Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de julho de 2013

BATEI À PORTA E JESUS ATENDERÁ



 REFLEXÃO DOMINICAL
17º DOMINGO Tempo Comum – Ano C – 28.7.2013
2ª leitura: Gn 18,20-32 e Evangelho: Lc 11,1-13  
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

            Afinal, se Deus já nos perdoou e estamos salvos, por que preocupar-se com o futuro?
            Para entender precisamos separar o antes e o depois.
            O antes se refere ao pecado original que herdamos de Adão e Eva. Como pode?
            Nas pessoas de Adão e Eva Deus criou a humanidade. Embora na bíblia conste que Deus criou o homem Adão e a mulher Eva e a partir desse principio partem as pregações, podemos entender que em Adão e Eva estamos todos nós concentrados. Não somos separados desse casal porque fazemos parte integrante da mesma criação nas suas qualidades e defeitos. Existe um tipo de hereditariedade, como se fosse doença genética transmitida de geração a geração por um genes originariamente defeituoso. 
            No caso, estamos tratando de uma doença espiritual adquirida voluntariamente pelos nossos primeiros pais que ficou tão impregnada na criação filosoficamente explicada pela causa e efeito. Em Adão e Eva está a causa do pecado e em nós seus descendentes, o efeito.
            Essa mancha de pecado somente se apaga pelo batismo motivo da fala de São Paulo em sua carta “Com Cristo fomos sepultados no batismo”. Portanto o Sacramento do Batismo perdoa o nosso pecado original e nos abre para uma nova vida. Por isso é chamado de sacramento da iniciação cristã, pois ninguém é admitido ao cristianismo se não passar primeiramente pelo batismo.
            Entendemos aqui a grandiosidade deste Sacramento no plano da salvação instituído por Jesus: "Aquele que não nascer pela água e pelo Espírito não entrará no Reino de Deus" (Jo 3,5);  "Me foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (MT 28,19).
Entendemos, também, o porquê desde o inicio da Igreja as crianças são batizadas, para que desde o seu nascimento já possam gozar da graça batismal e preparadas para a salvação. Destacamos por esse motivo o triste equivoco de nossos irmãos protestantes que protelam o batismo para a idade adulta permitindo que as pessoas permaneçam longos anos afastados de Jesus e da graça sacramental, quem sabe até com risco de perder a salvação se morrer antes: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Mc 16,16).
            Muito embora o batismo fortaleça a pessoa capacitando-a para resistir ao pecado, o livre arbítrio e a própria fraqueza humana leva o homem a praticar novos pecados. São os que chamamos de “pecados originados”, esses sim que tivemos em Jesus Cristo a  abertura da porta para a Salvação pela sua morte na cruz. “Estávamos mortos por causa do pecado e tivemos vida por Cristo”; “Cristo cancelou nossos pecados na cruz”.
            Na cruz, portanto, Jesus nos libertou da escravidão do pecado, isto é, abriu as portas para o perdão. Sem essa entrega de Jesus não seriamos salvos. Pela ferida da fragilidade cometemos repetitivos pecados que graças ao Sacrifício na Cruz mediante o arrependimento e confissão a conversão acontece e caminha para um estado de santidade.

            No Evangelho vemos que Jesus também rezava e como bom catequista ensinou o Pai Nosso, a oração do perdão.
            Pela insistência da oração, ensina Jesus, a graça é concedida. E convence ao comparar você procurando um amigo pedindo ajuda. O amigo com pretextos reclama e evita acolhe-lo. Mas você insiste e o amigo resiste até que a certa altura, para não ser mais aborrecido, levanta e atende.
            A oração é um bater na porta de Jesus. Se você bater à porta de Jesus procurando-O, Ele irá atende-lo não para não ser aborrecido como na parábola, mas porque Ele nos ama mais do que nos a Ele.
            Aí está meus irmãos a indicação de Jesus para a obtenção das bênçãos e graças de Deus: a oração sob qualquer forma de apresentação. “Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto”.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
E viva o Papa Francisco que neste momento retorna ao Vaticano.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário