Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 4 de outubro de 2015

INSTITUIÇÃO DO MATRIMÔNIO. O QUE DEUS UNIU ... E O DIVÓRCIO?

REFLEXÃO DOMINICAL
27º DTC - Ano B – 4.10.15
Gn 2,18-24;  Hb 2,9-11; Mc 10,2-16
Instituição do matrimônio. O que Deus uniu.... E o divórcio?

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Um tema espinhoso para nossos tempos.
Mas conforme diz a Sagrada Escritura que traduz os ensinamentos de Deus no AT e NT, São Paulo quando escreveu aos Hebreus, Jesus nos é revelado como aquele que provou a morte por nós, sofreu para nos santificar. E ainda ensina que como Jesus é o Santificador nós somos os Santificados. E como tanto Jesus como nós somos descendentes do mesmo Deus, Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos.
Logo, somos todos irmãos em Cristo, tendo Cristo por Salvador o que nos dá o honroso titulo de Cristãos.
Pois bem. Aqui entramos no assunto matrimônio.
Alguns querem transformar o casamento num acasalamento, “sem papeis,” dizem. E acabam também sem as bênçãos de Deus pelo Sacramento do Matrimônio.
É bom lembrar que o casamento não é criação da sociedade humana através de legislações civis ou decisões de Tribunais. CASAMENTO É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA DE UM HOMEM E UMA MULHER.
Portanto, antes das leis humanas regia o casamento a Lei de Deus. No Brasil o Decreto nº 181 de janeiro de 1890 instituiu o casamento civil a vigorar partir de 24 de maio de 1890[1]. Na Europa o casamento civil chegou no século XVIII[2].
 Antes disso, somente os casamentos celebrados pela Igreja Católica eram reconhecidos como legítimos para todos os efeitos.
A Igreja Católica celebrava então o casamento religioso seguindo o que diz em Gn 2,18-24, como primeira Igreja Cristã do mundo, depositária e seguidora dos Apóstolos e das Sagradas Escrituras.
Logo, todos os nossos antepassados foram casados no religioso católico e deles nos descendemos.
Por isso o matrimônio é indissolúvel: Gn. “23 E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque foi tirada do homem”. 24 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. E Mt 19,6: Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe". É o 7º Sacramento.
Mas e o divórcio?
Na Bíblia fala e Jesus justifica: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 9 portanto, o que Deus uniu o homem não separe!' (Mc 10).
Sem duvida foi uma exceção à regra conforme os versículos 6-9.
Mas sem aprofundar no assunto, em determinados casos mesmo hoje o divórcio é aceito na religião sem constituir falta moral, em determinadas situações segundo o CDC[3] e CIC[4], quando for a única maneira possível de garantir direitos legítimos, exemplo defesa dos filhos, maus tratos domésticos, etc.
Porém, uma vez divorciados não podem casar novamente com outro sob pena de cometer adultério.
É certo também, que em qualquer caso se divórcio que ocorrer, o divorciado mesmo não podendo participar de certos sacramentos como confissão, eucaristia, e algumas funções na Igreja, não deve jamais abandonar a fé, a religiosidade, a frequência à Igreja e as Missas, e fazer sua confissão espiritual, pois Deus é misericordioso e saberá te ouvir e julgar. A Igreja acolhe os divorciados.
Aproveito agora para falar como advogado acostumado a ouvir queixas de casais e divorciados. A vida de separados é muito difícil. Tudo se complica financeiramente, socialmente, familiarmente. Os filhos são os que mais sofrem.
A experiência me diz que é preferível suportar as desavenças desde que não ultrapassem os limites do suportável, e tudo fazer para que não aconteça a separação. Diálogo, oração, perdão, renúncia, direção espiritual, encontros e reuniões de formação na Igreja ajudam muito a discernir e superar.
A família (homem, mulher e filhos) é uma dádiva de Deus e merece ser unida e plenamente vivida.
Sempre, sempre, confiar na Misericórdia Divina.
Dc Narelvi




[1] Fonte:  http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/01/historia-do-casamento-civil-no-brasil-acompanha-mudancas-da-familia.html
[2] Fonte: http://inovaglttb.blogspot.com.br/2005/07/de-onde-vem-o-casamento-civil-quem-e.html
[3] Código de Direito Canônico
[4] Catecismo da Igreja Católica

2 comentários:

  1. Boa , paz e bem! Acompanhado seu blog, muito timidamente ainda, vi trechos do seu livro Estou em vias da ordenação diaconal em Salvador e quero adquirir para utilização com os jovens que acompanho. Aguardo instruções.. Salve Maria, louvado seja Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Marcelo.
      Desculpe o atraso.
      Não tenho o livro em livraria, mas ele está todo no blog de onde creio que você poderá quem sabe baixar ou copiar.
      MAS SE VOCÊ ME ENVIAR SEU ENDEREÇO PODEREI ENVIAR PELO CORREIO UM EXEMPLAR GRATUITO. Pode usar meus emails: diacononarelvi@oi.com.br ou advmalucelli@oi.com.br
      Feliz 2016 e parabéns pelo seu trabalho e futuro diaconato.

      Excluir