Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 17 de setembro de 2017

A MEDIDA DO PERDÃO.




As leituras bíblicas de hoje levam a pratica do amor e do perdão.


Será difícil perdoar? Penso que sim, penso que não. Depende da formação que cada um tem intelectualmente e religiosamente, enfim, do seu estado de espírito.


Mas com toda a certeza o perdão sempre vence as nossas resistências. O primeiro Mandamento da Lei de Deus é que regula digamos assim, a ação de perdoar.



Afinal, como ensina São Paulo, se nascemos ou morremos é para o Senhor, pois que nossa vida e porque somos criaturas de Deus não nos pertence, mas ao Criador de onde viemos e para onde voltaremos.

O exercício do perdão exige compreensão e fidelidade ao Senhor em Jesus Cristo que respondendo a Pedro não limita as vezes em que devemos perdoar. Setenta vezes sete significa tantas vezes quantas foram necessárias, isto é, sempre.


Isso não significa, por exemplo, tornar imunes as atitudes ofensivas à nossa pessoa. A “César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22,21) nos lembra de que devemos odiar o pecado, mas amar o pecador. O perdão é atitude pessoal, do intimo do coração, que nos faz bem e propicia ao ofensor a faculdade do arrependimento, da conversão, da busca de uma nova vida comportamental sadia diante de Deus e dos irmãos.


Entretanto, dependendo da gravidade da ofensa não retira do ofendido a busca do reparo pela justiça humana. Por exemplo, um assassinato, assalto, corrupção, estupros e outros delitos podem os agentes receber o perdão (gesto difícil, mas não impossível), mas não o exime dos procedimentos judiciais. 


Apesar dos parênteses acima, o que Jesus pregou e espera é que  seus seguidores compreendam de que em qualquer circunstância sem limitação de vezes, seja concedido o perdão inclusive porque segundo o evangelho de hoje, aquele que recebe o perdão de seu ofensor, mas não sabe perdoar àquele que o ofendeu receberá do Pai que está nos céus o mesmo tratamento. 


“Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”,
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário