Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

ANO NOVO - 3º TEMA. 2020-2021

 

 Ano 2020 para o 2021. Quem estabeleceu essa contagem? Idade do planeta terra ou idade de Jesus? Para Deus o tempo não conta. Ontem, hoje, o futuro, para o Criador é um tempo só. Deus não tem idade. Ele é eterno.

 Nos fala a Sagrada Escritura em Gn 1, 1-31 e 2, 1-4 que Deus criou os céus e a terra materializando o universo e aos poucos foi-lhes organizando tão perfeitamente para a gloria dos homens. E não de uma vez só que o escritor da bíblia inspirado pelo Criador preferiu dividir em etapas: 1º dia, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º dia não necessariamente de 24 horas por que, como disse, Deus não se preocupou com marcação do tempo. Para cada uma dessas fases da criação Deus olhava, admirava e afirmava QUE TUDO ERA MUITO BOM.

 Ainda no 6º dia, chegou o momento então de concluir sua obra criando o que Ele mais desejava, o HOMEM e a MULHER e mais uma vez admirando a sua criação no conjunto chancelou: TUDO ERA MUITO BOM. Tudo perfeito. E tudo foi entregue ao cuidado do HOMEM e o abençoou para formar uma família e multiplicar sua descendência, reinar sobre toda a natureza e criaturas. E na última etapa ou 7º dia, Deus descansou do seu trabalho e abençoou e consagrou o 7º dia por representar toda a obra da Criação.

             A eternidade é o tempo de Deus. Porém, para a humanidade em algum momento deste mundo o tempo passou a ser contado e criados os calendários. Em Eclesiastes 3, o Senhor nos ensina que existe um tempo para cada coisa: para nascer, morrer, plantar, colher, falar ou calar, enfim, todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo.

             Para nós no Brasil e grande parte do mundo o calendário oficial surgiu com o Papa Gregório 13, conhecido como calendário gregoriano, iniciando a contar do nascimento de Jesus Cristo. E aqui estamos no ano 2020 já pertinho de 2021 a ser comemorado desta vez com as limitações materiais da pandemia da Covid mas sem, contudo, nos afastar da reflexão da criação do mundo e do ano novo.

             Façamos como Deus fez; Olhemos para cada passo da nossa vida desde tenra idade.  Deixemos por um momento que nossa mente visualize como num filme toda a nossa trajetória. Temos consciência de que com relação a Deus Ele viu que tudo o que fizera foi muito bem feito, diferente de nós que tropeçamos nas nossas fragilidades e sentimos que nem tudo o que fizemos foi bom.

             Contudo, isso não exclui as coisas boas que fizemos ou participamos. O que não foi bom, que fique para traz e as nossas boas ações sejam lembradas e fortalecidas para o novo ano que vai entrar.

             Não nos esqueçamos que Deus nosso Senhor, ao abençoar e consagrar todas as suas criaturas, abençoou e consagrou a cada um de nós até hoje e assim continuará em todos os dias da nossa vida.   

             Que seja hoje não o 7º dia da criação, mas último dia do ano de 2020 para uma boa reflexão e agradecimento ao Senhor rendendo-Lhe graças por tudo o que alcançamos, e colocando nossos propósitos de vida segundo a vontade de Deus pois nós a Ele pertencemos, e como momento de sentimento lembremos sem desanimo dos nossos entes queridos que mudaram-se daqui para a Eternidade junto ao Criador e estão colhendo os frutos da vitória em Cristo Jesus.

              Que o Senhor Deus da vida conceda paz a todos vocês.

 Irmãos e irmãos, tenham um feliz e abençoado ano novo 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário