Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 26 de agosto de 2012

A QUEM IREMOS, SENHOR?



 Reflexão dominical – 21 DTC – ano B – 26.08.2012
Josué 24,1-2a.15-17.18b; Ef 5,21-32; Jo 6,60-69

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         Vivemos num tempo empurrados por tantas informações que muitas vezes chegam a nos confundir. Mas assim é a evolução e aos poucos o homem vai se transformando e atualizando para crescimento pessoal e das convivências humanas. Isto é bom!
          Contudo, mesclam-se as boas e as más intenções. Não faltam aqueles que a pretexto de uma modernidade progressista, manipulam a humanidade com suas idéias materialistas e desumanas, seja nos parlamentos, nos meios de comunicações, nas entrevistas com pseudos intelectuais, com forte dose de influência negativa da televisão mantida por grupos poderosos que criam programas, novelas e opiniões que em doses homeopáticas vão contaminando o subconsciente e o consciente das pessoas principalmente dos jovens, levando-os para os caminhos que eles quiserem. E isso tudo está gerando um modismo de desvios morais, dos valores, das tradições de fidelidade à família, à sociedade, à honradez, à política, à religião ...  Somos livres”, “Estamos numa democracia”, dizem, e assim vão ditando suas idéias interferindo na vida das pessoas.   
              São os “donos do mundo”, esquecendo que dono do mundo é Deus.
       Significa meus irmãos e minhas irmãs, que muito embora Deus tenha concedido ao homem a liberdade, o livre arbítrio, jamais abdicou do seu Senhorio deste Mundo. E como Senhor, tem suas regras definidas.
         O livro de Josué que a Igreja nos apresenta neste domingo, mostra bem que os homens devem colaborar na administração deste mundo conforme autorizado por Deus (Gn 1,28; 9,7; Sab 6,2), porém, sem esquecer que o dono é Deus e que nós nos encontramos aqui porque Ele nos criou e aqui nos colocou. Nada nos pertence, tudo pertence a Deus  (1 Cr 29, 11-12).
         Somos seus obreiros e por isso todos devemos lembrar que o que fizermos aqui deve estar em consonância com a vontade de Deus. Então se pergunte sempre antes: “Deus quer?”, “Será do agrado de Deus?”.
         Por isto que Josué reuniu as tribos de Israel, anciãos, chefes, juizes e magistrados e os questionou: A quem quereis servir? Aos deuses? Eu e minha família serviremos o Senhor!” E o povo aderiu ao que disse Josué reconhecendo que tudo o que haviam aprendido e adquirido veio do  único Deus e Senhor.
         A voz de Josué precisa chegar aos ouvidos de muita gente que está por ai manipulando os incautos, desviando-os da vontade de Deus.

2ª PARTE

         Dando uma guinada para a família São Paulo nos aplica um susto com o costume machista da época recomendando que as mulheres sejam submissas aos seus maridos. Infelizmente algumas pessoas e  religiões fundamentalistas continuam fazendo essa pregação colocando a mulher na inferioridade.
         Compreendamos irmãos e irmãs, que a interpretação correta dos versículos é a solicitude de uns para com os outros.
         O marido, mesmo que com restrições até hoje tenha a chefia da sua família, o fundamental na lição de São Paulo é que marido e mulher devem se amar e respeitar mutuamente. Não se pode imaginar amor conjugal com submissão da mulher em nível de subalterna. O que Deus quer, e para isso abençoa no casamento, é a reciprocidade de respeito. Se Paulo aconselha os maridos a amarem suas mulheres como o Cristo amou e entregou-se pela Igreja,   assim também as mulheres amem seus maridos.  
         E é justamente pelo respeito mutuo entre marido e mulher que um não manda mais do que o outro, mas juntos decidem. E justamente para isto que foi dito: “os dois serão uma só carne”.

3ª PARTE

         Trabalhar pelas coisas deste mundo segundo a vontade de Deus, viver o matrimônio tendo como bandeira o amor conjugal, faz parte de tudo o que Jesus veio nos trazer e ensinar completando a vontade do Pai.
         Quantas vezes nos sentimos perdidos e confusos diante de tantas idéias desconcertantes que ouvimos que até dá vontade de fugir dos nossos propósitos. Mas, a quem iremos?
         Quando Jesus falou em comer a sua carne e beber o seu sangue, foi difícil de entender para os discípulos por isso escandalizados disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escuta-la?.  Jesus falou ainda sobre a sua ascensão ao Céu. Mais susto aos discípulos fazendo com que muitos o abandonasse. Então Simão Pedro é questionado pelo Mestre se também queria ir embora. Pedro responde: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
         Irmãos e irmãs. Realmente somos livres para decidir sobre nossas vidas. Temos os nossos profissionais, conselheiros, professores, nossos dirigentes espirituais e tantos outros líderes a quem podemos recorrer, mas para que tudo aconteça sem riscos, sem erros, é preciso que todos estejam em sintonia com Jesus Cristo. Nada acertaremos nos rumos das nossas vidas se não tivermos como Luz, a pessoa humana e divina de Jesus Cristo.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.










Nenhum comentário:

Postar um comentário