Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 2 de fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO DO SENHOR - DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA



REFLEXÃO DOMINICAL

Ml 3,1-4; Hb 2,14-18; Lc 2, 22-40

Apresentação do Senhor – Ano A – 02.02.2014

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo, em especial aos meus irmãos Consagrados.
1ª PARTE
         O Domingo de hoje foi premiado com a Missa celebrada pelo Papa Francisco lembrando a Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada transmitida ao  vivo pela televisão. Celebração belíssima e algo extraordinário que encanta e nos aponta para a beleza do  Céu. No mundo todo católico as Santas Missas tiveram a mesma intenção.  
         De repente acordei para a realidade de que eu também, como diácono, sou um consagrado, ministério cujo exercício na minha paróquia e Diocese de residência aguardo há mais de cinco anos. Então, a data também é minha!
         O profeta Malaquias fala num mensageiro anônimo anunciando o “Dia do Senhor” em que Deus vai descer ao encontro do seu Povo para criar uma nova realidade, eliminar o egoísmo e o pecado, purificar o coração do seu povo. Um novo tempo e uma verdadeira comunhão entre Deus e os Homens.
         A figura desse mensageiro nos leva a inserir na realização da profecia a vida consagrada. Homens e mulheres que se consagram a vida e ao ministério religioso da Igreja de Cristo, sejam leigos ou ministros ordenados.
2ª PARTE
         São Paulo nos fala de Jesus como igual, aquele que tem a carne e o sangue como nós, mas que tinha por missão especial combater e eliminar o pecado, destruir o diabo e com isso libertar os pecadores da escravidão dos erros. Jesus se fez, portanto, igual a nós para nos alcançar e ficar mais perto, sem disputa de superioridade, de domínio, de comando desmedido, para que pudéssemos usar da liberdade de escolha por Ele oferecida para, enriquecidos pela graça abraçássemos sua doutrina, e pela conversão pudéssemos alcançar a Salvação, a vida eterna.
         Mas São Paulo fala também que Jesus tornou-se semelhante a nós como caminho para o exercício de um sacerdócio misericordioso segundo o desejo do Pai.
3ª PARTE
         Afinal, hoje a Igreja celebra a apresentação de Jesus.
         Era costume segundo a Lei de Moisés, as mães apresentarem seus primogênitos do sexo masculino ao Senhor.
         No Templo se encontrava Simeão que já aguardava esse momento com a
promessa do Espírito Santo de que não morreria enquanto não se realizasse a profecia.
         Simeão, então, foi o primeiro a acolher em seus braços o menino Jesus, lá no Templo, e com que tranquilidade e alegria soltou sua voz para desabafar: “29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.". Anunciou as contradições que surgiriam, e quanto a Maria, preveniu: “Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma."

Queridos irmãos.
         Jesus é o Messias profetizado que por tantos milênios foi esperado. Poucos séculos antes de nascer o seu anúncio foi muito mais profundo colocando à frente tantos profetas, patriarcas, sacerdotes, que com suas próprias vidas romperam barreiras da incredulidade até que Jesus nasceu.
         Simeão teve o privilégio de receber em seus braços o tão esperado Salvador. Naquele momento Jesus não apenas foi apresentado ao Templo, ou a Simeão, mas à toda a humanidade não como um simples primogênito do sexo  masculino como a todos os outros do seu tempo, mas como alguém muito especial que Simeão reconheceu e identificou como o Salvador, como Deus feito Homem que veio para iluminar as nações.
         A partir de então, outros consagrados pós Cristo deram sequencia aos ensinamentos de Jesus que podemos também dividir entre o antes e depois da morte na cruz que compõem o NT.   Alguém precisava dar continuidade ao seu Plano de Salvação. Homens e mulheres que aderiram à fé Cristã tinham a missão de continuar com a Evangelização. Jesus desde o inicio fez suas escolhas e seus chamados, mas não como ovelhas sem pastor para que se espalhassem sem rumo. Um pastor para suas ovelhas. Sim, Jesus tem por suas ovelhas que é toda a humanidade e a quem ama indistintamente e incondicional um apego de unidade e por isso quer vê-las todas unidas a ele. Um só pastor para todas as ovelhas; para todos nós!
         Dentre essa imensidão de consagrados que conta com tantos católicos engajados nas pastorais e ministérios leigos, religiosos e consagrados como também nossas queridas freiras, não podemos deixar de dar um destaque especial aos ministérios ordenados do bispo, presbítero e diácono, alicerces da Igreja cuja cabeça é Cristo e  chefiada pelo bispo de Roma o Papa.  
         Dom Pedro Brito, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB mandou uma bela mensagem aos  consagrados e consagradas. Disse: “A vida, a vocação e a missão de quem se consagrada a Deus, a exemplo de Jesus, deve também ser um farol que ilumina aqueles que vivem na noite do pecado, da ignorância e do desamor. Ajudar os homens e as mulheres do nosso tempo a se encontrar com Jesus e ter a alegria de carregá-lo no coração é a missão primeira de quem se consagra a Deus na doação total", E cita frase do Papa Francisco inspirada na Evangelli Gaudium (EG 69): “os religiosos tem na sua vida consagrada um meio privilegiado de evangelização eficaz. Pelo mais profundo de seu ser, eles situam-se de fato no dinamismo da Igreja, sequiosa do Absoluto de Deus e chamada a santidade. É desta santidade que dão testemunho. Eles encarnam a Igreja desejosa de se entregar ao radicalismo das bem-aventuranças” (EG, 69).
         Irmãos no ministério Ordenado. A Igreja é UNA. Cristo é nosso Deus e Salvador e nosso líder fundador da IGREJA CATÓLICA de quem somos seus ministros e a quem prestamos juramento de obediência na pessoa dos bispos.  Já dizia Santo Inácio de Antioquia (67-110 dC) que “SEM O BISPO, OS PREBÍTEROS E OS DIÁCONOS, NÃO SE PODE FALAR DE IGREJA”, fundamento tão forte que constou tal afirmação no parágrafo 1593 do Catecismo da Igreja Católica.
         Quero manifestar minha alegria pela apresentação de Jesus e viver num tempo em que Ele já foi apresentado. Quero desejar que todas as forças vivas da Igreja, religiosos, leigos e ministros ordinários e extraordinários, principalmente meus irmãos  ordenados bispos, presbíteros e diáconos que honrem o Sacramento da Ordem e exerçam suas funções consagradas. Que exista harmonia entre nós sem preconceito quanto ao grau de cada um visto que somos iguais, sem hierarquia sacramental a não ser pelo respeito às respectivas funções. E que os bispos e presbíteros que ainda rejeitam o diaconato permanente destoando do Evangelho e da própria Igreja e do bom senso e coerência, revejam suas posições para que a unidade clerical, o tripé ministerial ordenado, fortaleça-se para que possamos testemunhar com santidade nossa missão. Somente assim a data de hoje terá sentido.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário