Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

COMO SE COMPORTAR NA IGREJA. RESPEITO É BOM E JESUS QUER.



Inspirado num comentário sobre recomendações de um pároco aos seus fiéis para a participação da Santa Missa, resolvi apoiar e reforçar conforme penso, a Igreja quer e Jesus merece.

Houve um tempo em que os fiéis deixavam para usar suas melhores roupas na missa de domingo. E acabou virando um luxo que constrangia os fieis mais simples e pobres.

Felizmente isso foi mudando e hoje a Igreja Católica continua sendo boa acolhedora, mas sem sugerir figurino ou uniforme, afinal, devemos nos adequar aos costumes modernos e outras circunstanciais que poderão ser levadas em conta.

Entretanto, com o extremismo exagerado principalmente dos brasileiros, vem o abuso. Certamente que não deveria ser necessário ensinar ou chamar à atenção, contudo se deixar as coisas por conta vira um Deus nos acuda. 

A Missa não é um momento de encontro social, um local de passeio, mas acima de tudo um ritual celebrada pelo próprio Jesus,  onde acontece a Eucaristia, o memorial da Páscoa de Cristo, atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na Liturgia da Igreja que é o corpo de Cristo (CIC § 1362). Na Missa torna atual o momento do calvário, o sacrifício de Cristo na cruz por nós e nos leva a alegria da ressurreição. Portanto, MISSA não é o culto nem protestante nem mesmo o católico (celebração da Palavra), mas o ápice insubstituível da Igreja Católica em comunhão com Cristo.  

Em assim sendo, impõe-se que haja RESPEITO em todos os sentidos. No que se refere ao traje ninguém proíbe o razoável, mas devem existir restrições àqueles que mais expõem o corpo do que o protege provocando até constrangimentos nas pessoas. E alguns se dirigem assim no momento mais sublime da Missa que é o da Santa Comunhão. É Jesus que está ali na Eucaristia, vivo, real, presente. Outros caminham na fila de comunhão rindo, mascando chicletes, acenando para seus conhecidos.

E os celulares? Desrespeitosamente aproveitam para durante a Missa fazer uso do celular, sem falar no irritante e estridente som que contrasta com o silencio celestial do ambiente perturbando a concentração dos fieis. 
  
Tem razão sim os responsáveis pela liturgia ao recomendarem o uso de vestes adequadas e comportamento cerimonioso, e proibir o uso de celulares, pois A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro”, 

Como disse Jesus: “A minha casa é casa de oração!”. 
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário