Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 15 de janeiro de 2011

Jesus é também vocação

II Domingo do Tempo Comum - Ano A - 16/01/2011
(Is 49,3.5-6; 1Cor 1,1-3; Jo 1,29-34)
     A história de Jesus contada em cada ano litúrgico nos encaminha ao sentido verdadeiro da religiosidade cristã que é a Salvação de todos por Jesus Cristo.
     Hoje as leituras nos remetem à vocação. Vocação é chamado.
     Na pessoa de Israel, cuja identidade é difícil saber, mais uma vez  aponta-se para a atitude de quem é servidor.
     Podemos entender Israel como imagem de toda a humanidade.
     Se vocação é chamado, não podemos dizer que Jesus foi “fruto de um chamado” pois sendo ele Deus, não chamaria a si próprio. 
     Portanto, a vocação que podemos atribuir a Jesus não tem o sentido de “chamado”,  mas de “missão”. Jesus é o próprio  Servo Fiel que veio para servir e não para ser servido, e que na cruz derrotou a morte e como dom de si mesmo trouxe a luz e a salvação para todos os povos.
     Segundo Isaias, não bastava ser servo. Precisava ir além, servir e transformar, e não somente os seus vizinhos próximos, mas a todos, de todos os cantos da terra.

     Já Paulo, era um vocacionado, chamado por Jesus para o serviço de Deus .
     Paulo foi chamado de Apóstolo porque sua missão era anunciar o Evangelho a todos os que ainda não conheciam o Cristo.
     Afinal, quem são os chamados? Somente os bispos, presbíteros, diáconos, e freiras?
     Absolutamente, não! Chamados são todos os batizados.
     São todos os católicos que não devem se limitar às Missas mas também viver e anunciar o Evangelho utilizando-se dos meios ao seu alcance: no trabalho, na família, na comunidade;  testemunhando com o bom exemplo da sua conduta moral, religiosa, familiar e social;  na Igreja participando dos movimentos e pastorais.
     E como missionário fazer parte da missão comum de todos os cristãos anunciando, evangelizando, e sobretudo, fazendo parte ativa do Plano de Deus que é a felicidade e a Salvação dos homens.
     Se cada católico corresponder  ao seu chamado, todos serão alcançados e evangelizados.
     Certamente que os chamados ao sacerdócio, aqui incluídos os diáconos, receberam de Jesus um chamado especial  que Sacramentalmente anunciam Jesus, agem in persona  Christi  e orientam os fiéis do seu reduto.  
     João Batista, também vocacionado, assumiu a sua missão destacando-se como grande profeta, e imagine com que alegria ele apontou para Jesus e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
     E maior ainda foi a alegria de João Batista ao testemunhar a manifestação do Espírito Santo quando afirmou lá no rio Jordão que Jesus era o Filho de Deus.
     Irmãos,  fazemos parte do Povo de Deus. Somos Católicos. Estamos na embarcação certa. Jesus é o nosso timoneiro, o nosso pastor, e também o Cordeiro que imolou-se a si mesmo na cruz em sacrifício por nós.
     Não custa nada a você, meu irmão, apropriar-se da vocação a que foi chamado por Jesus, e fazer uso do Dom Divino que recebeu gratuitamente de Deus colocando-se a serviço do Evangelho. Amém.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi


Subsídios:
Bíblia
Celebrando a Palavra, de Fernando Armellini - Ed, Ave Maria
Lecionário Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário