Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 19 de agosto de 2012

SE NÃO FOSSE MARIA . . .



 REFLEXÃO DOMINICAL
Solenidade da Assunção de Nossa SenhoraAno B – 19.08.2012

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

Hoje, solenidade da Assunção de Maria.
Assunção de Maria significa que ela foi elevada aos Céus, assumida por Deus na glória eterna, em corpo e alma. Entendemos que Maria não teve a experiência da morte e isso é compreensível,  pois, afinal, sabemos que a morte é consequência do pecado (Rm 6, 23); cremos que Jesus ressuscitou; que após a morte haverá um julgamento com os justos indo para o Céu  e os pecadores não arrependidos, para o inferno; cremos na imortalidade da alma e que todos ressuscitaremos um dia. Então significa que morremos porque pecamos. Logo, se não pecássemos não morreríamos.
Pois bem! Os cristãos sabem que Nossa Senhora nasceu sem pecado, sempre foi imaculada, daí logicamente não precisaria morrer. Mas a  bíblia não fala a respeito dessa situação, assim como não esgotou tudo sobre a infindável essência de Deus e história divina  (Jo 21,25).
Aqui entra o Magistério da Igreja ao reconhecer pela fonte da revelação Bíblia e Tradição, que Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma conforme dogma, pelo Papa Pio XII, por isso aceito pelos católicos visto que é uma verdade revelada por Deus e proposta pela Igreja à nossa crença". Portanto, como predestinada e mãe de Jesus, sem pecado, é perfeitamente aceitável que Maria não precisou morrer nem ressuscitar, antecipando o que acontecerá com os salvos após a ressurreição: o corpo glorificado se unirá à sua alma e seremos como Maria, corpo e alma vivendo na plenitude celeste.
 No Apocalipse deste domingo podemos sentir Maria sendo revelada como a mulher que daria à luz um filho que viria para salvar o mundo, implicitamente dando destaque às virtudes de Nossa Senhora e seus merecimentos conforme cantado no Magnificat apresentado no Evangelho de João.
 
2ª PARTE
São Paulo confirma a ressurreição apontando Jesus como o primeiro ressuscitado lembrando que, se por um homem (Adão) veio a morte (pecado), também por um homem (Jesus) vem a ressurreição (a vida e a salvação) e que a morte será, então, destruída. Jesus venceu a morte ao ressuscitar.  
Ainda no Evangelho, Maria é mostrada como a primeira missionária a apresentar Jesus quando visitou Isabel que grávida, sentiu no seu ventre o pulo de João (Batista) que se formava como sinal de reconhecimento do menino Jesus que estava em Maria.
E Isabel movida pelo Espírito Santo fez a conhecida exclamação que deu origem à parte da oração Ave Maria”:  “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!", ao mesmo tempo em que reconhece Maria como a mãe do Senhor e Salvador.
Queridos irmãos e irmãs, como é salutar poder contar com Maria, respeitá-la e amá-la de uma forma muito especial porque mesmo reconhecendo-se pequena serva Deus fez nela maravilhas tornando-a conhecida como bendita por todas as gerações. Maria proclamou a bondade infinita de Deus enaltecendo os humildes e os sofredores e acolhendo os que O respeitam.
Amamos e veneramos Maria simplesmente porque ela é MÃE DE JESUS!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário