Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de outubro de 2015

SERVIR OU SER SERVIDO. 18.10.15


REFLEXÃO DOMINICAL
Is 53,10-11; II Heb 4,14-16; Mc 10,35-45
29º DTC - Ano B - 18.10.2015
SERVIR OU SER SERVIDO

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Isaias.
Isaias nos leva a refletir sobre o sofrimento.
Primeiro Deus não escalou o homem para sofrer, nem o predestinou a ser pobre ou rico, a sentir dores, a sofrer esta ou aquela enfermidade, a morrer por consequência de acidente ou morte natural, a humilhações, desgostos, perseguições...  Essas coisas acontecem desde que nossos primeiros pais desobedeceram a Deus. Portanto, tornou-se algo natural na nossa vida, embora para uns com mais intensidade, para outros, menos.
Entretanto, uma coisa nos parece bem certo: o sofrimento sempre leva a uma reflexão. Para aquele que tem fé, que é crente, que reconhece que apesar de tudo Deus tem preparado uma eternidade compensatória de paz e felicidade na vida depois da morte, e porque não reconhecer, já nesta vida, é uma oportunidade para transformação do modo de viver para uma experiência melhor.
Quanto testemunho tem-se visto de pessoas que depois de passarem por situações traumatizantes em sua vida confessam a experiência e proclamam o animo de transformar seus costumes em atitudes e ações comunitárias mais concretas e benéficas em favor de si mesmo e dos irmãos, a ter um novo rumo mais religioso, mais profundamente ligado a Deus. E realmente, passado ou não o sofrimento, a partir desse momento o sentido da vida passa a ser mais bem assimilado, melhor compreendido. O mundo passa a ser visto como presente do Criador para uma passagem rápida em direção à eternidade a ser preenchida por boas obras.
Certamente que a tudo tentamos entender mas nem sempre conseguimos porque os valores de Deus e os valores dos homens são diferentes. Por isso que na logica dos homens, muitas vezes fica difícil aceitar. Confiando então em Deus os sofrimentos como peso serão mais suportáveis.
São Paulo.
Aliás, São Paulo aponta Jesus, Filho de Deus, como sumo sacerdote, motivo pelo qual nada pode abalar a rotina da vida terrestre nem nossa fé. Como sumo sacerdote está atendo a tudo o que acontece com os homens protegendo-os nos momentos de fraqueza.
E apropriadamente lembra que o próprio Cristo passou por momentos cruéis enquanto homem passando pelo calvário com sua paixão e morte na cruz, mas que no final venceu e com ele vencemos também.
Evangelho.
Fecha a reflexão de hoje mostrando que de tudo o que se pode tirar da vida, a virtude está em servir.
Tiago e João, curiosos sobre o futuro eterno, pediram a Jesus que lhes reservasse um lugar ao lado de Jesus no Céu.
Jesus então deu uma resposta que serve a todos nós.  Podemos e devemos fazer aqui tudo o que Jesus fez e ensinou. Contudo, certas honrarias não nos cabem pedir ou conhecer. Citou como exemplo os chefes das nações e os grandes que impõem aos seus subordinados suas forças e subserviência.
Errado domínio! Como os apóstolos e discípulos, todos os crentes cristãos devem se espelhar em Jesus Cristo que veio a este mundo não para ser servido, mas para servir.
Não importa a função que ocupemos, seja de chefia, administrativa, ou como autônomo, se quiser ser grande aos olhos de Deus e do próprio homem, deve ter sua conduta norteada pela simplicidade e humildade, encarar que a virtude está em servir, principio, aliás, que é inerente à criatura humana pelo próprio principio do amor, da fraternidade e da própria vida em comunidade.
Muitas vezes procuramos Deus. Onde estará?
No rosto daqueles a quem servimos, nos pequenos gestos que dão esperança e que enchem o coração de paz, principalmente nas pessoas humildes, aí veremos Deus.  
Jesus, manso e humilde de coração, fazei
os nossos corações semelhantes ao vosso.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário