Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 21 de julho de 2013

OS FRUTOS DE UMA AMIZADE



REFLEXÃO DOMINICAL
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 21.07.2013
Gn 18,1-10ª; Cl 1,24-28; Lc 10,38-42 
 
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE
Falamos anteriormente sobre a presença de Deus bem próxima a nós. Que Deus não é um Ser distante, que não possa ser alcançado e que nos ama incondicionalmente. Esse amor é também amizade o que nos leva a te-Lo como amigo assim como Jesus manifestou em Jo 15,15: “Não vos chamo empregados, pois o empregado não sabe o que o patrão faz; chamo-vos amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi a meu Pai”.
Tragamos para nossa mente a imagem do velho Abrão descansando perto do carvalho de Mambré, em sua tenda, tentando aliviar o calor do dia e sentindo a presença do Senhor nos três homens que se aproximavam levando-o a antecipar-se para encontrá-los. Abrão agita-se bastante externando sua alegria ao sentir que aquela visita era um gesto de amizade, e como era de costume foi logo preparando água para lavar os pés dos visitantes acolhendo-os carinhosamente oferecendo descanso e alimento para fortalecê-los.
O encanto de Abrão era tanto que enquanto aqueles homens ceavam e descansavam, ele permanecia apreciando o momento, de pé. E no final recebe do Senhor a promessa de um filho com Sara.
Nossa vida de certa forma é parecida com a de Abrão. Também temos nossos momentos de desânimos seja pelo cansaço do trabalho, pelos compromissos que assumimos, pelo calor como o da nossa Morretes que nos esgota fisicamente. Mas nada disso derrota o homem que crê. Sempre existe em nós um espaço especial para a esperança daí porque, mesmo cansados, não devemos deixar que nossos olhos de fechem tanto a ponto de nos cegar, mas que tenhamos sempre um olhar de esperança porque Deus de um momento para outro se aproximará de nós quem sabe até nas pessoas de nossos amigos.
O amigo é um tesouro que quando se aproxima igualmente nos levantamos para acolhê-lo e abraçá-lo, e de pé nos colocamos em atitude de quem está pronto para servir com olhar de bondade atento ao que possamos fazer por eles, principalmente aos mais necessitados.

A quem acolhe os irmãos e está disposto a servi-los, Deus sempre reserva uma agradável recompensa.    
2ª PARTE
 Vejam irmãos, como São Paulo manifesta a sua amizade por Jesus oferecendo-se para completar na sua própria carne os sofrimentos que por ventura não tivessem atingido o corpo de Cristo. Amizade e solidariedade que Paulo dedicava  à extensão de Jesus que é a Igreja a quem ele servia.
Hoje, na Igreja, sentimos os sofrimentos de Cristo por tantas coisas ruins que acontecem na humanidade por indisciplina do próprio homem, e vergonhosamente, por católicos que se dizem cristãos mas ferem, matam, roubam, defendem o aborto, o homossexualismo como se fosse conduta promocional ferindo até a dignidade do próprio homossexual, magoam as pessoas, provocam anarquias, desrespeitam o Sagrado, criando nas pessoas de bem temor pelo seu patrimônio, pela sua família, pela sua vida, a ponto de até para a visita do Papa ao nosso pais fazer com que as autoridades se preocupem com sua segurança obrigando-se a manter um verdadeiro exército para garantir a segurança um homem de paz, da magnitude de um representante de Cristo, amigo de todos.
Aproveito do momento da Jornada Mundial da Juventude para dizer aos jovens e a todos nós que precisamos assumir uma nova postura de cristãos  cada qual fazendo a sua parte na família, na sociedade e na Igreja, uma vez que em sendo católicos temos a obrigação moral cristã de defender a nossa fé, a nossa Igreja, como São Paulo fez, mesmo que para isso tenhamos que nos indispor ou antipatizar, pois que a defesa de um ideal moralmente correto deve levar ao anuncio de uma vida renovada para a prática do bem, ensinar aos pobres de espírito e admoestar os de coração perverso para que se convertam e tornem-se imitadores de Jesus Cristo.
3ª PARTE
Falo para cristãos e principalmente católicos. Todos os defeitos que apontamos e somos portadores podem ser corrigidos.
Faz parte da nossa formação e educação aprender de nossos mestres a falar, escrever, a ter uma profissão, a ser religioso, a rezar e orar, a amar e conviver com os outros. Enfim, precisamos ouvir!
Vejam irmãos e irmãos a grande lição de Jesus dada a Marta.
Jesus foi acolhido por uma mulher de nome Marta em sua casa. Porém, Marta esquecendo o protocolo de quem acolhe, deixou Jesus com sua irmã Maria que se sentou ao seu lado para ouvi-lo. Marta estava mais preocupada com os afazeres da casa e até reclamou porque sua irmã Maria a deixou só nos serviços da casa para ouvir Jesus.
A resposta de Jesus nos atinge diretamente. Quantas vezes deixamos as coisas de Deus pra depois. Pronunciamos muitas vezes o nome de Jesus mas não o levamos a sério. Temos ao nosso alcance a Bíblia, temos nossas Missas e celebrações, nossos atos devocionais, temos, enfim, nossos bispos, presbíteros e diáconos pregando nas Igrejas, em palestras, retiros e reuniões, escrevendo mensagens, encontros catequéticos e de formação, e quantos católicos se esquivam sob o pretexto de falta de tempo ou outros interesses perdendo oportunidade para crescer na sabedoria, educar-se na fé, conhecer melhor sua Igreja, ou o que Jesus tem a nos ensinar.  
A esses Jesus também chama de Marta e admoesta: Marta, Marta! Tu te preocupas  andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte  esta não lhe será tirada.”
Irmãos e irmãs. Tudo é importante nessa vida e devemos aproveitar dos bens materiais que Deus colocou a nossa disposição. Porém, somente os ensinamentos de Jesus como caminho, verdade e vida lhe darão socorro para deixar os vícios e pecados e a reencontrar na espiritualidade mediante a conversão o que de maior importância existe, a melhor parte que nunca lhe será tirada: A amizade com Jesus!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário