Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 3 de julho de 2011

SUSTENTÁCULOS DA IGREJA: PEDRO E PAULO

 Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos
Reflexão dominical – Sustentáculos da Igreja
03/07/2011 - At 12,1-11; - 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19
   
            Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         São Pedro e São Paulo. Quem são eles? Dois santos! Talvez seja esta a sua resposta, exatamente correta. Dois santos que juntos com uma multidão de outros estão no Céu, vivendo a alegria dos justos.
         Entretanto, foram dois homens contemporâneos a Jesus que aceitaram a conversão para se dedicarem a uma vida de apostolado, Pedro companheiro das andanças de Jesus e Paulo, um convertido que não conheceu Jesus pessoalmente, mas que tinham o ideal comum de anunciar Jesus e foram os grandes responsáveis pelo inicio da Igreja.
         Nos Atos dos Apóstolos encontramos a indicação de sofrimentos pelos quais passaram os primeiros seguidores de Cristo. Perseguidos por Herodes Tiago foi morto à espada e Pedro levado à prisão.

         Aí já sentimos a força da oração quando o povo pedia a Deus por ele. Pedro escapa da prisão e reconhece que está intimamente ligado à missão de Jesus: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!".

         Paulo era fariseu e soldado que antes perseguia os cristãos. Após a Assunção de Jesus converteu-se ao cristianismo tornando-se o apostolo que levou o anuncio de Jesus para fora da Palestina, tornando Jesus universal.

         Um maravilhoso testemunho de confiança e de fé Paulo manifestou na sua carta a Timóteo: Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o  Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

        Pedro foi o escolhido por Jesus dentre os apóstolos  para ser o chefe da sua Igreja. No Evangelho de hoje já se percebe as virtudes de Pedro e a sua dignidade para assumir tão honrosa e responsável função. Jesus entrevista os discípulos mas foi Pedro quem lhe deu a melhor resposta: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".Respondendo, Jesus lhe disse:"Feliz es tu, Simão, filho de Jonas,porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.Eu te darei as chaves do Reino dos Céus tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

         É a garantia bíblica de que Jesus é o fundador da Igreja Católica e que Pedro foi o seu primeiro chefe, ou Papa.
        
         Em nossa reflexão, queremos pedir a Deus pela perseverança dos cristãos católicos apostólicos. Que cada um inspire-se em São Paulo para que possa, um dia, proclamar como ele que está pronto para receber a coroa da justiça certo de que combateu o bom combate. E com Pedro, a lição de que mesmo tendo sido fraco por algumas vezes, retomava sempre ao caminho da conversão cheio de plena confiança em Jesus Cristo, ao ponto de ter se tornado o primeiro Papa da Igreja. 

Pedro foi martirizado na cruz, porém com a cabeça para baixo porque se achava indigno de  morrer como o divino Mestre, e Paulo foi decapitado.

Uma leitura dos Atos 26 levara você a conhecer a defesa de Paulo.

Louvado seja N.S. Jesus cristo.
Diác. Narelvi

Um comentário:

  1. Parabéns pelo teu trabalho,reflexões muuuuuuito boas.
    Abraços
    Zeila

    ResponderExcluir