Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 25 de outubro de 2015

O QUE VOCÊ PEDIRIA A DEUS? 25.10.15

REFLEXÃO DOMINICAL

30º D.T.C – Ano B – 25.10.2015
Jr 31,7-9;  Hb 5,1-6;  Mc 10,46-52
O QUE VOCÊ PEDIRIA A JESUS?

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Jeremias.
        A narrativa de Jeremias se passou entre os anos 650 a 586 aC quando testemunhou um dos momentos mais dramáticos da caminhada da historia de Israel quando o povo parecia sem liberdade e sem expectativa melhor de vida. Contudo, Deus estava presente e preocupava-se com eles. Queria conduzi-los pela mão e com amor de pai leva-los para uma vida plena
Por isso o chamado para a alegria, por Jacó e pela nação. Tocai, cantai e dizei “SALVA, SENHOR, TEU POVO, O RESTO DE ISRAEL”.
O Senhor assegura que acolherá os cegos, aleijados, grávidas isto é, todos, e que mesmo que cheguem entre lagrimas, o Senhor os acolherá com preces e alegria e os conduzirá para um lugar seguro.
        O Povo de Deus hoje não é mais somente Israel, mas todas as nações do mundo. E nós fazemos parte dessa enorme comunidade. E mesmo numa proporção bem menor passamos por dificuldades e muitas vezes não enxergamos nenhuma luz para iluminar nossos caminhos. E desesperamos!
        É preciso então que nos lembremos ou que alguém nos faça lembrar de que Deus é infinitamente bom e está bem junto de cada um estendendo sua mão e como luz guiando nossos passos. Nesse momento de encontro com Deus, o convite é para a alegria porque o calor amoroso do Senhor nos colocará a salvos assim como a todos os homens deste mundo.
  
São Paulo.
O apóstolo São Paulo falando aos hebreus faz ecoar seus ensinamentos ao mundo todo.
Para nós crentes cristãos, não vemos separação entre o Senhor do AT e o JESUS contemporâneo porque é o mesmo DEUS.
Agora, por Jesus Cristo, encontramos muito mais fortemente a luz que faltava aos povos antigos. Jesus é o sumo sacerdote que dirige e celebra todas as ações da humanidade.
São Paulo nos fornece ainda uma catequese que todos os católicos deviam saber: Temos os nossos sacerdotes a quem chamamos de presbíteros ou padres. Porém, o sacerdócio por excelência é exercido pelo próprio Cristo. Esses devem estar revestidos de imensas graças para exercerem seus ministérios em favor dos homens nas coisas de Deus, esforçarem-se para que os pecados sejam dissipados da face da terra. O exercício do sacerdócio pelos homens deve ser nutrido pelo amor, pela caridade, pela compaixão para que os sofridos possam chegar à conversão e ter uma vida digna e repleta de santidade.
Aqui irmãos, não posso deixar de aproveitar dos vv. 4-5 para advertir que a ninguém é permitido atribuir para si a honra do sacerdócio senão aos que foram chamados por Deus.
Destarte, para o exercício do ministério episcopal, presbiteral e diaconal, além do verdadeiro chamado de Jesus é preciso que o vocacionado ore bastante e submeta-se ao arbítrio da Igreja (católica) para que, sob as luzes do Espírito Santo, possa ele ver concretizado o chamado e receba o Sacramento da Ordem que é ministrado pelo bispo imprimindo no candidato um caráter que fica impregnado no íntimo do homem que dele jamais será removido.
É o ministério ordenado que classifica o vocacionado para o exercício do sacerdócio que nasceu pessoalmente de Jesus quando ordenou seus apóstolos e estes os presbíteros e diáconos.
Portanto, a validade do sacerdócio tem sua confirmação somente na Igreja Católica e pela sucessão apostólica.
Significa irmãos, e respeitosamente me refiro que ninguém fora da Igreja Católica pode autodenominar-se bispo, presbítero ou diácono, por faltar-lhes a presença viva de um ordenante que seja sucessor legitimo de Jesus Cristo e dos Apóstolos.   
E assim mesmo, o sumo sacerdote sempre é e será Jesus Cristo, o único e principal celebrante em nome de quem exercemos nossos ministérios. Logo, quando se celebra a Santa Missa e os Sacramentos, na verdade é Jesus quem celebra usando da pessoa física do bispo, padre ou diácono para expressar ou visualizar sua ação celebrativa.

Evangelho:
No Evangelho narrado por São Marcos nos ensina o quanto é importante ter fé, não se deixar abalar pelos infortúnios que atingem nossas vidas.
Bartimeu, cego e mendigo, portanto, portador de imenso sofrimento, bastou ouvir falar na presença de Jesus e começou a gritar pelo seu nome e a suplicar: “JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!”. Mesmo barrado pelos que estavam juntos, insistia na suplica até que Jesus mandou chama-lo.
E Bartimeu, ouvindo o recado CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA, jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.  Aproximando-se Jesus pergunta: “O QUE QUERES QUE EU FAÇA?”. “QUE EU VEJA!”, pediu. E Jesus imediatamente o curou.
Irmãos e irmãs.
Jesus curava os enfermos, disto não temos dúvida. Porém, as Sagradas Escrituras não se destinam a revelações de milagres de curas físicas, mas tem um propósito bem mais profundo, que é a cura da alma, a conversão das pessoas para que sejam levadas à salvação como meio de viver a eternidade com Deus.   
Bartimeu foi curado, sim. Mas algo mais profundo deve ser destacado para a nossa espiritualidade.
A cegueira e a pobreza físicas de Bartimeu devem ser comparadas com a cegueira e pobreza espiritual dos homens.
Pode ser que Bartimeu estivesse acostumado a esse tipo  de vida. Mas bastou saber que alguém poderia muda-la para melhor, despertou-se e passou a pedir ajuda em Jesus. E quando é chamado, atira longe sua manta como quem quer se despojar da vida antiga, pecaminosa, das lembranças do mal e ter uma vida nova digna e santa. Suplica e é atendido. Mostra sua fé e pela fé foi curado.
De certa forma irmãos, também somos como Bartimeu. Se estivermos enfermos fisicamente, Jesus de alguma maneira saberá como curar ou confortar.  Mas se nossa enfermidade está na alma, ferida pelas dores do pecado, da fragilidade, da debilidade, devemos ouvir a voz de Deus, orar e insistentemente repetir para Jesus nos escute e nos mande chamar e pedir.
Bartimeu queria ver. E você, meu irmão, qual será o seu sofrimento físico, religioso e espiritual? O que você gostaria de pedir a Jesus?
Busque a fé que está dentro de você e que de graça recebeu de Deus no batismo, tome coragem, levante-se desse chão e olhe e escute Jesus com a certeza de que você também ouvirá: “VAI, MEU IRMÃO, TUA FÉ TE CUROU”.
Amém.

Dc  Narelvi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário