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domingo, 10 de fevereiro de 2013

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS - ENCONTRO DE FORMAÇÃO - GUARAQUEÇABA PR.

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FORMULADAS POR ESCRITO PARA O ENCONTRO DE FORMAÇÃO “SER CATÓLICO – FÉ E SALVAÇÃO” REALIZADO NA PARÓQUIA DO SENHOR BOM JESUS DOS PERDÕES EM GUARAQUEÇABA PARANÁ NOS DIAS 2 E 3 DE FEVEREIRO DE 2013.

1. POR QUE ESTA IGREJA NÃO TEM UM GRUPO DE JOVENS? SERÁ QUE ESSE POVO NÃO PERCEBE QUE A NOSSA COMUNIDADE PRECISA? DEPOIS NÃO ADIANTA COBRAR DOS JOVENS. (DIÁCONO, O SR. PODERIA DIRIGIR O GRUPO). 
RESPOSTA: Pelo que vejo, existe grupo de jovens. Não sei como eles se organizam na Igreja. A comunidade deve, sim, preocupar-se com eles. Mas os jovens, de um modo geral, também devem fazer a sua parte tomando iniciativas. Quanto a sugestão para a minha participação, seria um prazer e agradeço, mas dependeria de outros fatores como a minha permanência em Guaraqueçaba trabalhando como advogado (no momento estou afastado), escolher datas, etc. sem esquecer da necessidade de permissão do padre.

2. O QUE É SACRAMENTO? 
RESPOSTA: Sacramento é o sinal visível de Cristo. “ Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo difunde a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja, que é seu Corpo. A Igreja contém, portanto, e comunica a graça invisível que ela significa. É neste sentido analógico que ela é chamada de "sacramento" (§ 774 do CIC). 

3. POR QUE A IGREJA ANULA O MATRIMONIO DE UNS E DE OUTROS NÃO, SE ELE É INDISSOLUVEL (Mt 19)? 
RESPOSTA: A Igreja não anula casamento porque como Sacramento, de fato é indissolúvel. Logo, o casamento validamente realizado NÃO SE ANULA. Para que o casamento seja válido, existem condições que devem ser respeitadas. Sem essas condições, então O CASAMENTO NÃO EXISTIU. Alguns exemplos: a) Os noivos não queriam casar e casaram por pressão ou conveniência social; b) Quando existiu erro de qualidade da pessoa, isto é, somente depois do casamento é que foi descoberta personalidade diferente daquela quando solteira; c) Quando o cônjuge não assume o matrimônio e não acredita no sacramento do matrimônio nem em sua indissolubilidade (simulação); d) Quando o casamento ocorreu sob pressão psicológica e familiar (medo grave); A lista dos exemplos é bem maior de acordo com o Código de Direito Canônico. Ora, se o casal realizou o casamento conscientemente ou inconscientemente em desacordo com a fé, ou em conflito com as normas, sem a livre vontade de casar, enganado, ou outras situações impeditivas do casamento, ENTÃO O CASAMENTO NÃO SE REALIZOU apesar da celebração. Nesse caso, o casamento NÃO EXISTIU SACRAMENTALMENTE. FOI UM CASAMENTO NULO. Em sendo assim, a Igreja apenas DECLARA QUE O CASAMENTO FOI NULO, NÃO EXISTIU, visto que se NULO não foi, a Igreja nada pode fazer e o casamento continua. É por isso que alguns conseguem o reconhecimento da NULIDADE enquanto que outros, NÃO. 

4. POR QUE OS CASADOS NÃO PODEM CONSAGRAR SE NO COMEÇO ERA ASSIM? 
RESPOSTA: Primeiro, somente os Bispos e os Presbíteros consagram porque receberam o Sacramento da Ordem. O Diácono também recebeu o Sacramento da Ordem, mas não pode consagrar. Quanto a questão de ser casado, é uma norma da Igreja que o Papa pode mudar, e, de fato, no inicio do cristianismo os bispos e os presbíteros podiam ser casados e consagravam (celebravam a Missa). Hoje, o diácono (permanente), isto é, o que não será presbítero, pode ser casado ou solteiro. 

5. O DILUVIO FOI NO MUNDO INTEIRO OU SÓ EM UM LUGAR? 
RESPOSTA: Não foi no mundo todo, mas apenas numa determinada região da terra.

6. FALTAR A MISSA É PECADO?
RESPOSTA: Faltar a Missa nos domingos e dias santos de guarda é pecado grave. É o 1º mandamento da Igreja. O católico está desobrigado da missa somente em circunstâncias especiais, plenamente justificáveis (motivo de força maior). A Missa deve ser participada inteiramente (do inicio ao fim). Quem chega à Missa atrasado, depois da Consagração, ou sai antes da Consagração, PERDE A MISSA e comete pecado, salvo for por necessidade sincera e justificável.
        Nesses dias, na falta de Missa, o católico deve participar do Culto Católico ou Celebraçã da Palavra que é presidido pelo diácono e na sua ausencia por leigo. . 
7. NA ORAÇÃO “POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO”, SÓ O PADRE REZA OU AS PESSOAS REZAM JUNTOS.
RESPOSTA: Existem orações na Missa que são exclusivas do celebrante. A doxologia “Por Cristo ... “ deve ser feita exclusivamente pelo celebrante da Missa (cf. § 151 da Instrução Geral do Missal Romano). 

8. “SR. DIÁCONO. ´CANSEI` DE PEDIR SE POSSO AJUDAR OS JOVENS DESTA IGREJA. TEMOS QUE FAZER ESTUDO BÍBLICO. PREZAR MAIS PELOS JOVENS”. 
RESPOSTA: Todos podem ajudar. Precisamos de lideres que assumam essa missão com disposição forte e descontraída. Precisamos de lideranças jovens para conquistar jovens, sob a orientação do pároco ou de alguém (não necessariamente jovem) por ele autorizado. Mas a resposta principal deve vir dos próprios jovens.

9. OS EVANGÉLICOS ORAM E OS CATÓLICOS REZAM. QUAL É A DIFERENÇA? 
RESPOSTA: Praticamente nenhuma. Entende-se por ORAR, a manifestação da prece de improviso, segundo sua inspiração, e por REZAR, fazer a prece repetindo orações decoradas. O católico, portanto, tanto ORA como REZA. Embora os “evangélicos” digam que somente oram, na ORAÇÃO DO PAI NOSSO ELES TAMBÉM REZAM. 

10. A IGREJA FALA SOBRE OS PADRINHOS, A RESPONSABILIDADE, MAS ONDE NA BIBLIA FALA EM PADRINHOS? 
RESPOSTA: Padrinho é o nome que se dá à pessoa que vai falar em nome de seu “afilhado”. É o caso do batismo de criança, onde o padrinho é quem fala por ela e acompanha o batizando em sua vida cristã. No casamento, não são padrinhos, mas testemunhas do ato. Na bíblia nada consta expressamente sobre padrinhos, mas a sua origem vem desde o inicio da Igreja Católica “quando os pagãos se convertiam e recebiam o Batismo, e, com ele, a vida espiritual. Eram também denominados de pais espirituais, porque cuidavam da formação espiritual de seus afilhados” 

11. POR QUE JESUS É DEUS? QUEM É JESUS? É AQUELE QUE MORREU POR NÓS. E QUEM É DEUS? EU FICO EM DÚVIDA.
RESPOSTA: Para entender é preciso compreender o mistério da Santíssima Trindade, de um só Deus em três pessoas: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Portanto, não são três deuses, mas UM SÓ DEUS. A “Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação. É o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo”. Os protestantes (ao menos a maioria) aceitam a Trindade e reconhecem que foi a Igreja Católica quem afirmou que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma só pessoa conforme concluiu da Bíblia e do Magistério da Igreja. Foi reconhecido pela Igreja Católica desde o inicio do Cristianismo, e consolidou-se através de dogma como resultado de Concílios. Quando fazemos o sinal da cruz, reverenciamos um ÚNICO DEUS em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

12. COMO FAZER LEITURA ORANTE? 
RESPOSTA: É aproveitando de uma leitura para dela tirar proveito espiritual, aprofundar o que Deus quer da minha vida dia após dia, é um exercício que ajuda, aos poucos, a melhorar as atitudes e comportamentos fazendo-nos imitadores dos ensinamentos de Jesus. 

13. SR. PADRE. POR QUE É COBRADO PARA AS PESSOAS SE BATIZAR E CASAR, POIS NÃO ENTENDO ISSO. POIS CASAMENTO SER COBRADO UMA UNIÃO, QUE VERGONHA! RESPOSTA: A pergunta foi feita ao padre, mas respondo: Primeiro, você pegou pesado, como se diz, ao acusar de vergonha. Pois bem. Nada se cobra pelos sacramentos. Tudo é gratuito. Entretanto, como você deve saber, a Igreja depende de manutenção: água, luz, telefone, consertos, reformas, pinturas, viagens missionárias, subsistência do padre, etc. etc. e de todas as igrejas da paróquia. Até este curso de formação foi dado gratuitamente com almoço e lanches. A Igreja não é subvencionada por ninguém. Deve sobreviver a expensas dos próprios paroquianos. O DIZIMO tem exatamente essa finalidade: Formar um fundo para cobrir as despesas da paróquia. Mesmo sendo o DIZIMO bíblico, de 10 % do salário, na Igreja Católica é tratado como uma contribuição voluntária e cada um contribuiu COM A QUANTIA QUE PUDER E QUISER. Não precisa aprofundar muito no assunto, pois você deve saber que o numero de dizimistas aqui é muito pequeno e além de contribuírem com pouco A GRANDE MAIORIA DOS CATÓLICOS NÃO CONTRIBUEM COM NADA. Por isso a diocese estipula valores para ofertas nos serviços sacramentais para não deixar sem critério as contribuições. Esses valores são baixos E NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS. Quem não pode contribuir, terá o atendimento do mesmo jeito. Se todos os católicos contribuíssem com o dizimo mensalmente (Não precisaria ser 10%. Poderia ser, por exemplo, R$ 5,00 ou R$ 10,00 por mês), então a Igreja não precisaria recorrer a esse modo de oferta. Aliás, até no momento do ofertório as ofertas são mínimas. A propósito, VOCÊ É DIZIMISTA? Ajude-nos a formar uma nova consciência católica de contribuir com o dizimo. 

14. POR QUE NA IGREJA NÃO TEMOS ESTUDO DA BÍBLIA? EM OUTRAS IGREJAS ISSO TEM. 
RESPOSTA: Você tem razão. Necessitamos muito que os católicos intensifiquem o estudo bíblico. A questão é primeiro você acostumar os fiéis a dedicarem mais tempo para a Igreja. Não ficar somente com as Missas dominicais. Precisamos descobrir porque, por exemplo, não é costume dos paroquianos participarem de missas em outros dias, principalmente aos sábados e às 4ª feira em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como fazem nas outras paróquias que lotam as Igrejas. As reuniões de interesse pastoral poucos comparecem, às vezes nem as chamadas forças vivas como catequistas, MECES, etc. Temos em outras paróquias exemplos maravilhosos a serem imitados, e o estudo bíblico das “outras igrejas” devem servir também de desafio para os católicos. A realidade é que o padre é um só com diversas comunidades distantes para atender. Muitas vezes ele convoca, mas nem sempre encontra resposta. É preciso, então, que os próprios fiéis da nossa Matriz peçam apoio ao padre e tomem a iniciativa de formar grupos e trabalhar mais pela Igreja e pelo Reino. A idéia é maravilhosa e necessária. Quem sabe se, com a boa vontade dos fiéis, logo se forme um grupo para estudos bíblicos. 

15. AS PESSOAS PODEM DIVORCIAR E CASAR DE NOVO? 
RESPOSTA: No religioso, não. Somente no civil. 

16. QUANTAS VEZES AO ANO É O IDEAL PARA EU CONFESSAR? 
RESPOSTA: O 2º mandamento da Lei da Igreja recomenda a confissão ao menos uma vez por ano. Entretanto, a confissão deve ser feita sempre em que se encontrar em pecado grave, e tantas vezes quantas forem necessárias, visto que em estado de pecado não se pode comungar. Para os pecados veniais, não depende de confissão e pode ser aproveitado o momento do ato penitencial. 

17. POR QUE O PADRE NÃO CASA? 
RESPOSTA: Por uma norma da Igreja ele deve ter uma vida celibatária. 

18. QUAIS SÃO OS PECADOS APÓS O CASAMENTO? 
RESPOSTA: Pecado é ofensa a Deus, o descumprimento dos mandamentos cuja avaliação é a mesma antes ou depois do casamento. O que se pode dizer é que após o casamento chama-se à responsabilidade familiar, para uma vida a dois com os filhos. Qualquer conduta desonrosa familiar, desvios dos compromissos morais e religiosos após o casamento podem ser considerados pecados. Em caso de dúvida o padre, como dirigente espiritual e confessor saberá esclarecer. 

19. POR QUE QUARESMA? 
RESPOSTA: Quaresma é um tempo de reflexão, penitencia e reconciliação. Lembra 40 dias. Quarenta dias antes da festa da Páscoa (Ressurreição de Jesus). Começa na 4ª feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Depois vem o tríduo pascal, 5ª feira, 6ª feira e sábado, com a Ressurreição no domingo Os católicos devem nesse tempo aproveitar para fazer retiros e mais orações preparando o coração para a acolhida do Cristo vivo, Ressuscitado no dia da Páscoa. A Igreja veste-se de roxa para lembrar a tristeza e a dor pela Paixão de Cristo. Quarenta é um número simbólico tantas vezes citado na bíblia que a Igreja escolheu para determinar um tempo antes da Páscoa justamente para a preparação conforme retro exposto. 

20. E A INIMIZADE ENTRE CATÓLICOS? O QUE DIZER? 
RESPOSTA: A isso posso dizer: VERGONHA, pois onde se prega o amor, o perdão, não pode acontecer inimizades, separações, invejas, desaforos, etc. etc. etc. Quem ama de verdade, assim como JESUS ensinou, não cria inimizade. 

21. POR QUE NOSSA IGREJA FAZ FESTAS DOS PADROEIROS USANDO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E BAILES COM FINALIDADE DE ARRECADAR DINHEIRO, E NÃO INCENTIVA COM RIGOR O DIZIMO QUE É BIBLICO? NÃO É UMA FALHA NOSSA? 
RESPOSTA: Os padroeiros devem ser festejados. Mas o comércio de bebidas alcoólicas e bailes como em alguns lugares fazem, realmente é lamentável que aconteça Não faz parte da vontade da Igreja e muitas vezes tenta-se impedir, mas algumas Comissões desobedecem e insistem nesse costume feio e impróprio para uma festa cristã. Diferente é um encontro de confraternização com almoço e algumas comemorações que unam as famílias católicas em torno da Igreja, MAS TAMBÉM QUE PARTICIPEM DAS CELEBRAÇÕES LITURGICAS, pois o que acontece em muitas festas externas com bebidas e bailes é o encontro de pessoas não religiosas, que nem entram na Igreja e ainda transformam o espaço em diversão mundana. Devemos, sim, incentivar o dizimo como forma de sustentação da igreja, e realmente a falha é nossa. Aproveito para responder outra parte da pergunta para dizer que os cursos para batismo, crisma, casamento, são importantes, e para a PASTORAL DO DIZIMO, de fato alguns encontros seriam ótimos. Faço uma ressalva para dizer que o Estatuto da diocese não proíbe o baile, mas desde que seja exclusivo para as famílias católicas participantes da Igreja e sem bebidas alcoólicas. 

22. SE FAZEM HOMILIAS, PALESTRAS, AVISOS LONGOS E POUCO SE FALA DA FINALIDADE DA VIDA E DA ETERNIDADE. DEVERIA SE MEDITAR MAIS SOBRE O NOSSO FIM. 
RESPOSTA: A questão pra mim não é se são longos ou não desde que se fale com objetividade e o necessário. Quanto à outra parte do comentário, entendo que tudo o que se fala, principalmente nas homilias, o seu alcance é justamente sobre o viver aqui a vida justa segundo o Evangelho, para alcançar a eternidade com Deus que é o nosso fim, e certamente, aproveitar para aconselhamentos e orientações para a nossa vida segundo as leituras bíblias do dia. 

23. DEVERIA A IGREJA QUE PREGA A LIBERDADE NÃO SÓ CENSURAR OS ERROS MUNDANOS - HERESIAS, PIERCING, TATUAGEM – MAS SEM CONDENAR, PARA EDUCAR OS POVOS. 
RESPOSTA: A liberdade que a Igreja prega não deve ser entendida como liberalidade ou libertinagem ou como direito de fazer o que bem entender. Tudo tem seus limites. Com relação a alguns costumes como o uso de piercing e tatuagem nunca ouvi nas pregações ou comentários alguma condenação ou proibição. Mas até que caberiam alguns conselhos, pois está evidente que é inconveniente para alguns ambientes, prejudicial para a saúde, higiene e até para a própria aparência física.. 

24. POR QUE NA IGREJA CATÓLICA NÃO TEM UM DIA SO PARA OS JOVENS? EX. UM DIA DE LOUVOR? PAREM DE PENSAR NOS VELHOS E PENSEM EM NÓS. 
RESPOSTA: Vide perguntas 1 e 8. A Igreja não pensa somente nos “velhos” porque ela é de todos. Os velhos são tão importantes quanto os jovens. Se um dia vocês jovens assumirem a Igreja local, formarem um grupo coeso e com a responsabilidade de assiduidade e cumprimento dos preceitos doutrinários cristãos católicos, a proposta de um dia especial para celebração de louvor para jovens é apenas uma questão de tempo e de resultado. Pode ter certeza que a Igreja está aberta aos jovens. Aliás, já contamos com alguns que participam das Missas fazendo leituras e da equipe de música, e até participaram lindamente no encontro de formação. Seja bem vindo e auxilie para que os jovens já em atividade cresçam e aumentem de número. Espaço existe. 

25. IR A MISSA É OBRIGAÇÃO? 
RESPOSTA: De certa forma sim, principalmente aos domingos por ser o Dia do Senhor e é o 1º mandamento da Lei da Igreja. Pensar o contrário seria admitir que o católico somente devesse ir à Missa quando quisesse. E aí como ficaria o vínculo e o compromisso do católico com sua Religião? E a questão do pecado? O respeito ao Dia do Senhor? Mas essa obrigação, na verdade, para o bom católico transforma-se em voluntariedade, prazer, alegria, por estar participando de um encontro com Deus por Jesus quando o Cristo se faz presente, em comunhão e amizade com todos os irmãos.

26. POR QUE TANTO SANTO NA IGREJA? 
RESPOSTA: Não sei se você se refere a imagens ou aos Santos propriamente ditos. Como a pergunta tem cheiro de influencia protestante, as imagens de santos na Igreja servem apenas para representar e lembrar os santos que estão no Céu e para inspiração dos testemunhos desses homens e mulheres que em vida foram exemplos de bons cristãos e morreram na graça de Deus e por isso conseguiram a Salvação eterna. Agora, não convém superlotar a Igreja de imagens para não desviar a atenção principal que é Jesus Cristo na Eucaristia abrigado no Sacrário. 

27. COMO PROCEDER PARA TRAZER MAIS PESSOAS À NOSSA IGREJA? 
RESPOSTA: Pela fidelidade dos católicos, pela frequência assídua nas Missas e Cultos dos que já participam, pelo exemplo familiar, pela colaboração nas atividades religiosas e pastorais, pelo estudo bíblico, pela formação religiosa, pela obediência aos mandamentos, pelo respeito aos Sacramentos, pela conduta e exemplo das forças vivas que são os catequistas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, as Diretorias, as Equipes litúrgicas e de canto, pela presença de jovens, etc. e um grande amor por Jesus e sua Igreja que deve fazer de cada um, um missionário motivador da fé e cativador dos ausentes para que retornem à Igreja, e todos juntos com o padre organizando e desenvolvendo uma celebração viva, forte na espiritualidade devocional e no louvor, com criatividades que sem se desviar do que é litúrgico motive os presentes para uma participação mais ativa e alegre. São apenas algumas idéias que poderão ser multiplicadas por tantas outras de acordo com a responsabilidade católica de cada um. 

28. PRESBÍTERO É O MESMO QUE PADRE OU TEM DIFERENÇA? 
RESPOSTA: O correto é PRESBÍTERO, mas padre identifica a mesma pessoa e surgiu como derivação da palavra PAI que em latim é PATER, vinculado a palavra PADRE. Tornou-se costume chamar o clérigo de PAI na comunidade, daí ter passado a ser chamado de PADRE. 

29. COMO LER A BÍBLIA QUANDO TEM OS NUMEROS E LETRAS AO LADO? 
RESPOSTA: A bíblia é dividida em capítulos e versículos. Mas creio que você quer saber sobre citações bíblicas que aparecem à margem dos textos e/ou as letrinhas que às vezes aparecem ao lado de alguma palavra ou texto. As “referencias marginais” apontam para leituras de outros versículos ou capítulos semelhantes, e as letrinhas ao lado de uma palavra levam a “notas explicativas” que estão ao pé da página. 

30. QUEM FAZ SEXO COM O NAMORADO PODE COMUNGAR? 
RESPOSTA: Trata-se de uma pergunta de foro intimo dirigida ao Padre e ele é quem está em melhor condição para esclarecer porque ele é um confessor. Muitos farão leitura desta resposta e não posso nem devo estabelecer aqui uma regrinha que sirva para todos sob pena de causar confusão ou conflito de consciência. . A pergunta traz uma situação somente sua que não se satisfaz respondendo-se apenas SIM ou NÃO. Como você é católica, recomendo falar com o padre da sua paróquia ou qualquer outro em forma de pedido de aconselhamento ou de confissão. 

31. FALE SOBRE O CASAMENTO GAY 
RESPOSTA: Vamos separar as coisas. Casamento religioso e casamento civil As regras do direito civil não pertencem a nenhuma Igreja ou Religião, mas ao Estado, embora as religiões possam e devam manifestar os seus argumentos doutrinários a favor ou contra um projeto de lei se julgá-lo injusto, imoral, contra os direitos das pessoas ou quando conflita com a fé e a moral do ponto de vista cristão. De qualquer forma, mesmo que eu como advogado entenda como ilegal e inconstitucional, já se decidiu judicialmente sobre o direito ao casamento entre homossexuais. No aspecto religioso, o casamento gay nem se cogita. Impossível! Pessoalmente não vejo sentido no casamento entre homossexuais principalmente porque a situação resolver-se-ia mediante simples contrato particular de convivência. Biblicamente falando, existe somente o macho e a fêmea (homem e mulher) que na teoria e na pratica afastam a possibilidade de procriação entre pessoas do mesmo sexo impossibilitando o conceito de casamento e família conforme tradicionalmente conhecido. Mas o que rege a matéria no Estado são as normas legais e a interpretação atual da lei que abriu espaço para o casamento entre homossexuais criou um novo conceito de família civil. Tenho respeito e até amizade com alguns homossexuais, dignos, mas não consigo assimilar a idéia do casamento civil. Mas dura lex sed lex (a lei é dura mas é lei). E se a Igreja não pode interferir diretamente contra uma lei ou decisão judicial, a recíproca deve ser verdadeira, facultando-lhe defender, anunciar e pregar o Evangelho segundo os seus princípios e consciência religiosa, e no que se refere aos homossexuais continuarão a ser, na Igreja, respeitados e admitidos como pessoas e nossos irmãos enquanto que a questão de como encarar as conseqüências desse “casamento” continua a ser discutida e analisada internamente.

32. SE SAIU UM BISPO DA IGREJA CATÓLICA FUNDANDO OUTRA IGREJA CATÓLICA COLOCANDO COISAS ERRADAS, PORQUE O PAPA NÃO MANDA FECHAR ESSA IGREJA, POIS PREJUDICA A VERDADEIRA, PRINCIPALMENTE AS CRITICAS QUE TEMOS DE NOSSOS IRMÃOS EVANGELICOS. 


RESPOSTA: O Papa tem o seu poder papal somente para a Igreja Católica Apostólica Romana. Ele não pode impedir a ninguém de criar ou fundar uma religião ou seita e menos ainda de mandar fechar. Quando muito ele poderá orientar o católicos romanos a  não aderirem a essa nova igreja. Alias, segundo a constituição federal “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Qualquer um pode fundar uma igreja  (ou religião) bastando regularizar a documentação junto ao cartório de Títulos e Documentos e outros órgãos públicos e a igreja estará formalizada. O bispo (assim como o padre ou diácono) que se afasta da Igreja Romana (perde o estado clerical)  não perde o sacramento da ordem nem seus poderes ministeriais, ficando apenas impedido pela disciplina da Igreja (código canônico) de exercer o ministério com a ressalva para os padres e bispos que poderão, pelo código canônico, conceder o sacramento da Penitência em perigo de morte. Quanto ao que possam criticar os nossos irmãos evangélicos, eles não estão preocupados “com outras igrejas católicas”, mas com o catolicismo romano. De qualquer forma, eles continuam protestando até hoje contra a Igreja Católica Apostólica Romana.

Responsável pelas respostas: 
Diac. Narelvi Carlos Malucelli

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