Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 10 de fevereiro de 2013

LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA




REFLEXÃO DOMINICAL

5º ֻDomingo do Tempo Comum – Ano C – 10.02.13

Is 6,1-2a.3-8; Cor 15,1-11; Lc 5,1-11

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         Não existe nada mais maravilhoso do que sentir-se escolhido por Deus e aceitar o chamado.
         Quem era Isaias? Ele dá a resposta apresentando-se como um homem perdido, de lábios impuros. Mesmo assim Deus o escolhe.
         Com todos os seus defeitos e pecados, Isaias contemplou a Deus enxergando anjos ao seu lado glorificando-o: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra esta repleta de sua glória”. Dessa visão foi que Isaias reconheceu-se pequeno.
         Foi uma atitude corajosa de humildade e de confissão como pessoa que não somente vivia em pecado mas também que  não sabia pronunciar palavras de amor, de justiça, daí porque chamou os seus lábios de “lábios impuros”.
         Um dos Serafins aproxima-se dele com uma brasa na mão e com ela tocou sua boca cicatrizando a ferida dos lábios impuros. O anjo mostrou a Isaias que com esse gesto a sua culpa desapareceu e seus pecados foram perdoados.
         Nós somos também como Isaias. Somos convidados para estar a serviço de Deus e teimamos em não aceitar porque não nos consideramos dignos.
         Nós também continuamos ouvindo nas Missas a invocação aos Santos “Santo, santo, santo .... “.  Um ótimo momento para refletirmos sobre as nossas fraquezas humanos e pedirmos perdão. Hoje Deus não toca com uma brasa, mas toca com o seu perdão e com a Eucaristia que nos transformam num homem novo, e assim renovados podemos ouvir a voz do Senhor: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”
         Isaias soube dar a resposta: “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!
         Meu irmão e  minha irmã. Você também é capaz de se colocar a serviço da família, da sociedade, enfim, do Reino. É só responder como Isaias fez.

2ª PARTE

         São Paulo testemunha o seu diálogo com  seus ouvintes.
         Primeiramente Paulo manifesta a sua satisfação por ter pregado o Evangelho aos irmãos e por terem eles assimilado as mensagens assegurando-lhes que pelo Evangelho serão salvos, condicionando, entretanto, à fidelidade naquilo que lhe foi ensinado.
         O Apostolo argumenta sobre o que ele mesmo havia aprendido, isto é, sobre a morte de Cristo pelos nossos pecados e a sua ressurreição no terceiro dia,  e aparições a Cefas, aos doze apóstolos, a mais de quinhentos irmãos, a Tiago e aos apóstolos juntos, e por ultimo ao próprio Paulo que se reconhece indigno assim como Isaias, porque ele fora um perseguidor da Igreja de Deus.
         De Paulo podemos tirar a lição, mais uma vez, de que aos chamados por Jesus são derramadas muitas bênçãos fortalecedoras da missão justificando a eficiência das suas ações evangelizadoras na graça de Deus: “É pela graça de Deus que sou o que sou”.  

3ª PARTE
         
         Compreendemos melhor, então, como Jesus conseguiu formar a sua primeira turma de evangelizadores.
         Vejam que havia uma multidão ouvindo-o à margem do lago de Genesaré. E muitos pescadores.
         Como primeira atitude de quem conhece, observou pescadores desanimados recolhendo suas redes sem peixes. Não titubeou e determinou: “AVANÇA PARA AGUAS MAIS PROFUNDAS E LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA”.
         Pedro, a principio, não acreditou mas fez o que Jesus mandou. E o resultado da pescaria foi fabuloso. Tanto peixe que as rendes se rompiam e precisaram da ajuda dos colegas para recolhê-los.
         Vejam irmãos, que Pedro ao reconhecer o poder de Jesus, assim como aconteceu com Isaias e Paulo, assumiu a sua condição de pecador e pediu: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”, reação que atingiu também a Tiago e João, seus sócios. Mas Jesus transmite-lhes confiança: “NÃO TENHAS MEDO! HOJE EM DIANTE TU SERÁS PESCADOR DE HOMENS.”  E eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.  

         É meus irmãos e irmãs. Hoje a nossa Igreja vive com a mesma força de Jesus conduzida por aqueles que disseram “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!” E encorajados pelo Mestre: “NÃO TENHAS MEDO!”.
         Pescadores de homens são não apenas os ministros ordenados como os bispos, presbíteros e diáconos, mas todos os fiéis seguidores de Cristo.
         Portanto, você, irmão leigo, também pode e deve fazer a sua parte.
         Bispos e padres, a responsabilidade maior está nas mãos de vocês.
         Que ninguém cometa o desatino de cercear os vocacionados. Permitam que os diáconos permanentes desempenhem os seus ministérios e que os fiéis leigos cresçam cada vez mais como apoio indispensável para o crescimento da Igreja.
         AVANÇAR PARA AGUAS MAIS PROFUNDAS significa sair da mesmice, fazer muito mais do que antes, é sair das águas rasas das rotinas da  vida para crescer em todos os sentidos, e na religião, buscar novos desafios, tolerâncias, novos métodos de evangelização, adaptar-se, enfim, ao tempo em que vivemos.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário