Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 3 de agosto de 2014

OUVI-ME COM ATENÇÃO!


REFLEXÃO DOMINICAL
18º DTC – Ano A – 03.08.2014
1ª Leitura - Is 55,1-3
OUVI-ME COM ATENÇÃO
 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         “Em 597 aC, reinado de Joaquim, os babilônios conquistaram Jerusalém e deportaram para Babilônia um primeiro grupo de pessoas escolhidas dentre a classe dirigente de Judá, cujo grupo acreditava que o exílio duraria pouco tempo e que voltariam à sua terra.
         O profeta Jeremias, no entanto, desfez essas falsas esperanças alertando aos exilados de que esse período seria longo e que deveriam, assim, refazer suas vidas na Babilônia (Jer 29,5-7) edificando suas casas, formando suas agriculturas, aumentando suas famílias, procurando o bem para Babilônia, pois só teriam o que lucrar com isso. 
         Os israelitas exilados, então, acabaram adaptando-se à situação e à permanência no exílio.
         Ocorre que em 586 aC Jerusalém foi novamente conquistada pelos babilônios e arrasada, e os que escaparam do primeiro exílio foram levados presos para Babilônia juntando-se aos que lá já se encontravam.
         Esse tempo foi de sofrimento. A cidade santa de origem, Jerusalém estava em ruínas. Frustração e humilhação tomaram conta dos exilados trazendo com isso dúvidas religiosas: Será que Jahwéh será o Deus libertador  como ensinavam em Jerusalém ou um enganador que não protegia o povo?
         Essa decepção subverteu os exilados e já nada mais importava e enraizaram definitivamente na Babilônia embora muitos mantivessem suas esperanças de retorno a Jerusalém.
         É nesse contexto que se desenvolve esta primeira leitura de Isaias com Jeremias procurando consolar os exilados anunciando-lhes a libertação iminente e regresso à Jerusalém, cujo texto meditado estimula os exilados para o retorno”.[1]
         O profeta manda que se apressem, quem está com sede procure as águas, quem está com fome, mesmo sem dinheiro, consiga comprar seus alimentos e aconselha a não desperdiçar a não ser com aquilo que os satisfaçam plenamente.
         Ouvi-me com atenção, diz o profeta, inclinai os ouvidos e vinde a mim e tereis vida! Eu vos farei beneficiários das graças de Deus, diz o profeta.
         Irmãos e irmãs, às vezes muitos se comportam como aqueles exilados abandonando sua fé cristã católica, sua vida cheia de paz e conforto celestial de tantas devoções e tradições, partindo  para outras crenças ou para outros costumes e vícios a fim de viverem como escravos das suas teorias e muitos se acostumam e lá permanecem.
Mas Deus não desiste, a Igreja não desiste, e continuam pregando a persistência e perseverança nos ensinamentos de Cristo, e também aos afastados convidando-os para o retorno. Deus quer apenas que as pessoas abram seus ouvidos para a verdade, escutem o que Deus e seus mensageiros legítimos têm a dizer sobre o Evangelho e a Salvação através do único caminho, Jesus Cristo.
Amém!
Dc Narelvi.


[1] http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=421

Nenhum comentário:

Postar um comentário