Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 7 de agosto de 2011

A PRESENÇA DE DEUS


 (1Rs 19,9a. 11-13a; Rm 9, 1-5; Mt 14,22-23)
Reflexão Dominical - 19 DTC - 07.08.2011 - Ano A
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         Como você espera enxergar Deus?
         Sabemos da grandiosidade, da plenitude, da imensidão que é Deus. E isto muitas vezes nos leva a pensar que precisamos de chamados apoteóticos para recebe-Lo, como na citação do Primeiro Livro dos Reis: um vento impetuoso e forte, um terremoto, um fogo, eram os sinais que o profeta Elias esperava para a passagem de Deus. Esses sinais realmente aconteceram, mas Deus não estava neles. Mas de repente, depois desses fenômenos,  Elias ouviu o murmúrio de uma leve brisa, e foi neste momento que sentiu a presença de Deus e saindo da gruta colocou-se ao Seu dispor.
         Irmãos, Deus, porque é Deus, pode se fazer anunciar como quiser, inclusive através das grandes agitações da natureza. Entretanto  podemos sentir a presença de Deus no silencio, ouvindo a brisa do nosso coração e dos nossos sentimentos,  e isto certamente acontece quando nos entregamos ao recolhimento espiritual.
         Deus é assim. Nem sempre Ele quer barulhos ou eventos espetaculares para ser anunciado, preferindo a quietude e a mansidão dos humildes.


         São Paulo, na condição de judeu, sofria ao ver seus patrícios não aceitarem Jesus. E isso era um peso enorme que suportava com agonia porque a sua missão era anunciar Jesus e justamente nos seus irmãos sentia resistência. São Paulo queria alcançar a todos, faze-los conhecer a Deus em Jesus Cristo.
         Veja a que ponto chega Paulo afirmando que ele até preferia separar-se de Cristo se isso pudesse ser compensado com a conversão de todos os judeus.
         É uma realidade que todos os bons cristãos católicos sentem quando anunciando o Evangelho, testemunhando a sua religiosidade, exercendo serviços pastorais e até mesmo o ministério ordenado convivem com a realidade da rejeição dos amigos, familiares e por vezes de irmãos do ministério,  contratempos que devemos superar com nossas ações tomando atitudes fortes sim, porém sem nunca deixar de sentir a presença de Deus.


         Essa brisa de Deus Mateus nos narra no Evangelho de hoje colocando em destaque a fé de Pedro.
         Pela madrugada, Jesus sai da barca e caminhando sobre as águas, chega  à terra firme para conversar com seus discípulos. Um susto para eles. Mas Jesus acalma: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
         Pedro queria fazer como Jesus: caminhar sobre as águas. Jesus o encoraja. Pedro tenta e consegue, mas logo afunda e pede socorro. Jesus o salva estendendo a mão.
         A fé, meus irmãos, a fé é que nos mantém firmes com Deus. Sei que é difícil conseguir caminhar sobre as águas como Jesus Cristo,  mas podemos tentar viver essa fé em outras águas da vida na certeza de que, se nos faltar forças, a mão de Cristo estará sempre estendida para nos salvar. E não tenhamos constrangimento em ouvir a admoestação de Jesus: Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 
         A nossa fé está justamente na atitude de entrega à vontade de Deus seguindo os passos de Jesus e com a força do Espírito Santo. Por mais que nos afundemos uma vez ou outra, a insistência e resistência pela oração e demais praticas espirituais cristãs, nos Sacramentos,  e sobretudo quando olhamos para Jesus e proclamamos: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”, é que aprendemos a sentir a presença de Deus em nossas vidas.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário