Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MESTRE, É BOM ESTARMOS AQUI


Reflexão dominical
2º Domiongo da Quaresma – Ano C – 23.02.2013
Gn 15,5-12 17-18; Fl 3,17-4,1; Lc 9,28b-36

1ª PARTE

Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!”. Assim inicia o Gênese deste domingo.
Leitura difícil de interpretar, mas que nos leva a confiar na promessa de Deus.
Deus prometeu a Abrão uma descendência enorme e uma terra para nela habitarem.  Abrão acreditou, mas queria saber como isso aconteceria.
Aqui entra um costume dos antigos povos da Mesopotania[1]: Quando se fazia uma promessa selava-se o compromisso com um ritual. Animais eram esquartejados e as pessoas que prometiam passavam por entre os pedaços de carne e como forma de juramento diziam: “Se eu quebrar a aliança, aconteça-me o mesmo que aconteceu com este animal!”.
Abrão adormeceu, mas ao acordar testemunhou a passagem de Deus por entre as carnes em forma de um braseiro fumegante e uma tocha de fogo”.
Deus fez a promessa e mostrou que a cumpriria. Por outro lado, Abrão apenas confiou e esperou acontecer. Deus nada exigiu nem impôs a Abrão.
Irmãos e Irmãs, É assim que devemos encarar nosso Deus. Precisamos Dele, e somente Ele é capaz de realizar as obras necessários para que nossa vida seja uma vida plena, justa e conforme os próprios desejos de Deus. Não somos nós que mandamos nem determinamos. A nossa posição é de espera, de confiança, de fé. E a promessa de Deus se cumpriu.

2ª PARTE

Foi a confiança de Abrão que nos conduziu por vontade de Deus ao mundo de hoje. Agora não mais somente com o PAI, mas também com o FILHO.
Nesta quaresma sofremos as dores de Cristo, mas com a certeza da sua vitoria sobre a morte com a ressurreição. E ressurreição significa  ressurgir novamente como éramos antes: corpo e alma. Não mais um corpo corruptível, mas um corpo glorificado, transformado, um corpo espiritual. Corpo e alma novamente. Bendito seja Deus!
Mas para que isso aconteça existe uma caminhada de sacrifício, de renuncia, e também de um trabalho em mutirão cristão para que o mundo de hoje não sofra mais pelos desajustes sociais que levam aos crimes, às drogas, à pobreza, à miséria, à destruição da família moral e religiosamente  constituída, ao aborto, à banalização religiosa e tantos outros desvios que o pecado alimenta.
Esse caminho que transforma as pessoas e as leva para a conversão, apesar do peso que o maligno tem, se torna mais leve e fácil de ser percorrido pela fé em Jesus Cristo.
São Paulo é um exemplo do poder de Jesus. Conhecemos senão tudo, muitas coisas maravilhosas que Paulo fez não como fosse um anjo eterno, mas como um homem que errou e se converteu e sem deixar de ser humano colocou acima de tudo a missão evangelizadora, a religiosidade e a espiritualidade sincera e indestrutível tornando-se um dos pilares da Igreja.     
“Sede meus imitadores”.. “Observai os que vivem segundo o nosso exemplo e os que vivem segundo os costumes terrenos, apenas, conquistando pessoas pelo estomago”.
Jamais se dispôs que a vida terrena com seus costumes e culturas, não possam fazer parte dos nossos habitats sociais e familiares. Afinal, tudo foi feito para o homem.
Entretanto, a advertência de Paulo é para aqueles materializados  que adotaram o mundo como o único bem do homem, esquecendo que acima de tudo, o que gera e movimenta tudo, é Deus que por Jesus Cristo nos trouxe uma nova aliança. E quem despreza o que vem de Deus, a vivência em oração, a vida sacramental, comportam-se como “inimigos da cruz de Cristo e o fim deles é a perdição”.
Portanto é Jesus Salvador que pelo Pai Criador transforma o nosso corpo corruptível em corpo incorruptível.  De um corpo humilhado num corpo glorificado.
E como São Paulo sente-se feliz por aqueles que adotaram Cristo como caminho, verdade e vida. Paulo faz a sua declaração de amor fraterno demonstrando a sua satisfação quando vê no irmão recompensa como resultado da sua evangelização. “Minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor”, é o arremate da sua carta de hoje.

3ª PARTE

Jesus mostrou a Pedro, João e Tiago um pouco a experiência do Céu. A Oração levou Jesus à montanha. La se encontra pela visão apresentada, Moisés e Elias. “O rosto de Jesus mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante”.
Enquanto Jesus orava Pedro e Paulo adormecem. Mas ao despertarem puderam ver e sentir a glória de Jesus.
Podemos imaginar irmãos e irmãs, a beleza daquele lugar e os três apóstolos extasiados com a beleza e paz daquele pequeno pedaço do Céu. O entusiasmo tomou conta deles e Pedro toma a iniciativa de propor:  Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. E mais uma vez a revelação que vem do Pai: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
Queridos amigos. Vocês já perceberam quantos paraísos temos à nossa disposição para contemplarmos Deus e contarmos com a presença de Jesus?
Experimentem olhar para as estrelas do céu, as montanhas, os pássaros, as flores, a natureza toda enfim e recolha-se no seu silêncio. Experimente entrar numa Igreja e contemplar o Sacrário, as imagens dos santos, a cruz, as velas, as artes estampadas nas janelas, os bancos ... Quem sabe até nem precise orar em palavras bastando permitir que sentimentos floresçam de dentro do seu coração e que a cada batida um pensamento te faça renascer deixando-se levar pela brisa suave do Senhor e estender as mãos para o infinito na certeza de que ela tocara nas mãos de Deus. E perceber que Jesus está ali com suas vestes brancas e brilhantes na Hóstia Consagrada a te  dizer: AQUI VOCÊ ENCONTRA A EXPERIENCIA DO CÉU. E você certamente respónderá: SENHOR, É BOM ESTAR AQUI!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.


[1] Celebrando a Palavra – Fernando Armellini – Ano C, pág. 102

Nenhum comentário:

Postar um comentário