Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de agosto de 2011

VOCAÇÃO LEIGA. OS CATEQUISTAS.

 4º semana de agosto - 2011

Terminando as semanas vocacionais deste mês, lembramos os Catequistas e todos aqueles que, como leigos, disponibilizam parte de seus tempos para o serviço evangelizador.
Se, de um lado não existe Igreja sem bispos, presbíteros e diáconos, também de outro, nada terá sentido sem o grande Povo de Deus que os leigos representam.
A Igreja tem consciência de que, principalmente nos dias de hoje, precisa muito da dedicação leiga. Procura-se conscientizar, por exemplo, de que os cristãos não devem assistir as Missas e celebrações, mas participar.
E, felizmente, já vemos nas comunidades que homens, mulheres, jovens e crianças participam ativamente da vida eclesial. São nas pastorais, nos movimentos, nos conselhos pastorais, nos ministérios para leigos, nos grupos de jovens, nas catequeses e tantas outras atividades que destacamos a participação de pessoas dedicadas que repartem o seu tempo profissional e familiar com as tarefas de Deus.
Destaca-se, hoje, o catequista.
Quem de nós, na nossa infância, não foi encaminhado para as aulas de catequese?
Se a nossa educação em primeiro lugar deve ser ensinada pelos pais, o catequista ocupa um lugar muito especial na educação e formação religiosa.Graças a eles, a sementinha de Jesus semeada em casa é adubada, cuidada, segundo a Igreja de Cristo.
Chama-se a atenção para a grande responsabilidade catequética. Ninguém ensina o que não sabe, ou não acredita, ou não testemunha. Daí a necessidade de uma boa formação aos mestres da catequese que devem saber o necessário sobre a doutrina cristã católica, ou seja, a Bíblia, a Tradição e o Magistério sob a orientação diocesana, principalmente sobre a Missa (Eucaristia), os Sacramentos, a Liturgia, e porque não também familia e cidadania. E jamais deixar de participar de encontros de formação e debates sobre os sucessos e dificuldades que encontram.
Leigos. Forças vivas da Igreja. Parabéns a vocês catequistas e a todos os que são apaixonados por Cristo e sua Igreja e que juntos com seus bispos, padres e diáconos fazem dos seus trabalhos missionários um ideal de servir.
Parabéns.
Diác. Narelvi.

2 comentários:

  1. Narelvi
    Eu tive aulas de catecismo com o seu Fábio. Acho que muitos da nossa geração foram preparados para a 1ª comunhão por ele.
    Lembro que a gente rezava a Ave Maria em voz alta, quase cantando.
    Admiro muito essas pessoas que se doam parte ou inteiramente a Deus.
    Abraços
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Ligia,
    Eu também fui aluno de catecismo do prof. Fábio. Naquele tempo, o Prof. Fabio dava um cartão que contava como ponto pela frequencia. Conforme o numero de pontos, havia um premio. Um dos premios era uma peça em forma triangular que ele mesmo fabricava, com tres laminas de vidro e dentro, fragmentos de vidros de garrafas de diversas cores que, quando girado, formava lindas figuras geometricas.
    A casa onde moro está construida em terreno onde morava o seu Fabio e dona Aurora
    No Colegio Sagrado Coração, havia uma freira, Irmã Aurora que Belisa conhecia, filha do sr. Fabio e dona Aurora. Eu e Amelinha chegamos a nos relacionar por carta com a Ir. Aurora, que, bem velhinha, faleceu antes que pudessemos nos encontrar pessoalmente.
    Tempo bom!
    Abraços, Diac. Narelvi

    ResponderExcluir