Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 17 de setembro de 2016

ELEIÇÕES! QUEM ERRA MAIS, OS CANDIDATOS OU OS ELEITORES





ELEIÇÕES!

Quem erra mais, os candidatos ou os eleitores.

Dr. Narelvi


        Para não magoar, desde já ressalvo: nem todos os candidatos e nem  todos os eleitores erram ou são maldosos. Agora sim posso expor meu ponto de vista.
        Sempre entendi que todos têm direito de crescer, evoluir, “nivelar por cima”, possuir um bom padrão de vida em todos os sentidos. Mas em nosso mundo ainda estamos longe de conseguir embora Jesus tenha dado muito bem a receita. Veja, por exemplo, a situação dos pobres que nunca faltarão na terra (Dt 15,11; Mt 26,11; Mc 14,7), e por analogia os intelectuais, os analfabetos, os ignorantes, e um composto todo de perfeições e imperfeições.   Mas isso não nos isenta do dever de contribuirmos para que todos busquem o aperfeiçoamento.
        Assim é certo que encontramos tanta gente vivendo na cegueira da ignorância e incompetência e não querem sair dela. E como o assunto agora é politica, e na democracia todos têm os mesmos direitos e deveres, misturam-se os cenários dos cidadãos altos e baixos ainda em banho-maria passando por uma depuração.
        Não bastam as CPIs e ações judiciais que pegam uns e deixam escapar outros. Precisamos de um amadurecimento cívico, cultural, moral em todos, candidatos e eleitores, para que gerem novas lideranças politicas e não façam da democracia um rótulo, mas um ideal, sem desconsiderar aqueles que vêm demonstrando capacidade e honestidade, portanto, merecedores da permanência na vida pública e recondução ao cargo enquanto a reeleição é possível.
        A verdade é que os péssimos governantes foram escolhidos pelo povo “democraticamente”. É injustificável v.g, a revolta contra Temer se ele foi eleito junto com Dilma, logo, com o mesmo numero de votos dados pelos mesmos votantes.
        Escolher os candidatos no cenário federal ou estadual reconheço, não é tarefa fácil porque não são, digamos assim, íntimos. Contudo, escolher prefeitos e vereadores de nossos municípios é mais fácil já eles fazem parte dos nossos convívios.
        Portanto, é um bom começo para o exercício da democracia como primeiro passo, a seleção dos melhores para dirigirem a comunidade em que vivemos. Não podemos negar a falta de qualificação de alguns que concorrem e são eleitos. Essa escolha mal feita tem feito com que homens e mulheres de excelentes propósitos, formações intelectuais, morais, cívicas, politizados, desestimulem-se e afastem-se das disputas eleitorais.
        É preciso que se eduquem os eleitores e conscientizem os candidatos, que  bom não é aquele que presenteia com bola de futebol, que participa de rodadas em bares, que paga contas de água e de luz, que adota o populismo, que fornece cestas básicas e outras formas de assistencialismo que é da responsabilidade do Estado, nem pode o eleitor estranhar visitas domiciliares de candidatos somente em tempo de eleição porque isso faz parte do sistema de angariação de votos como uma excepcionalidade correta e agradável aos visitados. E ainda encontramos eleitores desinformados e despreparados que se infiltram nos sites de relacionamentos idôneos para exporem suas enfadonhas e ofensivas opiniões.
        A democracia é o melhor dos regimes políticos, mas depende muito do amadurecimento das pessoas que devem ser ensinadas nas famílias e fundamentalmente nos currículos escolares desde a infância.
        Analise se você confiaria a administração da sua empresa particular, a orientação da sua casa ou família, dos seus negócios, ao candidato que se apresenta. Se não, como poderá essa pessoa administrar  o Município, Estado ou a União?
        Para vergonha dos brasileiros, mas ao mesmo tempo estado de ânimo por um futuro melhor, observe as quadrilhas de pessoas e partidos políticos prestando contas à Justiça pelas roubalheiras aninhadas principalmente nas esferas estaduais e federais.  
        Agora é a hora do Executivo e do Legislativo Municipal. Não é difícil escolher, pois contamos com muitos candidatos confiáveis, por isso, pense no melhor para Morretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário