Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 5 de janeiro de 2014

EPIFANIA - MANIFESTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE JESUS




REFLEXÃO DOMINICAL

Epifania – Ano A – 05.01.2014

Is 60,1-6; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12



Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

        Permitam-me apresentá-lo: irmãos, este é Jesus!

        Hoje a Igreja celebra a Epifania de Jesus, a sua apresentação ao mundo.

        Há pouco mais de uma semana, podemos dizer que o mundo todo se lembrou do nascimento de um menino chamado Jesus. Alguns povos não cristãos encararam a data como um dia de homenagem a um grande homem, nada mais do que isso.

        Mas, e os povos cristãos? E o povo brasileiro? E até me atrevo perguntar, e o povo católico? Quanta festa! Fogos, diversões, abraços, ceias, presentes ....

        Um menino nasceu. Seu nome todos sabem. Mas, quem é ele?

         O profeta Isaias inicia fazendo um convite: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a gloria do Senhor”. E fala sobre trevas, nuvens escuras que cobrem os povos para chamar a atenção dos homens sem fé para em seguida encorajá-los a encontrar a luz verdadeira que ilumina todos os caminhos que devem ser enxergados do alto para poder alcançar espaço maior, mais abrangente, muito além daquele que se costuma alcançar olhando apenas para o seu redor, limitando as suas ações a um curto espaço muitas vezes sem Deus.

         Isaias aponta um clarão que atrai as pessoas para o seu centro a fim de serem guiados e não caminhem no escuro, sem direção. E quer que essa luz traga para perto os distanciados, hoje não mais com camelos e dromedários mas como puderem com seus anseios espirituais assim como fizeram os jovens do mundo todo com a visita do Papa Francisco, a luz de Cristo presente nesta terra.

2ª PARTE

        São Paulo vivia na escuridão do pecado e da incredulidade, mas conheceu essa luz de que fala o profeta Isaias. Ele foi atingido pelo clarão de Cristo e confessa a graça que Deus o concedeu integrando-o como apóstolo a serviço do Plano Divino.

        E revela que pelo Espírito aprendeu muito mais do que seus antepassados e compreendeu que a Luz de Cristo é tão forte que pelo Evangelho  todos podem ser iluminados, até mesmo os pagãos, podemos dizer hoje, descrentes, ateus, cristãos separados, católicos afastados e tantos outros, pois que somos todos membros do mesmo corpo de Cristo.

PARTE

        Na passagem dos magos, protegidos contra a maldade de Herodes, vemos como chegaram ao menino Jesus guiados por uma estrela, uma luz.

        Eles queriam conhecer a criança tão esperada. E que grande percurso fizeram sem desanimar. Quando chegaram a Jerusalém perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?” E o local lhes foi indicado: Belém, na Judéia.

        Quando chegaram e encontraram a Sagrada Família, ajoelharam-se diante daquela criança adorando-a e lhes ofertaram os melhores presentes: ouro, incenso e mirra.

        A Igreja interpreta aquele momento como a apresentação de Jesus ao mundo – a epifania.

        Queridos amigos e irmãos em Cristo.

        Apesar das muitas barreiras humanas que encontramos no caminho, e isso faz parte dos efeitos das trevas e nuvens escuras que ainda atrapalham a religiosidade cristã, a Igreja Católica continua apresentando Jesus ao mundo.

        Por isso todos são convidados a conhecer melhor quem é Jesus.

Alegrar-se com o seu nascimento cuja data natalícia o Papa Julio I nos presenteou escolhendo o dia 25 de dezembro, justamente porque se festejava o die natalis Solis invidcti[1] (festa pagã), a vitoria da luz sobre a noite é ótimo. Porém Jesus cresceu. Cresceu e revelou-se ao mundo como Deus e Salvador, morreu como homem pregado à cruz e ressuscitou ao terceiro dia provando ser o próprio Deus. Por isso Jesus não é o fim mas o começo de uma nova vida e confiou sua doutrina à Igreja Católica formada pelos primeiros Apóstolos com Pedro na direção.

Irmãos, Jesus continua vivo, presente entre nós principalmente na Eucaristia na Santa Missa por Ele celebrada oferecendo-se ao Pai a cada celebração, e nos Sacramentos.

Jesus é “o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, (diz o Senhor), que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1,8). É Deus presente, nosso Rei que deve ser amado e adorado.

Irmãos e amigos, Jesus está apresentado. Agora Ele te espera não mais no bercinho do presépio, mas nas Missas pronto para recebê-los esperando que vocês façam de seus corações Sacrários vivos de Jesus. Vocês sabem onde encontrá-Lo. Visite-O!

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
                                                                                                                                      Diac. Narelvi.


[1] dia do nascimento do Sol invicto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário