Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 27 de julho de 2014

O REINO DOS CÉUS.




REFLEXÃO DOMINICAL
17º DTC – Ano A – 27.07.2014
2ª leitura: Rm 8,28-30; Evangelho: Mt 13,44-52
O REINO DOS CÉUS
Irmãos e irmãs em Cristo.
        Somos um povo de Deus. Por ele fomos criados e a Ele pertencemos. Por isso o chamamos de Pai e somos seus filhos.
        O infinito amor de Deus por nós está revelado na própria criação quando fomos feitos à sua imagem e semelhança, e dotados de plena pureza. Tornamos-nos uma família. E como pai zeloso Deus não quis que perdêssemos a gloria celeste, a sua companhia, e conhecedor dos nossos pecados herdados dos nossos pais humanos Adão e Eva estabeleceu o projeto de salvação oferecido aos homens.
        Esse projeto se concretizou na pessoa de Jesus Cristo, Deus Salvador da mesma essência do Pai, fundado no amor.     Portanto, irmãos e irmãs, o primeiro Mandamento está a nos chamar para amar a Deus sobre todas as coisas e a recompensa está no que diz São Paulo no v. 28, “que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados para a salvação”. E todos fomos predestinados a sermos justos e  imagem de Jesus.
        Essa salvação significa o caminho para o Céu que no Evangelho,  Jesus, por Mateus, nos mostra como é o Reino dos Céus que compara: a) a um tesouro escondido no campo; b) a um comprador de pérolas preciosas; c) a rede lançada ao mar.
        Quem encontra um tesouro guarda-o cuidadosamente para vendê-lo e comprar as terras onde o tesouro foi achado. Assim aquele que sabendo onde encontrar uma perola valiosa, vende seus bens para adquiri-la. O pescador por sua vez, é aquele que recolhe sua rede, separa os peixes bons e despreza os que não prestam.
        Essas parábolas se encerram com Jesus advertindo que os homens que não agem como os personagens um dia terão que prestar suas contas pela negligência pecaminosa e a possibilidade do inferno vem retratada na comparação do v. 49ss: os homens maus serão separados dos justos e lançados na fornalha de fogo onde haverá choro e ranger de dentes figurando a condenação, enquanto que os justos gozarão do Reino dos Céus.
        Jesus falou isto à multidão e depois perguntou se haviam entendido, e eles responderam que sim.
        Queridos irmãos, Jesus continua apresentando estas parábolas à multidão de hoje, e principalmente aos cristãos e mais ainda, aos católicos que diariamente e nas missas dominicais está presente anunciando a salvação e fazendo memória da sua paixão e morte na cruz pelos nossos pecados no ritual da Santa Missa, quando ouvimos do sumo sacerdote Jesus Cristo na pessoa do celebrante a Palavra de Deus nas homilias inspiradas na Bíblia a nos ensinar que devemos ser discípulos de Cristo, e como um pai de família tirar as coisas velhas, o pecado, para transformar o passado em vida nova.
        E a cada Missa Jesus repete a pergunta: “Compreendestes tudo isso?”
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário