Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 28 de outubro de 2012

CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA!



 REFLEXÃO DOMINICAL
30º DTC - Ano B - 28.10.2012
(Jr 31,7-9; Hb 5,1-6; Mc 10,46-52)

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

  PARTE:

         Jeremias faz alusão a volta dos israelitas exilados em Nínive conduzidos por
Deus para a sua terra. “Tocai, cantai, dizei, ´Salva, Senhor, teu povo´”.
         Jeremias imagina a caravana composta de pessoas saudáveis, fortes, mas também “cegos, aleijados, e grávidas” no meio da multidão. E eles chegaram ao destino!
         Esse episódio já passou. Mas ainda hoje podemos imaginar quantas pessoas vivem como se fossem exilados dentro da sua própria cidade. Não me refiro ao exílio político, mas de um afastamento da religiosidade, da civilidade, da dignidade. Pessoas que tendo aceitado e aprendido o cristianismo, abandonaram tudo o que receberam de Cristo para abraçar a vida do crime, das drogas, dos vícios em geral;  largaram pais, mães, esposas e filhos em troca de um mundo cão sem Igreja, sem lar, sem nenhum compromisso com a vida. E não somente esses miseráveis ao extremo, mas também outros que sem passar pelas mesmas desgraças, e apesar de ostentarem luxuria, riquezas e prazeres mundanos, em termos mais brandos  também se acham perdidos quando se trata de pensar sobre a convivência humana e sobre as coisas de Deus que terão de enfrentar quando a morte chegar. Sem rumo e sem ideais concretos, apegados apenas no hoje, no agora, na satisfação social, como se fossem bon vivant  esqueceram de Deus ...
         Quando Deus acolheu novamente os israelitas em sua pátria, o fez entre preces e alegria diante de um povo que chorava e sofria. E os conduziu “por um caminho reto onde não tropeçarão”, diz Jeremias.
         Irmãos e irmãs. Isso nos mostra o quanto Deus é bom e não abandona ninguém no caminho. Fortes ou fracos, crentes ou incrédulos, pobres ou ricos, todos são acolhidos de volta. Em que mundo você se enquadra? A sua “felicidade” por acaso nunca esbarrou na lembrança daquele tempo em que você, realmente, era feliz?
         Sempre é tempo de retornar.  Jesus é o único caminho que nos conduz a Deus. E sem Deus, nada nesta vida terá sentido.
         Basta olhar um pouco para o Alto e você verá Jesus e ouvirá a sua voz: “Volte!”   
2ª PARTE:

         Mas se Deus pra você ainda é distante, São Paulo revela a existência de quem o represente neste mundo em que vivemos: Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote assim instituído pelo Pai, e que com sua autoridade, novos sacerdotes escolheu e deu autoridade a quem você poderá recorrer.
         Do meio dos homens, Jesus escolheu os Apóstolos e os fez bispos, e estes, por sua vez, escolheram os diáconos e os presbíteros para tratarem das coisas Sagradas, instruindo o povo contra o pecado e a seguirem a Palavra de Deus na busca da santificação.
         E embora possam parecer duras estas minhas palavras, acompanho a Igreja e  São Paulo que é bem claro ao afirmar que a ninguém é dado essa honra de ser bispo, presbítero ou diácono se não for pelo chamado de Jesus. E isso somente será possível mediante a imposição do Sacramento da Ordem através da Igreja  Católica que os fazem agir in persona Christi, daí porque o respeito que devem merecer, pois,  conforme disse Santo Inácio de Antioquia e o Catecismo da Igreja Católica no § 1593 repetiu, “Não existe Igreja sem o bispo, o presbítero e o diácono”.  Fora disso, qualquer distinção ministerial não passará de mera identificação de cargo não sacramental.
        
3ª PARTE:

          O passo a ser dado da antiga vida de vícios e pecados para uma nova vida consagrada está na corajosa manifestação de desejo: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”.
         Foi assim que gritou Bartimeu, cego e mendigo que solitário lá estava sentado à beira do caminho, certamente desolado e sem esperança de vida quando pressentiu a presença de Jesus passando. E não faltou a intervenção daqueles que se achavam donos ou privilegiados de Jesus (ou da Igreja) mandando que Bartimeu se calasse.
         Mas como Jesus é mais forte, tudo sabe e tudo pode porque Ele veio para todos, determinou: “Chamai-o”.
         Sob essa  voz de comando, voltaram atrás os discípulos e agora sim, agindo como fiéis seguidores de Cristo disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”.
         E Jesus, como nada impõe, mas oferece, antes pergunta a Bartimeu qual era o seu desejo e ele responde: “Mestre, que eu veja”. E foi atendido!
         Irmãos e irmãs. Tenho certeza que Jesus vê você e está a te perguntar: o que queres?”
         Se você souber pedir, não necessariamente a cura física, mas espiritual, Jesus que sabe o que é melhor pra você, te trará de volta para a Igreja e te preparará um prêmio que jamais se extinguirá já aqui na terra e  na eternidade. Ele te dirá, em outras palavras: “Vem, eu quero você comigo!”.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário