescimento espiritual das pessoas. Jesus muito se alegra com essa sua atitude. O Reino de Deus só terá sentido se empenharmos para o seu crescimento e difusão. Que o Espirito Santo o ilumine sempre.
    Abraços de Ivete Gualberto.

    ResponderExcluir