Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de agosto de 2012

LEVANTA-TE E CONTINUE!




 Reflexão dominical
19º DTC – Ano B – 12.08.2012
1Rs 19,4-8; Ef 4,30-5,2; Jo 6,41-51
 Prezados amigos, irmãos e irmãs em Jesus Cristo

PARTE 1

Vocês alguma vez, já se sentiram cansados e desanimados para as tarefas e compromissos desta vida? Falo num sentido geral seja na família, na sociedade, no trabalho, na religião, na sua profissão, no seu apostolado ...
         Elias foi um desses que por amor a Deus, combatia a injustiça, defendia os oprimidos, a acima de tudo, combatia a adoração dos falsos deuses, no trecho bíblico de hoje, Baal. Até certo ponto foi bem sucedido nos seus conselhos e ensinamentos. Mas a influência de uma perversa rainha que pela astúcia e pela força dominava o povo desfez o seu trabalho e traiçoeiramente voltaram ao costume de antes. Os que perseveraram foram mortos, e Elias perseguido pela perversidade de Jezabel que prometera matá-lo também, cai em desânimo e foge. Abrigando-se sob uma grande árvore, quer entregar-se à morte: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida”.
         Como Deus precisava de Elias, assim como precisa de todos os profetas, manda um anjo reanimá-lo: “Levanta-te e come!”. Mas não foi suficiente para ele que voltou a dormir. E mais uma vez o anjo o despertou: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”.
         Fortalecido fisicamente, e mais do que isto, fortalecido na fé, retomou a sua missão profética e continuou anunciando o Deus único ao seu povo.
         Como a lição de Elias cai bem para nós. A incompreensão, a injustiça, o orgulho, o ciúme, a inveja, o poder e tantos outros meios de perseguição já alcançaram a muitos de nós. Como dói você querer fazer alguma coisa útil para os seus irmãos, e depois de tantos bons testemunhos e de mostrar que é capaz, de repente vê o seu trabalho perdido ou esquecido a ponto de sentir vontade de parar, de “jogar a toalha no ringue” como se diz no boxe.
         Mas Deus que a tudo vê e faz o bem prevalecer sobre o mal, que dá força aos desanimados, que sabe do teu esforço, também te faz ouvir: “Levanta-te e come!” ou “Levanta-te e continue! Ainda tens um caminho longo a percorrer”.

PARTE 2

         A lição nos faz sentir que somos marcados pelo Espírito Santo para que cada um siga com a sua missão e vocação. O desânimo, o abandono, entristece o Espírito Santo no dizer de São Paulo, e as fraquezas devem ser superadas pelo amor a si mesmo e ao próximo. Quem pratica a maldade peca e prejudica os propósitos de Cristo. Daí o conselho de Paulo para que sejamos imitadores de Deus e fiéis amigos e seguidores de Jesus Cristo.

PARTE 3

         Elias foi alimentado pelo anjo com “um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água”.
         Jesus veio agora como o verdadeiro pão que alimenta e dá vida, apresentando-se como “o pão que desceu do céu”.
         De inicio parece que desprezavam a pessoa de Jesus e como a fazer pouco caso dele comentavam: "Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?”.
         Mas Jesus responde colocando-se como Deus que é, falando em ressurreição, na crença na vida eterna, e chamando a todos a serem seus discípulos. E mais fortemente ainda, confirma que é o “Pão da Vida”.
         Por isso amados irmãos, somos chamados para a Eucaristia. Por isso comungamos não um pão e vinho simbólicos, mas milagrosamente e verdadeiramente o corpo e sangue de Cristo porque Jesus assim afirmou. E ao comermos e bebermos o pão e o vinho consagrados nos alimentamos do próprio Jesus Cristo, e somos fortalecidos para continuar como fiéis cristãos católicos a serviço do Evangelho a caminho da Salvação. 

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário