Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 22 de janeiro de 2011

Não admitais divisões entre vós

Assim
Ou assim
3º DTC ANO A  23/01/11
(Is 8,23b-9,3; 1Cor 1,10-13.17;  Mt 4,12-23)
      O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz ...
     O profeta Isaias faz essa profecia 700 anos antes de Cristo, quando as tribos de Zabulon e Neftali ocupavam a Galileia, envoltas em situações difíceis politicamente e em guerras  como história quase que comum no Antigo Testamento.
     Fazendo, então, alusão à época, Isaias lança a sua profecia falando numa grande luz que brilharia e retiraria o povo do que ele chamou de "sombras da morte".
           Pois bem! Deixando a história à parte, a profecia projetava-se para muito mais tarde e essa Luz  cumpriu-se em Jesus Cristo com sua manifestação pública na Galiléia quando Zabulon e Nefatali, de há muito não se encontravam sob o jugo dos assírios. Foi com Jesus que a Luz brilhou sob a Palavra de Deus e começou a transformar o mundo diminuindo a escuridão da ignorância e do pecado mas que ainda caminha para que um dia, definitivamente, isto se complete.  
     Como se vê, o desamor entre os homens foi o que sempre gerou as trevas que levam ao pecado.
     São Paulo em sua carta aos Coríntios chama a atenção para que os homens vivam em harmonia, sem divisões.
    Lembra São Paulo do questionamento entre os Coríntios que se dividiam dizendo pertencerem uns a Paulo, outros a Apolo, ou de Cefas ou de Cristo. E pergunta: “Será que Cristo esta dividido?” E mais, desafia se alguns desses foi crucificado por amor a alguém ou em seus nomes foi batizados tal qual Cristo.
    Paulo quis, realmente, destacar que todos somos de Cristo e que devemos nos reunir juntos, em seu nome. Nada de divisão!
    E para que Cristo seja o principal, Paulo diz que veio pregar a boa nova, mas que a sua eloqüência não pode ser colocada em desfavor de Jesus Cristo que por ter morrido na cruz, por ser Deus e Salvador, ocupa sempre o primeiro lugar por seus próprios méritos.  
    No Evangelho a profecia de Isaias é destacada com Jesus indo morar em Cafarnaum, mar da Galiléia, território de Zabulon e Neftali para que o povo pagão pudesse receber a conversão e ver brilhar a verdadeira luz.
    A mensagem de Jesus é a conversão. O caminho para a Salvação é a conversão. Por isto disse: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
    E como fato histórico e bíblico que nos tranqüiliza, está a busca de Jesus dos seus mensageiros primeiros, os Apóstolos, que juntos constituíram a Igreja Católica, a mesma chamada por alguns de  "Igreja Primitiva".
    Dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, outros dois irmãos Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João foram os primeiros a serem chamados: “Segui-me”, disse Jesus. E largaram tudo, suas redes, seus trabalhos, para, em nome de Jesus,  dedicarem-se exclusivamente ao anuncio da Boa Nova a todos os povos.
    Jesus mostrou um único caminho, igual para todos. Devemos segui-lo. Mas o que vemos hoje não é algo parecido com o que Paulo questionou naquele tempo?
    A quem você, que se diz cristão,  pertence? A Martinho Lutero? Henrique IV, John Knor, John Smith,  Edir Macedo, Aimée Semple Mc Phersom, Davi Miranda, etc. etc. ou  a Jesus Cristo?
    Se somos todos Cristãos, e Jesus é o mesmo, como justificar tantos conflitos doutrinários?
    Afinal, não temos a mesma Luz? O mesmo Cristo? Então não deveríamos estar todos unidos numa só Fé?
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário