Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 13 de julho de 2014

O SEMEADOR



  REFLEXÃO DOMINICAL

15º DTC – Ano A – 13.07.2014

Evangelho Mt 13,1-23

O SEMEADOR

             Naturalmente que toda mensagem de Deus que Jesus e a Igreja nos transmitem é de esperança de vida ao lado do Senhor.  Uma vida em santidade já aqui na terra e que se completa no Céu.

         Mas então o inferno não existe, diriam alguns, já que o caminho que desde o inicio é indicado dirige-se ao Céu.

         É verdade quando se fala desse caminho que é Jesus. Contudo, não esqueçam, irmãos, que Deus  deu o livre arbítrio à pessoas. Portanto, somos livres para seguir as pegadas de Jesus ou negá-lo. Ninguém é obrigado a preferir o  céu ou o inferno; ninguém é obrigado nem mesmo a obedecer ao que Deus manda e Jesus ensinou.  O homem é livre até para negar Deus.  Entretanto, esse não é o seu desejo, pois Ele quer que todos sejam salvos e estejam com Ele no Céu.

         O primeiro a negá-lo foi o demônio e  com ele o inferno passou a existir não como um lugar determinado, um ponto certo do universo, mas como um estado de alma. Com o demônio e o inferno o MAU passou a existir contrastando com o BEM.

         Portanto o homem tem plena consciência das qualidades do BEM e do MAU e pode optar por um ou por outro. Entretanto, responderá pela escolha. Existe, por exemplo, entre nós, uma lei penal. O homem é livre para roubar, mas se roubar, responderá pela lei penal.  Assim acontece com o homem no sentido de relação com Deus.

         No Evangelho, Jesus cercado de grande multidão que queria ouvi-Lo, falou em parábolas facilitando compreender sobre como nos conduzir diante do que o mundo nos oferece. Usa a pessoa do SEMEADOR QUE SAIU PARA SEMEAR.

         1º exemplo: As sementes caíram na beira do caminho e os pássaros as comeram.  2º exemplo: Outras sementes caíram em terreno  pedregoso, e porque não tinha muita terra não brotaram visto que não tinham raízes e a força do sol as secaram.  3º exemplo: Outras sementes caíram no meio dos espinhos que cresceram mais do que elas e foram sufocadas. 4º e ultimo exemplo: Outras sementes caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente.

         Irmãos e irmãs, o bem e o mau se distinguem pela utilidade da vida escolhida dentro dos princípios do conhecimento, sabedoria, discernimento, do amor e respeito a Deus e ao próximo. Depende, portanto, de como você se coloca diante dos exemplos das parábolas.

         Você, como cristão católico, estará de bem com a vida, no caminho da santidade, se souber fazer de si mesmo uma terra boa permitindo que a Palavra de Deus germine em você e produza frutos.

         Quem tem ouvidos, ouça!.

Com Jesus e Maria
                                                                                                                       Dc. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário