Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 10 de agosto de 2014

QUEM É DEUS PRA VOCê?


                                                        REFLEXÃO DOMINICAL

19º DTC – ANO A – 10.08.14

1ª Leitura: 1Rs 19,9a.11-13

QUEM É DEUS PRA VOCÊ?



Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

“A história relata uma época, anos 873-853 aC, em Israel, reinado de Acab. Deuses estrangeiros passaram a ser adorados em muitos lugares sagrados, levando o próprio rei a adorar Baal e Asserá.


Acab chega a abrir Israel para outras nações com objetivos culturais e comerciais, que traria também influência religiosa,  o que não agradou a círculos religiosos de Israel. Jezabel, mulher de Acab promete matar Elias que foge em direção ao monte Horeb/Sinai (cf. 1 Re 19,1-8).” [1]


É aí que o nosso texto nos situa. O desafio de hoje é responder a esta pergunta: Quem é Deus pra você? Quantas e quantas vezes somos tentados a duvidar de Deus, afinal, quem é Ele?


Deus não é uma coisa, um objeto, que com um simples apalpar ou observação visual torna-o evidente. Nenhuma ciência conseguiu detectar a presença de Deus. Portanto, pela ciência ou pelos nossos sentidos, podemos chegar à idéia de Deus, mas não a certeza da sua existência.


Deus a gente não vê concretamente, mas O sente espiritualmente. A sua existência, o crente sente na busca do sobrenatural, pelo anseio que temos em descobrir a nossa própria origem, a nossa morte, o que acontecerá depois dela. Olhando para o universo que a ciência estuda podemos colher inspirações que nos levam ao convencimento por questão de fé, da existência  de um Ser superior a tudo, e que em todos os tempos acreditou sem conhecê-lo, apenas com a certeza de que tudo o que existe no universo só pode ter uma origem divina.


A própria ciência, ao explicar a teoria do Big Bang ou da evolução das espécies, traz uma interpretação da criação, mas não consegue negar a intervenção de Deus.  


Os padres dehonianos, refletindo sobre as leituras de hoje, com profundo conhecimento dão as dicas para que se chegue ao convencimento e conhecimento de Deus. “É preciso calar o ruído excessivo, moderar a atividade desenfreada, encontrar tempo e disponibilidade para consultar o coração, para interrogar a Palavra de Deus, para perceber a sua presença e as suas indicações nos sinais (quase sempre discretos) que Ele deixa na nossa história e na vida do mundo…”. E provoca uma reflexão: “Tenho consciência de que preciso encontrar tempo para “buscar Deus”?”


Hoje assistimos a um relativismo religioso e espiritual. Deixam o Deus verdadeiro em Cristo para buscar deuses estrangeiros que hoje significa, fora da Igreja verdadeira.  Pessoas são movidas não pela espiritualidade que favorece o verdadeiro encontro com Deus, mas pelo oportunismo, pela sedução da riqueza, pelo anseio de cura física a qualquer preço, pelo poder, por lideranças que fazem da fé do povo uma mercadoria lucrativa que se reverte em patrimônio pessoal como, v.g., o luxuoso Templo de Salomão e se enfeitam com símbolos alheios não por tradição, mas para chamar à atenção e se fazer diferente como que a confundir-se a si próprio e ao povo como se fosse bispo, presbítero, pastor ou até mesmo um rabino com barba e solidéu, numa figura de múltiplas personalidades religiosas, notadamente a de ser cristão e não  cristão ao mesmo tempo.


O verdadeiro crente sabe que não se encontra Deus nos gritos, nas fantasias, na suntuosidade dos templos, mas no silêncio, na simplicidade, na humildade, no gesto simples da criança, dos pobres, dos ricos humildes, enfim, de todos aqueles que buscam a Deus como uma forma de reconciliação com o Sagrado, na busca de um mundo terreno muito melhor não para si mesmo unicamente, mas que alcance a todos os homens, e que queiram, acima de tudo, assegurar uma moradia celeste aonde Deus será visto como realmente ele é.


Portanto, irmãos e irmãs,  quem quiser conhecer Deus precisa procurá-lo no seu interior, no silêncio, na simplicidade, visto que Ele deixa sinais perceptíveis para aqueles  que O buscam na sua intimidade do seu coração.

Louva do seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi. 
[1] http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=422 - Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos

Um comentário:

  1. Vejam no link, otimo comentário sobre o "Templo de Salomão", na verdade, Templo Edir Macedo.
    http://diocesedeguarulhos.org.br/site/index.php/dom-henrique-soares-esclarece-aos-catolicos-sobre-templo-inaugurado-em-sao-paulo/

    ResponderExcluir