Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 30 de setembro de 2012

SER DE CRISTO


 Reflexão dominical - 26º DTC - Ano B - 30.09.2012
Nm 11,25-29; Tg 5,1-6; Mc 9,38-43.45.47-48


  Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         No livro de Números é narrado sobre a ação do Espírito Santo nas pessoas crentes em Deus. Moisés tem em si o Espírito de Deus e esse mesmo Espírito é distribuído aos setenta anciãos.
         Primeiramente, o Espírito de Deus é único dentro da Trindade, e por isso não se debulha. Mas pode, sem dividir-se, estar presente em cada pessoa.
         Foi assim que o Senhor agiu quando o versículo fala que “retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos”. Por isso mesmo estimados leitores, também possuímos dentro de nós o mesmo espírito de Deus. Aliás, não somos Templos do Espírito Santo?
         No caso presente, o Espírito foi entregue a todos os setenta anciãos, embora presentes naquele momento, setenta e oito, pois dois deles se encontravam ausentes.
         O grupo maior dotado do Espírito de Deus saiu a profetizar, enquanto que o grupo dos dois profetizava no próprio acampamento. Isto causou inveja e alguém foi até Moisés reclamar sob o pretexto de que eles não estavam juntos  quando da unção do Espírito, e o desejo de seu ajudante Josué era de que os dois anciãos fossem calados.
         A reação de Moisés foi própria de um bom profeta: “Tens ciúme por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta”.
           Mais uma vez o assunto ciúme atrapalhando a missão profética já no Antigo Testamento.

2ª PARTE

         E do que vemos no Evangelho, continua depois de Cristo o insensato ciúme.
         Até João demonstrando que ainda não havia compreendido bem a universalidade do direito de anunciar os ensinamentos de Jesus repete o erro do ciúme garbosamente contando que havia proibido um homem de expulsar demônios em nome de Jesus.
         E Jesus sentencia: Quem não é contra nós é a nosso favor”. E ainda defende os que são impedidos de receber um copo de água, ou são escandalizados só porque são de Cristo, advertindo os perseguidores de condenação ao inferno citando exemplos no sentido de que é melhor ir para o Céu com deficiências físicas do que ir para o inferno tendo o seu corpo fisicamente perfeito.
         Na citação acima não podemos deixar passar sem observar a Carta de São Tiago que faz uma ressalva sobre a questão da riqueza com dureza em suas palavras contra os ricos, porém, considerados destinatários aqueles que formam suas riquezas às custas da desonestidade e que idolatram o dinheiro e a sua fortuna como algo melhor e superior ao próprio Deus e a Igreja como se não precisassem de religiosidade.
         A esses é que a carta é dirigida lembrando-lhes que a vida material termina com a morte e nesse momento as suas riquezas e fortunas desaparecerão, “suas roupas serão carcomidas pelas traças, vosso ouro e prata estarão enferrujados”. Nada da riqueza material levarão à presença do Senhor.
         É mil vezes preferível entrar no  céu pobre, do que rico avarento e desonesto no inferno.
         Essa teoria de São Tiago não se aplica aos que tenham conseguido suas riquezas com o seu honesto trabalho sem nunca ter se afastado das lições de Jesus.

3ª PARTE

         Afinal, será que os textos bíblicos de hoje levam a crer que falando sobre Jesus, qualquer segmento religioso serve? Ora, nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor", entrará no Reino do Céu. “Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu” Mt 7,21.
         Você é um cristão católico, apostólico. Acredita na Eucaristia, no purgatório, nos santos, no juízo particular e no juízo final, na Santíssima Trindade, ama Maria, aceita o Papa, os Sacramentos, a Missa dominical, o domingo como o Dia do Senhor, etc. etc., verdades que as numerosas seitas e denominações protestantes não aceitam. Será que quando Jesus falou  Quem não é contra nós é a nosso favor”, liberou ou relativizou a religião cristã? Evidentemente que não, pois “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” Ef. 4,5.
         Veja irmão, irmã e meus jovens, as contradições daqueles que seguiram o catolicismo uma vida inteira para de repente, de um dia para o outro, jogar todas essas verdades na lixeira.
         Cuidado, portanto, ao interpretar a mensagem deste domingo. Quando Jesus falou assim, essas denominações descendentes do protestantismo ainda não existiam. Somente os cristãos liderados pelos Apóstolos, depois pelos bispos, diáconos e presbíteros sob a chefia do Papa que surgiram pela vontade de Jesus estavam presentes logo que Jesus fundou a sua Igreja, mais tarde denominada de Católica, Apostólica.
         Porrtanto, Jesus recriminava aqueles que, dentro do cristianismo primitivo (catolicismo) faziam discriminações entre si, disputando lugares e posições.
         E você, meu amigo e irmão não católico, não considerem esta reflexão como investida agressiva contra a sua fé que assim como a nossa estará sob o julgamento de Deus. Mas tem por finalidade principal o cuidado que devemos ter em preservar o que temos por verdade e até mesmo chamar a atenção para os ciúmes, invejas, perseguições que ainda existem infelizmente dentro parcelas do nosso próprio clero e católicos em geral. 
         O que Jesus quis dizer é que todos devem professar a mesma fé, o mesmo amor a Cristo, numa só Igreja, e que todos devem ser mensageiros da Palavra, mas não sob os seus próprios critérios e interpretações, e sim seguindo a orientação da Igreja de Cristo. É o que acredito com inspiração na Igreja, na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica cujos textos apresento em separado para quem tiver interesse em conferir, sob o título de IGREJA SEGUNDO O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.  
Diac. Narelvi.

2 comentários:

  1. Diácono,

    Li a reflexão dominical e dei uma lida no texto do CIC sugerido, e compreendi que a Salvação mesmo vindo de Jesus passa pela Igreja Católica.
    Gostaria de entender melhor a salvação fora da Igreja Católica.
    Agradecida.
    Aparecida Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Aparecida.

      A salvação é oferecida a todos, cristãos e não cristãos, e até para os ateus. Não fosse assim, o que pensar dos índios que vivem nas selvas, de outros povos, raças e nações que nem mesmo ouviram falar em Jesus nem no cristianismo ou na Igreja Católica?
      Ora, considerando que foi o próprio Cristo que quis continuar representado nesta terra por uma Igreja e para isso a criou na pessoa dos Apóstolos, escolheu um chefe (o Papa), dando-lhes plenos poderes, mantidos nas pessoas dos bispos (Mt 16,18-19) que contam com o auxilio dos presbíteros e diáconos, pois que se assim não fosse, com a morte do último dos apóstolos a Igreja de Cristo teria desaparecida. Esta Igreja é a Católica, Apostólica, Romana escolhida como intérprete e depositaria da fé deixada pelos Apóstolos, para cujos ministros ordenados Jesus disse: “Eu estarei convosco até o final dos tempos” (Mt 28,20).
      Portanto quis Jesus que o projeto de salvação passasse pela Igreja.
      Embora o Salvador seja sempre Jesus Cristo, é pela santidade e unicidade da Igreja Católica que a salvação é propiciada a todos indistintamente, independentemente da fé que professe desde que manifeste antes de morrer conversão e arrependimento profundos e sinceros, e até mesmo aos que por circunstâncias outras, sem culpa, não tiveram oportunidade de conhecer sobre Deus será possível a salvação pelo julgamento e misericórdia Divina. A Igreja Católica tem sua doutrina, mas jamais retira de Deus os atributos da Onisciência e Onipotência.
      Agora dá para entender também o que Jesus disse no Evangelho de Mateus, 12,31 que todo o pecado será perdoado, menos a blasfêmia contra o Espírito Santo. Portanto, pecar contra o Espírito Santo significa não pedir perdão, não querer o perdão. Somente a esses não será possível o perdão e a Salvação.
      Na paz de Cristo
      Diac. Narelvi

      Excluir