Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 21 de outubro de 2012

SEJA O VOSSO SERVO


 REFLEXÃO DOMINICAL
29º DTC – Ano B – 21.10.12
Is 53,2a.3a.10-11; Hb 4,14-16; Mc 10,35-45

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         Quem acreditaria antes, que aquela criancinha Jesus era Deus encarnado. Fugitivo da ira dos perseguidores, Maria com o auxilio de José protege o que está para nascer. Na simplicidade e pobreza, nasce Jesus.
         Foi assim que Isaias profetizou  o nascimento de Jesus comparando como “um pobre rebento enraizado numa terra árida”. De inicio, a exceção daqueles que o aguardavam, o menino teria se confundido com qualquer outra criança e até passado despercebido “sem graça e sem beleza capaz de atrair nossos olhares”.
         Isaias completa nos últimos versículos vislumbrando Jesus sob olhares diferentes, como  um servo libertador que assume os nossos pecados.
         Com Deus Filho foi assim. Também entre nós, quantas crianças nascem de mães frágeis pobres, famintas, sem nenhuma expressão familiar, social, sem fama, como se fossem criaturas sem expectativa de futuro. Um “Zé ninguém”!
         Mas quando menos se espera dessas crianças todas podem e quantas encontram no dom da Vida a possibilidade de se tornarem grandes homens e mulheres que colaboram com o Plano de Deus na humanidade dentro ou fora da igreja.  

2ª PARTE


         São Paulo revela um Jesus crescido, alguém que se tornou espetacular e que depois de conviver com seu povo retorna aos Céus como  sumo-sacerdote,  continuando a amparar a todos os que a ele foram confiados.
         Este Jesus que também viveu a experiência dos humanos passando por sofrimentos que se tornaram maiores do que dos outros porque apesar de igual em tudo, era justo, sem pecado. Era Deus!
         O convite de Paulo, então, é para que não percamos a fé em Cristo, incapaz de nos abandonar visto que por reconhecer as nossas fraquezas muito mais nos fortalece e se abre para a sua misericórdia.

3ª PARTE

         No Evangelho vemos Tiago e João pretendendo que Jesus concedesse tudo o que eles pedissem. Mas as coisas não são bem assim. Precisamos saber pedir e, além disso, deixar por confiança e fé, que a resposta fique por conta de Deus sabedor das nossas reais necessidades.  
Com relação a quem estará com Jesus no Reino dos Céus, Ele nos mostra que o caminho está em servir. “Todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós  quiser ser o primeiro, seja escravo de todos”
Essa é uma das mais belas missões que levará o homem a viver bem aqui na terra agora, e na presença de Deus no Céu, sem importar se à sua direita ou à sua esquerda, pois o importante é estar lá.  Afinal, foi assim que Jesus conquistou os corações dos homens, servindo, dando a sua vida por todos.
Aproveitemos irmãos e irmãs, das lições de hoje. Valorizar os irmãos sem distinção. Reconhecer que nos pequenos e humildes jorram bênçãos e graças e que somos todos iguais. Por isso devemos fazer a nossa parte colaborando para o crescimento material e espiritual dos menos favorecidos da nossa sociedade.
Tenhamos muita fé em Jesus nosso Salvador que reina para a humanidade porque ele é o Sumo-Sacerdote. Por isso não devemos nem podemos “determinar” o que ele deva fazer, mas pedir e aceitar com benevolência a vontade de Deus.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário