Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 16 de setembro de 2012

A FÉ SEM OBRAS É MORTA


 
Reflexão Dominical – 16.09.2012 – 24 DTC
Is 50,5-9ª; Tg 2,14-18; Mc 8,27-35
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         Um desafio: Que marca de católico você é? Daqueles que se sentem amparados por Deus, que reage aos desafios, responde à altura quando  questionado? Ou pertence ao grupo dos que respondem “Ah, é?” e muda de lado?
         O homem nasceu por vontade e  proteção de Deus, por isso o chamamos de “Pai”.  Pertencemos a única categoria das criaturas dotada de inteligência, vontade, capacidade de raciocinar, de discernir, de criar, de educar, enfim, com dons materiais e espirituais que nos dá superioridade sobre tudo o mais que Deus criou. Somos especiais para o Criador!
         Então podemos entender o que o profeta Isaias quis dizer na sua profecia, que também se estende a nós.
         Referia-se Isaias a Jesus, Homem que viria a este mundo aberto para a vontade do Pai porque Ele e o Pai são uma só pessoa. Não traiu a sua missão, submeteu-se a humilhações, surras, bofetões e cusparadas porque sabia que “O Senhor Deus é Auxiliador” e daria forças para resistir.
         Não nos comparamos a Jesus. Mas devemos ser seus imitadores.
         Basta acompanhar noticiários e um pouco mais sobre os acontecimentos religiosos no Brasil e no mundo para ver quantos irmãos nossos também apanham, são humilhados, desprezados, perseguidos e mortos porque seguem ao único Deus Verdadeiro e fizeram opção pelo cristianismo ou particularmente por uma religião cristã.
 2ª PARTE
         Irmãos e irmãs. Deus é nosso Auxilio e não permitirá que venhamos a cair em desânimo conforme diz Isaias que complementa perguntando: "Quem fará objeções?", "Quem é o meu adversário?", "Quem me vai condenar?" E  fecha o comentário desafiando como que a dizer: "Vamos ver quem pode mais!" 
         A profecia de Isaias, como disse, é um desafio também à nossa fé.
         São Tiago reprova aqueles que dizem ter fé, mas não a coloca em prática. E exemplifica de uma maneira tão simples e clara: "Alguém precisa de roupas e sente fome, e você sabe disso (a fé), mas a sua participação fica no "Ide em paz, aquecei-vos e comei à vontade" (que seria a obra). Verdadeiramente, a fé sem obras é morta, infrutífera.
         Porém, quando você reconhece no irmão a necessidade de roupa e alimento, e fornece-lhe o necessário e ainda aponta caminhos para uma sobrevivência digna, então você estará conjugando a fé com obras.
         Pela graça somos salvos. E a graça implica na fé e também nas obras. Não é à-toa que São Tiago cria um dialogo entre duas pessoas discutindo sobre fé e pratica, e um deles vitoriosamente termina o assunto dizendo: “Tu mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!”.

3ª PARTE


         Significa, amados irmãos e irmãs, que a nossa responsabilidade como cristãos católicos não deve permanecer somente no âmbito da fé, mas deve se traduzir em obras compatíveis com a nossa espiritualidade.
         Participar das Missas, dos Sacramentos, das devoções, são atitudes que nos levam à Salvação. Entretanto, é papel do católico não apenas assistir como se fosse a um espetáculo, mas também integrar-se à Missão de Cristo e da sua comunidade vivendo e testemunhando a doutrina cristã, celebrando também pelo sacerdócio comum recebido no batismo. É anunciar Jesus Cristo. E ele quer ser anunciado, conhecido!
         Vejam que Jesus perguntou para os discípulos: “Que dizem os homens que eu sou?”. E as respostas vieram conflitantes: “João Batista, Elias, um dos profetas...”, e Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
         Alegrou-se Jesus, pois isto era o que Ele queria ouvir.
         Compete-nos, portanto, irmãos e irmãs, entrar em ação ministerial e evangelizadora. Ensinar que Jesus é Deus e Salvador. Que Jesus ressuscitou. Que Jesus confiou a sua missão aos apóstolos e sua Igreja a quem devemos recorrer como depositária da fé dos apóstolos para que possamos falar sobre o que Deus pensa e não sobre o que os homens pensam.  
         Irmãos e irmãs, mãos à obra! Não permitamos que as pedras colocadas em nossos caminhos interrompam a nossa trajetória. Jesus já preveniu: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. Dificel, sim! Mas não impossível.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário