Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de setembro de 2011

QUAL O MOMENTO CERTO PARA A CONVERSÃO E SALVAÇÃO?

 25º DOMINGO Tempo Comum
Reflexão dominical – Ano A – 18.09.2011
Is 55,6-9; Fl 1,20c-24.27a ; Mt 20,1-16a
 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Na medida em que acreditamos em Deus acreditamos também na vida eterna. A morte é apenas um momento em nossa vida que nos conduz para essa eternidade.
Devemos lembrar que o pecado passou a existir contra a vontade de Deus, por leviandade do próprio homem. O bem e o mal são parceiros que se opõem entre si. Somos levados a acreditar, então, biblicamente, pelos ensinamentos do Magistério da Igreja Católica e logicamente, que existe o Céu para os justos, e o inferno para os que viram as costas a Deus, possibilidades reconhecidas por todas as igrejas cristãs. 
O inferno passou a ser, então, uma possibilidade real, uma preocupação sobre a expectativa da continuidade da vida após a morte. Mas Jesus trouxe e mostrou o caminho para a Salvação.
 A nossa inquietação provém muitas vezes da falta de fé, principalmente quando nos deixamos levar pela imaturidade cristã e/ou nos apegados ao materialismo, aos bens terrenos, passando a pensar como robôs humanos.
 Isaias, profeta de Deus, adverte que Deus é o nosso socorro.
Isto é, enquanto existir um mínimo de espiritualidade, de crença religiosa, ainda é tempo de recorrer e achar Deus porque sempre perto de nós está.
Não é somente pensando como homem que encontraremos as soluções para nossas aflições, pois o pensamento de Deus é diferente dos nossos pensamentos, nem os nossos caminhos iguais ao caminho do Senhor.
Assim, Deus esta acima de tudo, e quem O busca encontrará a paz tão almejada através do perdão e Salvação por Jesus Cristo.  
Em Jesus Cristo que é Deus, passamos a formar um só corpo místico e de amizade, tornando-nos companheiros inseparáveis a ponto de, como São Paulo, sentir o Cristo dentro de si, e a segurança da salvação eterna tão fortemente que a morte deixa de representar medo para se transformar em alegria pela oportunidade da união definitiva com Deus no Céu, ao que o Apóstolo chama de “lucro”. Não que a vida aqui não seja boa, pois ela é boa, sim, mas para quem consegue fazer deste momento o início da vida eterna que se prepara desde a nossa concepção, nascimento e crescimento compartilhando-a com a família, com os amigos e todos os que estão conosco, numa amizade tão profunda ao que São Paulo mostra-se atraído para os dois lados: continuar vivo, aqui na terra, juntos,  mas também com vontade de partir para o Céu para estar com Cristo e junto com os Santos do Céu.

E aqui, meus irmãos, aproveitemos do Evangelho de Jesus narrado por Mateus desta maravilhosa demonstração de igualdade de premiação na parábola do patrão.
O patrão contratou empregados pelo salário de uma moeda de prata por dia. Alguns contratou pela madrugada, outros às nove horas da manhã, outros ao meio dia, às três da tarde, e por ultimo às cinco da tarde.
         E assim foram encontradas pessoas desocupadas: “Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo”. A outras, disse: “Ide vós também para a minha vinha”.
         E no final da tarde, pagou a todos eles o mesmo preço combinado de uma moeda de prata.
         A gritaria foi geral!  Como pode? Uns trabalharam mais tempo do que os contratados por último e o senhor paga aos que permaneceram menos tempo trabalhando, o mesmo valor?
         E daí? diz o patrão. Eu quero compensar por igual a todos. 

         A Salvação é assim, meus irmãos. Não importa o quanto tempo o homem tenha permanecido em pecado. O que importa é que o Senhor Deus chama a todos para a salvação e espera pacientemente pela resposta. A pressa deve ser nossa.  O premio da Salvação é reservado até para aquele que no ultimo momento da sua vida sente a presença de Deus, acolhe Jesus no seu coração e arrependido dos pecados confessa e pede perdão.  Mas não neguemos que quem mais  cedo se converte, mais tempo vive  a experiência do Cristo e do Céu nesta terra. 
Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos pecadores,
R – Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!
Amanhã, 19, é dia de N. Sra. da Salette
Diác. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário