Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

ESTAMOS NO ADVENTO - 2020

 


 IRMÃOS E IRMÃS VAMOS REFLETIR SOBRE O ADVENTO:

        Advento quer dizer o que está para vir.  Um tempo de preparação para a vinda de Jesus.

        O Ano Litúrgico não coincide com o ano civil, pois inicia quatro domingos antes do Natal (novembro ou dezembro) com o Advento, e termina com a solenidade de Cristo Rei no último domingo do tempo comum, daí novamente o Advento.

Como se vê, o calendário litúrgico revela a trajetória de Jesus desde a sua concepção até a sua vitória como Deus e Rei do Universo, e toda a história da Salvação desde o Antigo Testamento, por anos litúrgicos que se dividem em ANO A, ANO B e ANO C.    Estamos no ANO B.  

        Mas o que nos aproveita o Advento? Qual o sentido do Advento?  

        Como falei, é um tempo de preparação e conversão a que somos chamados por Jesus através das celebrações litúrgicas e leituras bíblicas reservadas para o Advento

Isaias no cap. 63 v. 19 profetizava a vinda do Senhor Jesus e como uma poesia já declamava: Ah! Se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti”.   Referia-se àquele que como bom oleiro viria para amoldar as nossas vidas segundo os seus divinos critérios.

        Então como uma recapitulação do passado somos convidados a no presente, preparar nossas vidas segundo a vontade de Deus, e isso enquanto estamos vivos e fortalecidos pela graça divina pois que, segundo o Evangelho em Mt 25,13, Jesus veio para nos salvar contudo precisamos estar vigilantes para a prestação de contas diante do Senhor.

 

Por isso Jesus diz:  Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer (Mc. 13,33-37).

 

        Isaias já profetizava sobre uma voz gritando para preparar o caminho do senhor, endireitar as estradas, nivelar os vales, enfim, preparar tudo para a vinda do Salvador e João é esse que anuncia a vinda de Jesus conforme o Evangelho de Jo 1,23 pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados.

 

Irmãos e irmãs.  Temos quatro semanas de oportunidades para preparação do Natal de Jesus.

 

        O Advento nos alerta, então, para esse cuidado e atenção a fim de que estejamos prontos para a vinda do Senhor sem os riscos das desatenções que nos afastam dos compromissos com nossos deveres materiais, religiosos e espirituais e nos colocam no emaranhado do pecado.

 

        As homilias em todas as Missas e celebrações da Palavra neste tempo do Advento são dirigidas a todos, indistintamente.

 

Sabemos dos obstáculos criados pela pandemia do Covid 19 que limitou a participação presencial dos fiéis das Missas e Cultos católicos nas Igrejas.

 

        Contudo lembremo-nos que Igreja é também a nossa casa, e assim pela internet e outros meios podemos participar das celebrações e ouvir dos nossos pregadores   a exemplo de São João e em nome do Senhor Jesus   a exortação para a conversão para uma nova vida valorizada na família e na sociedade como verdadeiros cristãos e exemplares católicos.

 

A cor roxa do tempo do advento não deve representar peso ou sacrifício, mas alegria e esperança de um tempo melhor porque Jesus é a nossa força.   

 

Você meu irmão, seja uma voz na sua casa, na sua paroquia, na sua diocese, mandando preparar o caminho para a vinda do Senhor

 

Meu Deus, compadecei-Vos de mim pecador!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário