Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 10 de julho de 2011

SEJA UM SEMEADOR. SEJA COMO TERRA BOA.


Reflexão Dominical
15º. Domingo do Tempo Comum – Ano A - 10.07.2011
(Is 55,10-11; Rm 8, 18-23; Mt 13, 1-23)

O profeta Isaias, já no seu tempo, sabia levar ao povo a idéia de como aproveitar e viver as boas lições sobre do crescimento espiritual.
         Apesar de contarmos com a presença do Espírito Santo em nossas vidas desde o batismo quando começamos a sentir a presença de Deus, precisamos aprender dos proclamadores da Palavra a aperfeiçoar o nosso vinculo com o Criador.
         Isaias ensina que como a chuva desce para irrigar a terra fazendo germinar as sementes, assim também a palavra que sai da sua boca e da boca dos anunciadores de hoje, deve penetrar em nossos corações enchendo-nos de noticias maravilhosas sobre o Reino de Deus para produzir bons frutos.
         Muitas vezes ouvimos pais comentarem sobre a educação religiosa que deram a seus filhos, mas que, de repente, eles afastam-se da igreja e da doutrina para dar espaço às suas aventuras “da mocidade”.  A minha resposta é: O que você ensinou não foi em vão! Você ensinou e seus filhos aprenderam. E o que se aprende é como a água da chuva penetrada na terra no dizer do profeta Isaias. Num momento qualquer a semente germinará e seus filhos retomarão o caminho da fé e da Igreja em Cristo Jesus.

         São Paulo falando aos romanos já registra os sofrimentos do povo em sua época. Imagine então, as dificuldades de hoje quando a nossa sociedade encontra-se muito mais contaminada pelo pecado.
         Mesmo assim, devemos continuar colaborando para que os Filhos de Deus sejam revelados, sejam libertados da escravidão do pecado, deixem de ficar “gemendo como as dores de parto” e encontrem uma liberdade feliz em Deus.

Mateus narra uma das mais conhecidas parábolas de Jesus Cristo: A parábola do semeador. 
Jesus começou assim: Um semeador saiu para semear . . .
De inicio nos convencemos da necessidade de sair da nossa preguiça religiosa e partir para a evangelização.
         E narra Jesus as diversas situações que o semeador encontra:
         I) O semeador não se programa para a missão. Atira as sementes à beira do caminho, em qualquer lugar, portanto. Os pássaros vieram e comeram as sementes. Jesus mesmo deu a explicação: “São os que ouvem a palavra do reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado”.
II) Outras sementes caem em terreno pedregoso. Brotaram mas pelas frágeis raízes queimaram e secaram por falta de terra. Explicou Jesus: “É aquele que ouve a palavra e a recebe com alegria, mas que, por falta de raiz em si mesmo, desiste de tudo quando chegam as dificuldades faltando-lhe forças para se manter fiel à Palavra".
III) Outras sementes caíram no meio dos espinhos e foram sufocadas pelos espinhos. Explica Jesus, como sendo aquele que se deixa levar pelas preocupações deste mundo, a riqueza e ilusões e acaba não produzindo frutos.
IV) Por ultimo, cita as sementes que produziram bons frutos e explica como se tratando daquele que semeia em terra boa, ouve a palavra e a compreende.

O homem deve ser semeador e ao mesmo tempo ouvinte da Palavra de Deus. Você é um semeador? E dentre aqueles semeados, em qual das categorias você se encontra?
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário