Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SAIBA ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL



REFLEXÃO DOMINICAL


6º DTC – Ano A – 16.02.2014


Eclo 15,16-21 (Gr.15-20); 1Cor 2, 6-10;  Mt 5,17-37

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE
            Jesus Bem Sirac é o autor desse livro escrito no inicio do II século a.C. e revela inteligência e sabedoria do escritor que abre caminhos para diversas opções de reflexões. Vou conduzir a minha para uma realidade brasileira: a) na religião:  descrenças, relativismo religioso só porque Jesus é o mesmo, abandono da fé, misticismo religioso, falta de oração,  igrejinhas particulares, desconsideração aos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, egoísmo no exercício dos ministérios, a falsa idéia de que mesmo abraçando o pecado não será condenado ao inferno, a desobediência  à doutrina da Igreja, os Sacramentos não levados a sério, etc. etc.; b) nos relacionamentos humanos: roubos, assaltos, corrupção, anarquia, delinquencia de menores, homicídios, brigas familiares, desarmonia e falta de respeito entre pais e filhos, prisões e presidiários, manifestações populares manipuladas, danos ao patrimônio público e particular, falta de educação e de respeito, dinheiro público desviado e aplicado em inutilidades,  saúde pública abandonada, aborto, homossexualismo como produto de consumo, falta de patriotismo, e outras vergonhas que você poderá acrescentar.
            O mundo não foi feito assim. O homem e toda a natureza foram criados por Deus com toda a perfeição. Até fomos feitos a sua imagem e semelhança. Alguém estragou tudo e não foi de repente. Nós!
            O Eclesiástico ensina, então, que Deus é o centro  para onde devemos nos dirigir. Afastado Dele, o homem se perde.
            Dois são os caminhos: do bem e do mal, a vida e a morte. Conforme o v. 17, Deus colocou diante dos homens o fogo e a água para que escolha onde colocar a mão.
            O livro fala nos ímpios como aqueles que preferem optar pelo mal, pela morte, pelo pecado, mas também ressalva que os obedientes aos mandamentos e os que colocam sua vida à disposição da ética, da moral, da educação, da fraternidade, da religiosidade consciente e sincera, estão sob a proteção de Deus.
            Você, irmão, é livre. Deus não o obriga a nada, mas ensina, adverte e premia os que o seguem, pois que o Senhor jamais mandou alguém cometer os deslizes que exemplificamos no inicio, jamais mandou alguém errar ou pecar, sabendo-se que se as consequencias humanas já são terríveis nas celas dos presídios, na insanidade das drogas,  nos desprezos sociais e familiares, nos sofrimentos a que são levados os excluídos da sociedade por culpa de seus crimes e desonras tudo porque fizeram a escolha errada, imaginem como será o inferno para os que não se importarem com a Salvação.
            A mensagem não é para levar as pessoas ao desânimo ou ao desespero, mas para despertar-lhes a  consciência e encorajá-las a escolher sempre o lado do bem e da vida, a direção que Deus por Jesus Cristo e o Espírito Santo aponta para cada um.  Mas se você já tomou a direção errada, mesmo assim Jesus continua a sua procura como o pastor que busca a ovelha perdida e se alegra quando a encontra. É só você querer e permitir que a graça de Deus aconteça na sua vida e estará restaurado como homem novo.
2ª PARTE
            São Paulo nos ajuda a compreender a escolha e conversão que acima propusemos.
            Certamente que a sabedoria humana para este mundo é importante e necessária, mas a verdadeira sabedoria não é deste mundo, e sim provém de Deus para que possamos discernir sobre o bem e o mal, o pecado e a vida,  de modo que nos convençamos de que não vivemos para este mundo, mas para um mundo espiritual junto de Deus.
            O mistério da sabedoria de Deus é percebido na pratica religiosa, na fé e na confiança na Igreja. Observem irmãos, que nem todos os poderosos e inteligentes deste mundo são capazes de alcançar a sabedoria divina, pois, segundo Paulo, se conhecessem, não praticariam o mal nem colocariam nossos irmãos na desastrosa anarquia ética e moral que testemunhamos, nem o povo antigo crucificaria Jesus Cristo.
            Irmãos, Deus preparou a todos indistintamente para o serviço do bem, principalmente a nós que assumimos esse compromisso em nossa ordenação. A salvação por Jesus Cristo é uma conquista pessoal, mas o imenso amor por Deus nos leva a evangelizar, a anunciar Jesus e a Salvação a todos como abertura de caminho para o Céu, “lugar” “que Deus preparou para os que o amam, algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” segundo São Paulo.  
3ª PARTE
            No Evangelho Jesus explica que não veio abolir a Lei e os Profetas, mas aperfeiçoá-las para que se possa melhor cumpri-la.
            Nada do que Deus fez pode ser mudado. Seus ensinamentos não podem ser retificados segundo o gosto e a interpretação bíblica de cada um. Nem na prática religiosa católica deixar de fazer o que a Igreja ensina para praticar como bem entender: missas de vez em quando, comungar em estado de pecado, rejeitar o matrimônio religioso ...
            Portanto, grande aos olhos de Deus são os que seguem fielmente os seus preceitos com destaque à fraternidade e humildade para pedir perdão e perdoar para que possa ser digno da comunhão Eucarística. Em contrapartida, os duros de coração que não se reconciliarem e ainda desafiarem Deus e a Igreja excluídos da presença de Deus.
            Jesus quer sinceridade. Ele quer que o juramento que você fez no seu batismo e tantos outros prometidos na sua vida religiosa e devocional sejam um constante SIM para os compromissos assumidos com Deus, e NÃO para tudo aquilo que desagrada a Deus.
            Os instrumentos necessários para a sua salvação você já os adquiriu desde o seu batismo. Agora é só continuar colocando em prática alimentando-se da Palavra e da Eucaristia na maior fonte de bênçãos e graças que existem: a SANTA MISSA que torna presente o SACRIFICIO e COMEMORAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO, e quando nós também, com Jesus, nos oferecemos ao Pai.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário